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Modelação de Transportes

Código: M.EC046     Sigla: MT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M.EC 4 Plano de estudos oficial 2 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Sara Maria Pinho Ferreira Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 1,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sara Maria Pinho Ferreira 1,50
António José Fidalgo do Couto 0,50
Teórico-Práticas Totais 1 1,50
Sara Maria Pinho Ferreira 1,13
António José Fidalgo do Couto 0,37

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo principal desta UC é dotar os estudantes de conhecimento cientifico, técnico e prático para análise de dados no âmbito dos transportes, com base na modelação, para apoio à decisão e resolução de problemas em transportes. Este objetivo traduz-se nos seguintes objetivos de aprendizagem:

  • Elaborar o problema e respetivo método de abordagem com base nos dados disponíveis para a análise pretendida.
  • Identificar conceitos e técnicas de recolha, processamento, descrição e apresentação de informação quantitativa.
  • Aplicar ferramentas matemáticas de análise e modelação de dados bem como utilizar softwares de modelação de dados.
  • Adquirir pensamento crítico das diferentes abordagens e identificação do método a desenvolver e/ou aplicar.
  • Identificar e aplicar métodos e práticas de apoio à decisão e implementação de medidas de transporte.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante adquire conhecimento dos conceitos fundamentais em transportes bem como conceitos de análise estatística que são a base de conhecimento necessário para desenvolver estudos em transportes com recurso a bases de dados.

A partir desta base fundamental, o estudante adquire competências para explorar diferentes abordagens de tratamento e análise de dados que respondam ao problema de transportes identificado.

Através da aplicação de ferramentas matemáticas (modelação, simulação e otimização), com recurso a softwares, a casos de estudo o estudante será capaz de quantificar o problema e identificar soluções. Assim, o estudante adquire competências práticas das ferramentas bem como de análise crítica que serão suporte para a sua vida profissional em particular, na identificação das melhores práticas e como tal de apoio à decisão.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos gerais de estatística

Programa


  • Conceitos fundamentais dos transportes;

  • Métodos de recolha e tratamento de dados e fontes de bases de dados em transportes;

  • Conceitos fundamentais para análise de uma base de dados;

  • Ferramentas de gestão inteligente para tomada de decisão para políticas de transportes;

  • Modelação e análise de padrões comportamentais de mobilidade e acessibilidade e dos sistemas de transporte;

  • Modelos econométricos para previsão e análise de risco de eventos do sistema transportes e modelação de comportamentos de decisão dos utilizadores de transportes;

  • Simulação, otimização e gestão de redes de transportes;

  • Softwares de modelação em transportes.

Bibliografia Obrigatória

Greene, W. H. ; Econometric Analysis, Pearson International Edition.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método da exposição oral, acompanhada pela projeção de diapositivos, com forte componenete de discussão dos temas e casos práticos apresentados. Nas aulas teórico-práticas os estudantes realizarão diferentes trabalhos em equipa com apoio de recursos informáticos, recorrendo os conceitos lecionados quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas. Estes trabalhos serão apresentados e discutidos com o objetivo de desenvolver a análise crítica.

Software

SPSS

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho prático ou de projeto 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de projeto 50,00
Trabalho escrito 25,50
Estudo autónomo 40,00
Frequência das aulas 45,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do M.EC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será realizada com base num exame final (50%) e na entrega de relatórios e apresentação dos trabalhos realizados (50%). Os estudantes terão direito a duas épocas de exame, sendo os trabalhos considerado em ambas.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A componente relativa aos trabalhos será substituída pela realização de um único trabalho que compreende a entrega de um documento escrito e a sua apresentação.
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