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Sistemas de Apoio à Decisão

Ficha provisória
Código: CINF030     Sigla: SAD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CORDIS Ciências Sociais

Ocorrência: 2025/2026 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://sites.google.com/g.uporto.pt/cinf-sad
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 39 Plano Oficial em vigor (2022) 3 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Beatriz Brito Oliveira Regente

Docência - Horas

Teóricas: 1,50
Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,50
Maria Beatriz Brito Oliveira 1,50
Práticas Totais 2 3,00
Maria Beatriz Brito Oliveira 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Contexto


Esta unidade curricular centra-se na aplicação de métodos analíticos para apoiar a tomada de decisão, fornecendo aos estudantes ferramentas de modelação e otimização essenciais para a abordagem e resolução de problemas em organizações, tanto na indústria como nos serviços.


Objetivos Específicos


O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes uma visão abrangente sobre os princípios e técnicas utilizadas em processos de tomada de decisão racionais. Serão abordadas decisões em contextos de risco e incerteza, bem como situações que envolvem múltiplos critérios, considerando tanto aspetos quantitativos como qualitativos.

Resultados de aprendizagem e competências

Dotar os estudantes com competências para:

  • Identificar e abordar de forma hábil e estruturada problemas de decisão;
  • Construir modelos de problemas de decisão;
  • Identificar e recorrer a métodos analíticos para obtenção de soluções para os modelos construídos, como suporte para decisões fundamentadas;
  • Usar folhas de cálculo para análise e obtenção de soluções para os modelos construídos;
  • Formular problemas de decisão com vários critérios e aplicar metodologias de ajuda à decisão em ambientes de incerteza e risco.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

É recomendável que os estudantes tenham conhecimentos básicos sobre folhas de cálculo, incluindo a utilização de funções, manipulação de dados e criação de tabelas. Além disso, é útil possuir noções fundamentais de informática, como organização de ficheiros e uso de software para análise de dados.

Programa


  • Modelação de problemas de programação linear com variáveis contínuas: formulação matemática, interpretação das soluções ótimas e análise de casos práticos.

  • Modelação de problemas em redes com modelos de programação linear: representação de problemas em grafos, como problemas de fluxo, caminhos mínimos e árvores geradoras de comprimento mínimo.

  • Modelação de problemas de programação linear com variáveis inteiras e binárias: formulação e resolução de problemas combinatórios, incluindo restrições lógicas e de capacidade.

  • Utilização do Solver do Excel e análise de relatórios de sensibilidade: implementação de modelos de otimização no Excel, interpretação dos relatórios de sensibilidade e avaliação do impacto de variações nos parâmetros.

  • Teoria da Decisão: fundamentos da tomada de decisão, incluindo critérios de decisão sob certeza, risco e incerteza, bem como a construção e análise de árvores de decisão.

  • Problemas Multicritério: formulação e resolução de problemas de decisão com múltiplos critérios, abordagens como a programação por metas e métodos de apoio à decisão multicritério.

Bibliografia Obrigatória

Docentes de SAD; Documentação de apoio preparada pelos docentes da unidade curricular (Disponível a partir da página web da unidade curricular)

Bibliografia Complementar

Powell, Stepehn G.; Management Science. ISBN: 978-0-470-03840-6
Clemen, Robert T.; Making hard decisions with decision tools, N. ISBN: 0-534-36597-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A exposição dos temas programáticos será acompanhada, sempre que possível, por métodos de aprendizagem ativa, promovendo a participação dos estudantes. Os conceitos serão ilustrados com casos práticos, exemplos e problemas reais, facilitando a compreensão e a aplicação dos métodos abordados.

As aulas incluirão momentos de discussão e reflexão, incentivando os estudantes a analisarem criticamente os problemas apresentados e a explorarem diferentes abordagens de resolução. Serão propostos exercícios práticos para consolidar os conhecimentos adquiridos, com feedback contínuo por parte do docente.

Além disso, serão disponibilizados materiais de apoio, como notas de aula, referências bibliográficas e tutoriais sobre ferramentas de modelação e otimização. O esclarecimento de dúvidas será promovido durante as aulas . Os estudantes serão encorajados a utilizar software apropriado para a resolução dos problemas abordados ao longo do curso.

Software

Microsoft Excel

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 75,00
Trabalho prático ou de projeto 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 121,00
Frequência das aulas 41,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obter frequência na unidade curricular, os estudantes devem alcançar um mínimo de 5 valores na componente de avaliação distribuída.

Além deste requisito, os estudantes devem cumprir as disposições estabelecidas nas normas gerais de avaliação da FEUP, disponíveis em: Normas Gerais de Avaliação da FEUP .

Fórmula de cálculo da classificação final


  • Micro-testes realizados em aula (sem consulta) (0 a 10 valores): A classificação será a soma das pontuações obtidas nos micro-testes realizados no final de cada aula, excluindo as duas classificações mais baixas. Cada exercício será avaliado numa escala de 0 a 100%.

  • Teste intermédio (sem consulta) (0 a 5 valores): O teste intermédio será avaliado numa escala de 0 a 100%.

  • Trabalho de grupo (0 a 5 valores): O trabalho de grupo será avaliado numa escala de 0 a 100%.


Os estudantes serão aprovados se a classificação final for igual ou superior a 10 valores.

Provas e trabalhos especiais

Os estudantes que não tenham obrigatoriedade de frequência e que não tenham realizado a avaliação distribuída deverão realizar, na época de recurso, um exame global sem consulta.

A componente de trabalho de grupo, por não poder ser avaliada num único momento, deve ser realizada em colaboração com o grupo ao longo do semestre.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações em época especial serão realizadas através de uma prova global sem consulta, que substituirá a avaliação contínua composta por micro-testes e teste intermédio.

Melhoria de classificação

Época de Recurso


Na época de recurso, os estudantes terão a oportunidade de melhorar a sua classificação na avaliação contínua (micro-testes e teste intermédio). Será sempre considerada a melhor classificação entre a obtida na época normal e a obtida na época de recurso. Todas as provas serão realizadas sem consulta.

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