Inteligência Artificial e Sociedade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
OFICIAL |
Engenharia Informática |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.IA |
61 |
Plano de estudos oficial |
1 |
- |
6 |
42 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta UC tem como principal objectivo capacitar os estudantes com conhecimentos fundamentais e técnicos sobre o impacto e os desafios da Inteligência Artificial (IA) no contexto social e ético. Para isso, serão abordados vários temas atualmente discutidos tanto na investigação como na indústria relativos ao desenvolvimento e implementação de sistemas de IA em diversos domínios da vida quotidiana.
Resultados de aprendizagem e competências
A UC visa preparar os estudantes para reconhecer, mitigar, e solucionar os desafios que emergem no decorrer do desenvolvimento de sistemas de IA com aplicações na sociedade. No decorrer da UC, é esperado que os estudantes desenvolvam as seguintes competências:
- Compreender as implicações da integração da IA na sociedade atual, nas suas vertentes sociais, éticas e técnicas;
- Avaliar criticamente a qualidade e complexidade dos dados e o seu impacto nos sistemas de IA;
- Quantificar e mitigar os desafios relacionados com as características intrínsecas dos dados, nomeadamente os problemas de missing data e imbalanced data;
- Identificar possíveis vieses existentes em aplicações de IA e implementar estratégias para a sua correção, promovendo a construção de sistemas de IA justos e equitativos.
- Implementar e discutir técnicas que promovam a explicabilidade dos sistemas de IA, fomentando a sua transparência e adoção;
- Reconhecer os desafios de privacidade em IA e propor soluções para a sua preservação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos prévios dos fundamentos de Inteligência Artificial e Ciência de Dados (e.g., processamento de dados, construção e avaliação de modelos de aprendizagem supervisionada e não-supervisionada). Conhecimentos intermédios de programação na linguagem Python.
Programa
Esta UC está estruturada em 10 módulos fundamentais:
- Introdução à IA e Sociedade: implicações, riscos, benefícios e impacto ético e social.
- IA Centrada nos Dados (Data-Centric AI). O papel da qualidade dos dados no resultado dos modelos de IA. Características intrínsecas dos dados. Estratégias e ferramentas de data profiling e validação de dados.
- Complexidade dos problemas de classificação. Medidas de complexidade dos dados e meta-aprendizagem.
- Tratamento de dados desequilibrados (imbalanced data). Quantificação, principais estratégias de mitigação e avaliação.
- Tratamento de dados em falta (missing data). Quantificação, principais estratégias de mitigação e avaliação.
- Viés e Justiça em IA. Fontes de viés nos dados e modelos de IA. Estratégias de identificação e mitigação.
- Explicabilidade em IA. Estratégias para promoção da transparência de modelos de IA.
- Privacidade e Segurança de dados em IA. Desafios de privacidade e estratégias de preservação.
- Dados Sintéticos. Conceitos fundamentais, ferramentas e aplicações.
- IA e Impacto Social: O potencial da IA na amplificação das desigualdades sociais. Regulação e governança da IA.
Bibliografia Obrigatória
Alberto Fernández, Salvador García, Mikel Galar, Ronaldo C. Prati, Bartosz Krawczyk, Francisco Herrera; Learning from Imbalanced Datasets. ISBN: 978-3-319-98073-7
Virginia Dignum; Responsible Artificial Intelligence: How to Develop and Use AI in a Responsible Way. ISBN: 978-3-030-30370-9
Christoph Molnar;
Interpretable Machine Learning: A Guide For Making Black Box Models Explainable. ISBN: 979-8411463330
Solon Barocas and Moritz Hardt;
Fairness and Machine Learning: Limitations and Opportunities. ISBN: 978-0262048613
Stef van Buuren; Flexible Imputation of Missing Data. ISBN: 978-1138588318
Bibliografia Complementar
Cathy O'Neil;
Weapons of Math Destruction. ISBN: 978-0553418811
Hannah Fry;
Hello World: How to be human in the age of the machine. ISBN: 978-0857525246
Meredith Broussard;
Artificial Unintelligence: How Computers Misunderstand the World. ISBN: 978-0262038003
Catherine D'Ignazio and Lauren F. Klein;
Data Feminism. ISBN: 978-0262044004
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A UC está estruturada em aulas teórico-práticas incorporando 4 principais componentes:
- Componente expositiva de introdução aos conceitos, podendo incluir, quando possível, apresentações por convidados.
- Componente técnica de exploração de ferramentas e técnicas de IA, aplicando os conceitos aprendidos à análise de datasets reais.
- Componente de discussão e projeto em grupo, em que os estudantes são desafiados a trabalhar em grupos para resolver problemas de IA aplicados que considerem questões de qualidade de dados, privacidade e justiça.
- Avaliação continuada em que serão desenvolvidos trabalhos individuais para consolidação dos conceitos teórico-práticos.
A avaliação está estruturada da seguinte forma:
- (TI) Trabalhos individuais realizados semanalmente e escrita de relatórios: 30% (6 valores). Nota mínima: 2 valores.
- (TP) Trabalho de projeto integrador dos diferentes conteúdos: 30% (6 valores). Nota mínima: 2 valores.
- (T) Teste: 40% (8 valores). Nota mínima: 3 valores.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
40,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
6,00 |
Elaboração de projeto |
39,00 |
Estudo autónomo |
39,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho laboratorial |
39,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para obtenção de frequência deverão ser cumpridos os seguintes requisitos:
- Submeter pelo menos metade (25%) dos trabalhos individuais;
- Participar, entregar, apresentar e defender o projeto de grupo;
- Não faltar a mais de 4 aulas (excepto se for concedida uma exceção).
Fórmula de cálculo da classificação final
NotaFinal = (0.3 * TI) + (0.3 * TP) + (0.4 * T)
TI: Média ponderada dos Trabalhos Individuais
TP: Média ponderada do Trabalho de Projeto
T: Nota do Teste
As componentes estão sujeitas a nota mínima, a saber:
TI: 2 valores; TP: 2 valores; T: 3 valores. Os estudantes que não cumpram os mínimos reprovam por falta de componente. Em caso de Exame, este substituirá a componente de Teste (T).
Provas e trabalhos especiais
N/A
Trabalho de estágio/projeto
N/A
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em circunstâncias especiais devem discutir a sua situação directamente com o docente responsável pela unidade curricular.
Melhoria de classificação
Apenas a componente de Teste (T) se encontra sujeita a melhoria.