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Gestão da Mobilidade Urbana

Código: MPPU011     Sigla: GMU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento e Urbanismo

Ocorrência: 2024/2025 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPPU 13 Plano de estudos oficial a partir de 2011/12 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cecília do Carmo Ferreira da Silva Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Cecília do Carmo Ferreira da Silva 3,50

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta unidade curricular, inserida no Mestrado em Planeamento e Projeto Urbano, visa complementar as competências desenvolvidas neste curso com uma abordagem focada na Gestão da Mobilidade em contexto Urbano. Os desafios colocados hoje em dia à mobilidade são imensos, desde o aumento do volume de tráfego e consequente aumento do congestionamento, o aumento das distancias de viagens, a relação da mobilidade com o desenvolvimento económico, o papel da mobilidade na qualidade de vidas das pessoas e na competitividade das empresas, entre outros. Importa assim adquirir competências específicas de gestão da mobilidade em complementaridade com competências de Planeamento Territorial e de Planeamento de Transportes. O campo da Gestão da Mobilidade tem tido como desafio principal o aumento da sustentabilidade dos padrões de mobilidade atuais, explorando soluções para todos os modos de transporte que quebrem a dependência do uso automóvel e soluções de integração de políticas de transporte e uso do solo para a concretização destes objetivos. Esta unidade curricular reúne competências de outras unidades curriculares do programa do Mestrado e fornece uma visão integrada sobre a gestão da mobilidade em meio urbano. Com esta Unidade Curricular visa-se criar competências técnicas na área da gestão da mobilidade (desenvolvidas nos ‘Resultados da aprendizagem’) bem como um sentido crítico e inovador dos problemas e soluções da mobilidade em meio urbano.

Assim seguem de forma sumária os seguintes objetivos estratégicos desta unidade curricular:

  1. Desenvolver as competências essenciais ao exercício da atividade profissional enquanto técnico de planeamento ou investigador no domínio da mobilidade sustentável, bem como a capacidade de aprendizagem autónoma e sentido crítico;
  2. Consciencializar os estudantes para os problemas de mobilidade urbana atuais, para a necessidade de tornar a mobilidade mais sustentável e para o papel da gestão da mobilidade neste contexto;
  3. Contribuir para a emergência de uma nova cultura de mobilidade, e um planeamento da mobilidade mais focado nas preocupações de qualidade de vida e assente em princípios de sustentabilidade ambiental.

Com estes objetivos estratégicos em mente a unidade curricular pretende ainda:

  1. Gerar sentido crítico sobre as práticas de planeamento territorial e de transportes e sobre as respetivas implicações para a sustentabilidade dos padrões de mobilidade que geram, em particular sobre a dependência automóvel;
  2. Explorar as relações de causa-efeito envolvidas na formação de padrões de mobilidade gerando consciência sobre os fatores com maior e menor potencial para virem a gerar padrões de mobilidade mais sustentáveis, com um enfoque sobre os fatores da estrutura urbana (do uso do solo e dos transportes) mais diretamente influenciados pelo planeamento territorial e dos transportes;
  3. Explorar o conceito de acessibilidade e a sua importância na gestão da mobilidade atual face às implicações que esta tem na qualidade de vida das pessoas, gerando consciência para a necessidade de planearmos para a acessibilidade em substituição do paradigma de planeamento para a mobilidade;
  4. Explorar criticamente os principais indicadores de mobilidade e de acessibilidade e a sua utilidade em diferentes contextos;
  5. Explorar criticamente um leque alargado de medidas de gestão da mobilidade, identificando as principais fontes de informação para que possam ser utilizadas, de forma autónoma, durante a atividade profissional;
  6. Dar a conhecer as boas práticas de construção de pacotes de medidas de gestão da mobilidade e de planos de mobilidade;
  7. Envolver os estudantes em projetos de natureza profissional, ou de investigação, com o recurso a casos reais e o envolvimento de entidades externas, oferecendo ampla oportunidade de aplicação dos diversos conhecimentos adquiridos ao longos do semestre (experiência quase-profissional).

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular espera-se que os estudantes tenham adquirido conhecimentos sobre como se formam os padrões de mobilidade, sobre os fatores que influenciam as decisões de mobilidade dos indivíduos e sobre o papel do planeamento territorial e do planeamento de transporte em gerir a mobilidade em meio urbano. Espera-se ainda que sejam capazes de integrar equipas de desenvolvimento de Planos de Mobilidade e Planos de Mobilidade em Empresas bem como integrar equipas de gestão da mobilidade. Em particular espera-se que os estudantes saibam reconhecer medidas de gestão da mobilidade e construir pacotes de medidas que sejam capazes de incentivas comportamentos de mobilidade mais sustentáveis.

Em suma, após a frequência na unidade curricular é esperado que os estudantes seja capazes de:

  1. Desenvolver tarefas técnicas na gestão da mobilidade em meio urbano sob a coordenação de um técnico sénior;
  2. Identificar práticas de planeamento territorial ou de transportes que colocam em risco os objetivos de desenvolvimento sustentável dos padrões de mobilidade e sugerir práticas alternativas;
  3. Distinguir o conceito de acessibilidade do conceito de mobilidade e os efeitos de um planeamento baseado num e no outro;
  4. Reconhecer, utilizar e analisar resultados de indicadores de mobilidade e de medidas de acessibilidade elementares, com sentido crítico sobre a adequabilidade do indicador/medida para o propósito da análise, bem como ser capaz de selecionar os indicadores/medidas mais adequados;
  5. Identificar um número alargado de medidas de gestão da mobilidade tendo noções básicas sobre a sua implementação, vantagens e desvantagens, bem como ser capaz de aprofundar esses conhecimentos de forma autónoma e com sentido crítico;
  6. Desenvolver tarefas técnicas para a elaboração de planos de mobilidade, nas suas diversas fases e componentes, com um conhecimento alargado de todo o processo e com especialização na escolha do pacote de medidas de gestão da mobilidade;
  7. Escolher as medidas de gestão da mobilidade mais adequadas a cada contexto/problema e construir um pacote de medidas coerente que evite as barreiras de implementação e de sucesso conhecidas;
  8. Participar em debates no âmbito da gestão da mobilidade sendo capaz de desenvolver argumentação construtiva e lógica que relacione medidas de gestão da mobilidade com a qualidade de vida urbana e desenvolvimento sustentável.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

0. Apresentação da disciplina.
1. Contexto para a Gestão da Mobilidade Urbana
2. Fatores que influenciam os padrões de Mobilidade
2.1 Estrutura Urbana
2.2 Características Individuais
2.3 Logística
3. Ferramentas de Análise: Acessibilidade e Mobilidade
3.1 Planeamento para a Acessibilidade
3.2 Indicadores de Acessibilidade
3.3 Indicadores de Mobilidade
4. Medidas de Gestão da Mobilidade
4.1 Introdução
4.2 Distribuir o espaço canal para a multimodalidade
4.3 Alterar Culturas de Mobilidade
4.4 Reduzir a competitividade do automóvel
4.5 Aumentar a competitividade do transporte público
4.6 Aumentar a competitividade dos modos pedonal e bicicleta
4.7 Logística Urbana
4.8 Escolha de Medidas e Construção de Pacotes
5. Participação Pública

Bibliografia Obrigatória

Bertolini Luca; Planning the mobile metropolis. ISBN: 978-0-230-30877-0
David Banister; Reducing the need to travel through planning
Marlon G. Boarnet, Randall Crane; Travel by design. ISBN: 0-19-512395-6
DANTE Consortium ; Designs to Avoid the Need to Travel in Europe, 1998 (Referência Completa: DANTE Consortium 1998. DANTE - Designs to Avoid the Need to Travel in Europe. Project Funded by the European Commission under the Transport RTD Programme of the 4th Framework Programme.)
Geurs, K.; Eck, J. ; Accessibility measures: review and applications, 2001 (Referência Completa: Geurs, K. and Eck, J. 2001. Accessibility measures: review and applications. National Institute of Public Health and the Environment, Bilthoven.)
Petter Naess; Urban structure matters. ISBN: 0-415-37574-6
Cecília do Carmo Ferreira da Silva ; orient. Prof. Doutor Paulo Manuel Neto da Costa Pinho; Comparative accessibility for mobility management
K. T. Geurs, J. R. Ritsema van Eck; Accessibility measures
Stephen Marshall, David Banister; Travel reduction strategies
Pinho, P; Silva, C; Mobility Patterns and Urban Structure, Ashgate, 2015. ISBN: 978-1-4724-1297-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O método de ensino-aprendizagem irá recorrer a sessões de discussão teórica e sessões teórico-práticas.
Assim haverá aulas de discussão teórica em volta dos conteúdos programáticos apresentados sendo dado particular ênfase à análise crítica da publicação científica existente e à discussão de exemplos práticos que serão trazidos para as aulas pelo docente e pelos estudantes. Haverá também aulas teórico-práticas de acompanhamento de um trabalho prático de gestão de mobilidade num meio urbano particular ou de uma empresa particular. Para a concretização deste trabalho serão apresentadas as técnicas e instrumentos de análise e apoio ao desenho na gestão da mobilidade (incluindo discussão crítica da sua aplicabilidade) que sejam necessárias. O trabalho prático poderá eventualmente contar com a colaboração de entidades externas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 57,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho de investigação 8,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência segue o regulamento geral da Universidade do Porto, não podendo exceder o máximo de 25% de faltas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A. (5%) Presença nas aulas teóricas: 1 valor (% de presenças) - Mínimo de 75% (exceto TE)
B. (10%) Participação no debate em aula: 3 valores
C. (15%) Estudo autónomo e resposta aos QUIZs de estudo autónomo: 6 valores Mínimo de 3 QUIZ respondido (em 6)
D. (50%) Projeto: 10 valores

CF = 0.05*A + 0.15*B + 0.30*C+ 0.50*D

Melhoria de classificação

O estudante poderá requerer a melhoria de classificação por inscrição em secretaria na época de recurso. A melhoria envolve um exame escrito para recuperação dos elementos de avaliação A a C e a entrega de uma relatório individual de recuperação do elemento de avaliação D.
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