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Projeto de Engenharia Biomédica

Código: M.BIO016     Sigla: PEB

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biomédica

Ocorrência: 2025/2026 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle2324.up.pt/course/view.php?id=5709
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.BIO 16 Plano de estudos oficial 2 - 12 52 324

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Rodrigues de Sousa Faria de Mendonça Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 4,00
Ana Maria Rodrigues de Sousa Faria de Mendonça 2,00
Maria Ascensão Ferreira Silva Lopes 2,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Classes may be conducted in english or portuguese according to the students' needs

Objetivos

Promover o reconhecimento da importância da gestão de projetos de investigação, assim como preparar o plano da respetiva dissertação.

São delineados dois objetivos parcelares:

- Apresentar as várias componentes da gestão de um projeto e as abordagens estratégias para a sua análise.

- Realizar pesquisa bibliográfica relevante para o levantamento do estado da arte e a planificação do trabalho a realizar na dissertação, dando já início à aquisição de competências relacionadas com a experimentação e descoberta de conhecimento e de pensamento sistémico.

Pretende-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos e competências de informação relacionados com o processo de elaboração da dissertação, aumentando a sua proficiência desde a fase inicial do planeamento do trabalho, à pesquisa da informação e estruturação do documento final.

Os estudantes devem também iniciar o contacto com as metodologias e práticas associadas à investigação científica, em especial no domínio específico da dissertação, concretizado através da realização de algum trabalho preliminar sobre o tema da dissertação, sob orientação do respetivo supervisor.

Resultados de aprendizagem e competências

Atendendo aos objetivos, após aprovação na unidade curricular, espera-se que os estudantes, sejam capazes de:

- complementar e integrar os conhecimentos e a experiência previamente adquiridos com novas metodologias de conceção, organização e de realização projetos (CDIO 4.3; CDIO 4.4);

- conhecer ferramentas dedicadas de organização e planeamento de projetos (CDIO 4.3.5);

- conhecer as normas de suporte à boa gestão de projetos de investigação;

- pesquisar e sintetizar literatura científica e técnica relevante, discutindo-a atendendo a uma questão específica a ser tratada (CDIO 2.2, 2.3, e 2.4);

- escrever e apresentar oralmente dados científicos e conclusões do trabalho realizado (CDIO 3.2, 3.3).

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

não existentes

Programa

Gestão de projetos: conceito de projeto e conceito de gestão de projetos; ciclo de vida de um projeto; principais variáveis da gestão de projetos. Documento de especificação do projeto (project charter).

Iniciação do projeto, planeamento e controlo de atividades: definição, identificação e caracterização de atividades; representação gráfica de projetos (ex., diagrama de Gantt); método do caminho crítico (CPM critical path method); duração versus custo de um projeto.

Gestão do risco do projeto.

Estudo de um caso prático (tópico da dissertação).

Aquisição de conhecimento em métodos e ferramentas de pesquisa bibliográfica, de planeamento e de condução de trabalho de investigação através da frequência da formação "Como elaborar uma Dissertação de Mestrado em Engenharia", disponibilizada pela Biblioteca da FEUP (inscrição individual obrigatória através do SIGARRA).

 

Bibliografia Obrigatória

Project Management Institute; A guide to the project management body of knowledge (PMBOK guide). ISBN: 1-880410-23-0
Jack R. Meredith, Scott M. Shafer; Project Management in Practice, Wiley. ISBN: 978-1-119-70304-4
António Miguel; Gestão Moderna de Projetos Melhores Técnicas e Práticas. ISBN: ISBN 9789727228881
ISO; ISO 21500:2021 Project, programme and portfolio management — Context and concepts
NP; NP 4457:2021 Sistema Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Uma vez feita a atribuição das propostas de dissertação de mestrado aos estudantes, procede-se ao tratamento destas propostas como projetos de engenharia biomédica, com as respetivas fases e metodologias, em preparação da fase final de execução de cada projeto a realizar na unidade curricular subsequente de dissertação .

O ensino é conduzido com base em aulas tutoriais de acompanhamento dos projetos e aulas de cariz teórico onde são ensinadas metodologias e ferramentas de estruturação e organização de projetos. No final de uma destas aulas os estudantes responderá a um questionário sobre a temática da aula.

Cada estudante deverá aplicar as metodologias de organização e gestão de projeto na preparação e estruturação do seu projeto de dissertação, o qual deverá incluir o estado da arte e o plano de trabalhos. O trabalho em cada projeto será supervisionado principalmente pelos docentes da UC, sendo o trabalho específico de pesquisa bibliográfica supervisionado principalmente pelo orientador da dissertação do estudante.

Software

Microsoft project

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de projecto
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia biomédica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 25,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Exame 20,00
Trabalho prático ou de projeto 15,00
Participação presencial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 42,00
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 22,00
Elaboração de projeto 80,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Trabalho de investigação 80,00
Total: 324,00

Obtenção de frequência

Condições de frequência: os estudantes devem frequentar o curso CEDME e responder a, pelo menos, 75% dos questionários.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final calculada pela soma pesada das classificações das seguintes componentes de avaliação:

A – Classificação resultante da frequência do curso CEDME (20%)

B – Resposta aos questionários  (15%)

C – Relatório intercalar refletindo o trabalho já realizado, considerando a revisão bibliográfica e o planeamento do projeto de dissertação (15%)

D - Relatório final com todo o planeamento da dissertação, incluindo a revisão bibliográfica e as diversas fases de desenvolvimento da dissertação (25%)

E - Apresentação oral e defesa da versão final do projeto de dissertação (25%)

Condições de aprovação: obter frequência e classificação mínima de 10 valores (em 20) a todas as componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Relatório e apresentação intercalar.  Relatório final e apresentação final.

Trabalho de estágio/projeto

Ver provas e trabalhos especiais

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

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