Dissertação
Ficha provisória
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Construções |
Ocorrência: 2025/2026 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| M.EC |
21 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
30 |
6,5 |
810 |
Docência - Horas
| Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
| Orientação Tutorial |
Totais |
40 |
20,00 |
| Nuno Manuel Monteiro Ramos |
|
1,00 |
| Rui Manuel Gonçalves Calejo Rodrigues |
|
1,50 |
| João Pedro da Silva Poças Martins |
|
1,00 |
| António Pedro Oliveira de Carvalho |
|
1,50 |
| Hipólito José Campos de Sousa |
|
0,50 |
| Fernando Pedro Fernandes Pereira |
|
0,50 |
| Eva Sofia Botelho Machado Barreira |
|
2,00 |
| Joana Fernandes Maia |
|
0,50 |
| Vasco Manuel Araújo Peixoto de Freitas |
|
1,00 |
| Maria Helena Póvoas Corvacho |
|
0,50 |
| Ana Sofia Moreira dos Santos Guimarães Teixeira |
|
0,50 |
| Castorina Fernanda Silva Vieira |
|
0,50 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
O desenvolvimento da dissertação deve ter em conta os seguintes objetivos a as seguintes competências a atingir:
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir conhecimento numa área específica da Engenharia Civil, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades;
- Demonstrar conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, integrando os princípios de sustentabilidade nas práticas de Engenharia. Isso inclui ser capaz de identificar a contribuição dos trabalhos para os aspetos ambiental, social e económico, bem como definir indicadores de desempenho que estabeleçam métricas para medir o impacto dos projetos, com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa da dissertação define os objetivos, as tarefas e o plano de trabalhos para todo o semestre. Esse programa é proposto pelo Orientador e tem de ser aprovado pelo Diretor de Curso, após ouvida a Comissão Científica.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conteúdos programáticos visam completar uma formação na área científica correspondente à especialização e que apresentem os desenvolvimentos mais recentes. Partindo de um conjunto de propostas de planos de trabalhos, que traduzem a valência da FEUP nesta área, o plano de trabalhos de cada estudante atenderá ao perfil dos formandos e da disponibilidade dos recursos, sendo proposto pelo respetivo Orientador e aprovado pelo Diretor do ciclo de estudos após ouvida a Comissão Científica. O acompanhamento personalizado dos estudantes é assegurado pelo Orientador a quem compete supervisionar o seu progresso e guiá-lo de forma a concretizar os objetivos fixados. O resultado do trabalho desenvolvido por cada estudante é apresentado como um relatório com a versão provisória da dissertação que será avaliado publicamente perante um júri. Caso tenha aprovação, a versão final é entregue logo após a discussão pública, tendo em conta as correções indicadas pelo júri.
Bibliografia Obrigatória
.; .
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O desenvolvimento da dissertação é orientado por um Professor ou Investigador doutorado da U.Porto, ou por um doutorado ou especialista de mérito reconhecido pelo Conselho Científico da FEUP. O Orientador e o Co-Orientador, caso exista, serão nomeados pelo Diretor de Curso, após ouvida a Comissão Científica.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Sendo esta a unidade curricular que finaliza o percurso académico dos estudantes no ciclo de estudos, pretende-se que os futuros profissionais sejam altamente qualificados, possuidores de conhecimentos, capacidades e competências elevadas na sua área de especialização. Assim, estes profissionais deverão estar aptos a resolver desafios e problemas de forma estruturada, rigorosa e a abordar de forma multidisciplinar problemas de engenharia civil, enquadrando-os nos respetivos contextos técnico-científicos, económico, social e ambiental. Ser capaz de comunicar de forma racional os resultados do seu trabalho à comunidade técnica e à sociedade em geral, realçar as capacidades de liderança, empreendedorismo e de trabalho em equipa, tendo em conta os contextos económicos e competitividade internacional.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Elaboração de relatório/dissertação/tese |
810,00 |
| Total: |
810,00 |
Obtenção de frequência
No final do semestre, o estudante submeterá um relatório com a versão provisória da dissertação, para discussão perante um júri.
Fórmula de cálculo da classificação final
O relatório com a versão provisória da dissertação é discutido em provas públicas por um júri presidido pelo Diretor de Curso, ou alguém por si delegado, pelo Orientador ou Co-Orientador e por um Professor ou Investigador doutorado no domínio em que se insere a dissertação. A classificação final é calculada através da média aritmética das classificações atribuídas pelos membros do júri.