Código: | M.EA015 | Sigla: | AQRA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas - Tecnologia - Tecnologia Ambiental |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EA | 4 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
M.EQ | 9 | Plano Oficial do ano letivo | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Cristina da Costa Vila | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 1 | 3,50 |
Maria Cristina da Costa Vila | 3,50 |
Aplicação: Seleccionar em situações paradigmáticas os principais mecanismos de libertação de contaminantes, o seu transporte, a sua transferência multi-compartimental, e a exposição de populações e risco ambiental (toxicológico) associado. Desenvolvimento de soluções utilizando ferramentas do Matlab.
Análise: Elaborar Análises de Risco quantitativas;
Síntese: Estabelecer uma metodologia apropriada relativamente a situações transitórias e permanentes de contaminação em vários compartimentos ambientais analisando os mecanismos de libertação, transporte, transferência, exposição e risco.
Compreensão: Identificar, reconhecer e caracterizar quantitativamente situações de risco ambiental resultantes de libertações ou de emanações de contaminantes.
As aulas compreendem exposições teóricas e aplicações práticas feitas utilizando ferramentas informáticas simples.
As exposições teóricas versam sobre os modelos matemáticos de libertação, transporte, destino e transferência
ambiental de contaminantes, deduzindo-os a partir de pressupostos convenientemente explicitados. Para situações
paradigmáticos os alunos desenvolverão a implementação algorítmica dos modelos estudados. Numa fase avançada
acrescentar-se-á cenários padronizados de exposição da população e calcular-se-á o risco quantitativo numa base
toxicológica.
Avaliação distribuída com exame final.
A componente de avaliação distribuída é constituída por um trabalho versando uma situação de contaminação
específica. Os modelos a aplicar incidem sobre situações multi-compartimentais paradigmáticas e exigem para a sua
resolução que o aluno faça um programa em Matlab. Classificação Final: Exame Final – 60% Avaliação Distribuída –
40%.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 15,00 |
Exame | 60,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 64,00 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Trabalho de investigação | 37,50 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 7,00 |
Trabalho escrito | 8,00 |
Total: | 162,00 |
Para obter frequência os alunos terão que estar presentes em pelo menos 75% das aulas teórico-práticas e práticas leccionadas e realizar obrigatoriamente a componente de avaliação distribuída.
Não aplicável.
Não aplicável.
Os alunos com estatutos especiais têm o mesmo regime de avaliação que os estudantes ordinários.
Só é passível de melhoria a componente de exame final em época apropriada.
Não aplicável.