Código: | M.EMAT008 | Sigla: | EPM |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência e Tecnologia de Materiais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Metalurgia, Materiais e Processos Tecnológicos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia de Materiais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M.EMAT | 0 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Filomena Maria da Conceição Viana | Regente |
Teórico-Práticas: | 2,00 |
Práticas Laboratoriais: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teórico-Práticas | Totais | 1 | 2,00 |
Manuel Fernando Gonçalves Vieira | 1,00 | ||
Filomena Maria da Conceição Viana | 1,00 | ||
Práticas Laboratoriais | Totais | 1 | 2,00 |
Aida Beatriz Vieira Moreira | 2,00 |
Após frequentar esta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
Classificar os materiais de engenharia.
Entender a relação processamento-microestrutura-propriedades.
Conhecer o impacto da estrutura cristalina nas propriedades dos materiais.
Conhecer os principais métodos para o processamento de materiais e entender os seus efeitos na microestrutura.
Descrever a influência das condições externas no comportamento dos materiais: fissuras, temperatura e cargas cíclicas.
Ser capaz de selecionar diferentes estratégias para modificar a microestrutura dos materiais para obter as propriedades desejadas.
Conhecer o conceito de vida útil e as metodologias básicas para melhorar a resistência à fratura.
Sugerir metodologias de teste para a caracterização de diferentes materiais.
Através de trabalhos de laboratório e elaboração de relatórios, os estudantes podem desenvolver suas competências de trabalho em equipa e comunicação de resultados científicos, escrita e oral.Estruturas cristalinas. Difração de raios-X.
Defeitos cristalinos: pontuais e lineares – deslocações e a deformação plástica. Defeitos planares.
Comportamento mecânico de monocristais e policristais.
Difusão no estado sólido, mecanismos de difusão, velocidade de difusão e perfis de composição. A difusão no processamento de materiais.
Diagramas de fase. Regra das fases. Diagramas binários e ternários. Curvas de arrefecimento e microestruturas. Análise de diagramas importantes.
Solidificação: nucleação, solidificação de metais puros e de ligas. Estruturas de solidificação.
Transformações de fase no estado sólido: nucleação e crescimento. Cinética.
Influência do recozimento no processamento dos materiais. Restauração, recristalização e crescimento de grão.
Fratura: morfologia das superfícies de fratura. Fratura frágil e dúctil. Fator de intensidade de tensão. Tenacidade à fratura.O ensino é baseado em exposições, resolução de exercícios e discussão de casos estudo. Vídeos e simulações serão usados para demonstrar e complementar alguns dos tópicos da palestra. Para aprofundar o conhecimento e melhorar compreensão dos estudantes, sobre as estratégias para aumentar a resistência dos materiais e prevenir a fratura, os estudantes fazem revisões bibliográficas sobre os tópicos das aulas e discutem casos de estudo que são nas aulas.
Nas aulas de laboratório, os estudantes pesquisam um tema relacionado com os conteúdos das aulas, propõem um projeto e executam o trabalho experimental necessário o seu desenvolvimento. Os resultados do projeto e a sua discussão serão apresentados num relatório escrito e discutidos na aula.
A avaliação é baseada nas classificações do trabalho laboratorial (incluindo relatório escrito, apresentação oral e discussão dos resultados) e dos dois testes escritos.Designação | Peso (%) |
---|---|
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 40,00 |
Teste | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 48,00 |
Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Elaboração de projeto | 10,00 |
Total: | 162,00 |