Código: | L.EEC013 | Sigla: | EMAG |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/feup/pt/conteudos_adm.list?pct_pag_id=249640&pct_parametros=pv_ocorrencia_id=540547 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L.EEC | 400 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 58,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Francisco José Baptista Salzedas | Regente |
Teóricas: | 3,00 |
Teórico-Práticas: | 1,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Teóricas | Totais | 2 | 6,00 |
Carlos Daniel Diogo Matias Pintassilgo | 3,00 | ||
Francisco José Baptista Salzedas | 3,00 | ||
Teórico-Práticas | Totais | 12 | 18,00 |
Francisco Carvalho Neto de Queiros Pimenta | 1,50 | ||
Carlos Daniel Diogo Matias Pintassilgo | 1,50 | ||
Francisco José Baptista Salzedas | 6,00 | ||
Luís Miguel Fortuna Rodrigues Martelo | 4,50 | ||
António José dos Santos Silva | 4,50 |
No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de:
- usar corretamente as leis que regem os fenómenos eletromagnéticos;
- descrever o Eletromagnetismo como uma teoria unificadora dos vários fenómenos eletromagnéticos observados na Natureza e utilizados nas tecnologias;
- usar vocabulário técnico apropriado para explicar os conceitos e os fenómenos eletromagnéticos;
- descrever aplicações práticas de Eletromagnetismo, tais como, condensadores, resistências, bobinas, motores elétricos, geradores elétricos, transformadores elétricos e circuitos magnéticos;
- ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional (análise de unidades), a estimativas das ordens de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.
Admite-se que os estudantes têm:
i) conhecimentos de mecânica newtoniana, isto é, que sabem enunciar as três leis de Newton e que são capazes de descrever as forças e os movimentos que produzem;
ii) alguns conhecimentos elementares de estrutura atómica da matéria;
iii) conhecimentos de circuitos elétricos, isto é, conhecem as leis de Ohm e de Kirchhoff e sabem como lidar com resistências, condensadores e bobinas;
iv) alguns conhecimentos sobre vetores (por exemplo, que sabem somar vetores, escrever o raio vetor de posição de uma partícula no espaço tridimensional e calcular os produtos interno e externo de dois vetores) e cálculo elementar (isto é, que sabem derivar e integrar funções simples).
Nas aulas teóricas é apresentada a matéria a lecionar, discutem-se e resolvem-se vários problemas ilustrativos dessa mesma matéria. Sempre que for possível, estas aulas incluirão a demonstração de algumas atividades experimentais.
Uma importante parte das aulas práticas consiste na resolução de problemas pelos estudantes. Sempre que for possível, estas aulas incluirão a realização de alguns trabalhos experimentais.
As aulas TEORICAS (T) consistem na exposição da matéria a lecionar e na discussão e resolução pelo docente de exemplos de aplicação.
As aulas TEÓRICO-PRÁTICAS (TP) consistem na discussão e na resolução pelo docente e/ou pelos estudantes, sob supervisão do docente, de problemas propostos (retirados do “caderno de exercícios” da unidade curricular) ilustrativos dessa mesma matéria.
Será também facultada a realização de um trabalho experimental que consiste em estudar o campo magnético usando o magnetómetro 3D dum smartphone.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 116,50 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Total: | 162,00 |
► Assiduidade:
- Para estudantes na 1ª inscrição:
Regime de faltas segundo o regulamento da UP
- Para os restantes estudantes não há critério de assiduidade, isto é, não há marcação de faltas
► CF = min(0.4*T1 + 0.6*T2 + AF, 20)
ou
► CF = min(0.4*ER1 + 0.6*ER2 + AF, 20).
onde:
CF: classificação final.
T1(T2): Classificação no 1º(2º) teste de avaliação distribuída.
ER1(ER2): Classificação na parte 1(2) do exame da época de recurso, que
avaliam respetivamente a matéria avaliada em T1(T2).
AF: Classificação na avaliação facultativa.
- Teste T1 ou T2 < 6,0 valores não é considerado no cálculo da classificação final.
- Caso um estudante falte a um dos testes, a classificação atribuída a esse teste para o cálculo da classificação final é zero.
► A componente de avaliação distribuída (AD) consistirá na realização de dois testes.
► A falta justificada a T1 ou T2 permite a realização dessa parte da AD no exame de recurso. A entrega das duas partes do exame substituirá a classificação na avaliação AD já feita.
► Componente de avaliação facultativa:
Realização de um trabalho facultativo que consiste em estudar o campo magnético usando o magnetómetro 3D dum smartphone.
Este trabalho pode valer até 2 valores.
A classificação obtida, neste trabalho, no ano letivo anterior é válida no presente ano letivo.
A submissão de novo trabalho substitui a classificação obtida no ano letivo anterior.
► Os estudantes devem dedicar ao estudo da unidade curricular cerca de 5,5 horas semanais, além da frequência habitual às aulas.
► O atendimento semanal aos estudantes é realizado mediante combinação direta entre o estudante interessado e o docente.