Modelação de Transportes
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Vias de Comunicação |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
M.EC |
4 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
45,5 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimento cientifico, técnico e prático para análise de dados no âmbito dos transportes, com base na modelação, para apoio à decisão e resolução de problemas em transportes. Este objetivo traduz-se nos seguintes objetivos de aprendizagem:
- Elaborar o problema e respetivo método de abordagem com base nos dados disponíveis para a análise pretendida.
- Identificar conceitos e técnicas de recolha, processamento, descrição e apresentação de informação quantitativa.
- Aplicar ferramentas matemáticas de análise e modelação de dados bem como utilizar softwares de modelação de dados.
- Adquirir pensamento crítico das diferentes abordagens e identificação do método a desenvolver e/ou aplicar.
- Identificar e aplicar métodos e práticas de apoio à decisão e implementação de medidas de transporte.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante adquire conhecimento dos conceitos fundamentais em transportes bem como conceitos de análise estatística que são a base de conhecimento necessário para desenvolver estudos em transportes com recurso a bases de dados.
A partir desta base fundamental, o estudante adquire competências para explorar diferentes abordagens de tratamento e análise de dados que respondam ao problema de transportes identificado.
Através da aplicação de ferramentas matemáticas (modelação, simulação e otimização), com recurso a softwares, a casos de estudo o estudante será capaz de quantificar o problema e identificar soluções. Assim, o estudante adquire competências práticas das ferramentas bem como de análise crítica que serão suporte para a sua vida profissional em particular, na identificação das melhores práticas e como tal de apoio à decisão.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos gerais de estatística
Programa
- Conceitos fundamentais dos transportes;
- Métodos de recolha e tratamento de dados e fontes de bases de dados em transportes;
- Conceitos fundamentais para análise de uma base de dados;
- Ferramentas de gestão inteligente para tomada de decisão para políticas de transportes;
- Modelação e análise de padrões comportamentais de mobilidade e acessibilidade e dos sistemas de transporte;
- Modelos econométricos para previsão e análise de risco de eventos do sistema transportes e modelação de comportamentos de decisão dos utilizadores de transportes;
- Simulação, otimização e gestão de redes de transportes;
- Softwares de modelação em transportes.
Bibliografia Obrigatória
Greene, W. H. ;
Econometric Analysis, Pearson International Edition.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método da exposição oral, acompanhada pela projeção de diapositivos, com forte componenete de discussão dos temas e casos práticos apresentados. Nas aulas teórico-práticas os estudantes realizarão diferentes trabalhos em equipa com apoio de recursos informáticos, recorrendo os conceitos lecionados quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas. Estes trabalhos serão apresentados e discutidos com o objetivo de desenvolver a análise crítica.
Software
SPSS
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Elaboração de projeto |
50,00 |
Trabalho escrito |
25,50 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
45,50 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do M.EC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será realizada com base num exame final (50%) e na entrega de relatórios e apresentação dos trabalhos realizados (50%). Os estudantes terão direito a duas épocas de exame, sendo os trabalhos considerado em ambas.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A componente relativa aos trabalhos será substituída pela realização de um único trabalho que compreende a entrega de um documento escrito e a sua apresentação.