Código: | M.EA009 | Sigla: | LEA II |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Tecnológicas - Tecnologia - Tecnologia Ambiental |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Ambiente e Bioengenharia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EA | 34 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 4,5 | 39 | 121,5 |
Docente | Responsabilidade |
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Joana Maia Moreira Dias | Regente |
Práticas Laboratoriais: | 3,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Práticas Laboratoriais | Totais | 3 | 9,00 |
Vítor Jorge Pais Vilar | 3,00 | ||
Maria Cristina da Costa Vila | 1,50 | ||
Emanuel Tiago Pinto Monteiro da Costa | 1,00 | ||
Cristina Maria Monteiro dos Santos | 3,00 | ||
Joana Maia Moreira Dias | 0,50 |
Os objetivos gerais são:
- proporcionar um conhecimento adequado de metodologias de monitorização da qualidade ambiental e de estudos de tratabilidade no domínio de correntes líquidas, gasosas e sólidas (resíduos e solos contaminados), e ser capaz de os utilizar na formulação, resolução e discussão de problemas, assim como, na definição de soluções e antecipação e prevenção desses mesmos problemas;
- desenvolver capacidades e atitudes pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta do conhecimento, pensamento sistémico, formulação de processos de estudo e promoção de capacidades e atitudes profissionais;
- desenvolver capacidades de comunicação, em particular, de resultados técnicos e competências de cooperação em grupo.
A unidade curricular visa dotar os estudantes com:
- Conhecimentos em metodologias de monitorização da qualidade ambiental e tecnologias de tratamento de correntes líquidas, gasosas e sólidas (resíduos e solos contaminados), baseados em ensaios contínuos à escala semi-piloto e, em ferramentas de modelação que permitem prever o comportamento dos sistemas em estudo. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de utilizar estes conhecimentos na conceção de soluções para problemas e na antecipação e prevenção desses mesmos problemas;
- Competências e atributos pessoais e profissionais, nomeadamente experimentação e descoberta de conhecimentos, pensamento sistémico;
- Capacidades interpessoais: trabalho em grupo e comunicação;
- Conhecimento para conceber, projetar, implementar e operar sistemas no contexto industrial, empresarial e social.
Módulo 1: Ensaios na ETAR da FEUP
- Tratamento biológico de uma água residual urbana sintética num reator de lamas ativadas: operação, parâmetros biocinéticos e dimensionamento do decantador secundário;
- Aplicação do processo coagulação/floculação/sedimentação no tratamento de um efluente têxtil sintético em modo contínuo usando instalações à escala laboratorial e industrial: operação, dose de coagulante/floculante e, dimensionamento do tanque de mistura rápida;
- Reator de membrana fotocatalítico/eletrocatalítico para o tratamento terciário de águas residuais urbanas, com vista à remoção de poluentes emergentes;
- Processos eletroquímicos de oxidação avançados para o tratamento de águas.
Módulo 2: Aproveitamento e reutilização de águas não potáveis
Ensaios de determinação do potencial de reutilização para fins legalmente definidos:
- Enquadramento legal e normativo em vigor, conceitos e definições, sistemas de aproveitamento e reutilização de água não potável;
- Caracterização qualitativa de águas pluviais e cinzentas: análises laboratoriais;
- Potencial de reutilização: análise de resultados e enquadramento legal nacional e internacional; respetiva definição de processos de tratamento.
Módulo 3: Ensaios de tratamento de solos e resíduos
- Tratamento de um solo contaminado por ventilação
- Tratamento de um solo contaminado por bio-ventilação
- Ensaios respirométricos de Solos
- Compostagem de resíduos sólidos
- Estabilização e solidificação de resíduos sólidos
- Reciclagem de óleos alimentares usados
Realização de trabalhos programados. Curtas exposições utilitárias de divulgação dos procedimentos adequados. Contacto com diferentes metodologias de monitorização.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 15,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 35,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 9,50 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 35,00 |
Estudo autónomo | 35,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 121,50 |
-As aulas laboratoriais são obrigatórias para todos os alunos, incluindo os que estão ao abrigo do artigo 4ª, alíneas a) e b).
- Os alunos obterão frequência à disciplina se realizarem todos os trabalhos e obtiverem uma classificação de, pelo menos, 10 valores nos critérios F, R e A.
A classificação final é obtida através da seguinte fórmula que considera a média ponderada de 4 elementos de avaliação:
NF= 0,3*F + 0,2*D + 0,2*R + 0,3A,
sendo: NF – Classificação final; F – classificação obtida nas fichas de resultados de aula (média dos resultados de cada módulo); D – desempenho nas aulas (preparação e participação); R – classificação obtida no relatório final referente a um dos trabalhos práticos realizados na aula - em grupo, selecionado pelo docente); e A – Apresentação oral de um dos trabalhos práticos realizados na aula, excluindo o do relatório, selecionado pelo docente, em grupo.
A melhoria de classificação obriga à frequência curricular na ocorrência subsequente da unidade curricular.