| Código: | CINF010 | Sigla: | FISR |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Ciência da Informação |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 39 | Plano Oficial em vigor (2022) | 2 | - | 6 | 41 | 162 |
| Teóricas: | 1,50 |
| Práticas: | 1,50 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teóricas | Totais | 1 | 1,50 |
| Maria Fernanda Silva Gonçalves | 1,50 | ||
| Práticas | Totais | 2 | 3,00 |
| Maria Fernanda Silva Gonçalves | 3,00 |
Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnico, desenvolvendo o seu sentido critico no no processo de referência.
No fim da UC os alunos devem ser capazes de desenvolver e aplicar uma estratégia de pesquisa de resposta a necessidades de informação, demonstrando: (i) pensamento crítico na análise e exploração das necessidades de informação e na avaliação de produtos de pesquisa e fontes de informação; (ii) capacidade de realizar pesquisas de informação eficientes, com domínio de produtos tecnológicos usados na recuperação, organização e avaliação de fontes de informação; (iii) capacidade de avaliação do conteúdo das fontes de informação e de aferir do seu valor potencial para tomar decisões e resolver problemas; (iv) capacida de interpretar o posicionamento dos serviços de referência em diferentes setores da atividade e projetar a sua evolução.
1. 11. A era da (des)informação e o papel do profissional de informação.
1.1 A evolução do cérebro e diferentes significados e usos da informação.
1.2 Do analógico ao digital: as funções do profissional da informação na gestão de fontes de informação.
2. Fontes de informação e protocolos de comunicação
2.1 Tipologias de fontes de informação (FI).
2.2 Análise de necessidades de informação e exploração de FI disponíveis.
2.3 Gestão de referências bibliográficas em ciência e tecnologia.
3. Pesquisa, recuperação e organização de informação.
3.1 Pesquisa de informação na Web.
3.2 Pesquisa de informação estruturada.
3.3 O uso de ferramentas de Inteligência Artificial no processo de pesquisa.
3.4 Desenvolvimento e condução da estratégia de pesquisa.
4. A qualidade das FI.
4.1 Critérios de avaliação, seleção e produção.
4.2 - Avaliação de FI em ciência e tecnologia: Fatores de impacto de publicações periódicas
5 - Modelos de serviços de informação e referência.
Exposição da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções e explorada em discussão de questões. A componente prática foca-se na resolução de exercícios de recuperação, análise e avaliação e seleção de fontes de informação, incluindo a realziação de um trabalho de desenvolvimento de uma estratégia de pesquisa.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 50,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 51,00 |
| Frequência das aulas | 41,00 |
| Trabalho de investigação | 70,00 |
| Total: | 162,00 |
Nota mínima na AD = 8
Nota mínima no EX = 8
AD= 40% Trabalho de estratégia de pesquisa (avaliado em 3 fases distintas) + 10% desempenho nas aulas
Nota=50% AD + 50% EX
AD - Avaliação Distribuída
EX - Exame
O elemento de avaliação Trabalho, inclui a realização de dois trabalhos de grupo, sendo os grupos constituídos por três elementos. A sua classificação poderá ser diistinta para os elementos que integram o mesmo grupo.
Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.
A melhoria da classificação poderá ser obtida:
- na componente teórica por via da repetição do exame;
- na componente avaliação distribuída pela apresentação de um novo trabalho.