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Sistemas Digitais

Código: L.EEC005     Sigla: SD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Eletrónica e Sistemas Digitais

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L.EEC 291 Plano Oficial 1 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Hélio Mendes de Sousa Mendonça Regente

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Teórico-Práticas: 0,00
Práticas Laboratoriais: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 2 4,00
António José Duarte Araújo 2,00
Hélio Mendes de Sousa Mendonça 2,00
Práticas Laboratoriais Totais 12 24,00
Carlos João Rodrigues Costa Ramos 4,00
Marcelo Roberto Petry 4,00
António José Duarte Araújo 2,00
Hélio Mendes de Sousa Mendonça 2,00
Paula Alexandra Agra Graça 4,00
Rafael Lirio Arrais 4,00
Miguel Nakajima Marques 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A unidade curricular tem como objetivos fundamentais:
• Dar a conhecer os fundamentos teóricos bem como aspetos práticos da análise e síntese de sistemas digitais (combinatórios e sequenciais);
• Proporcionar uma introdução ao projeto de sistemas digitais utilizando ferramentas computacionais para simulação e síntese;
• Introduzir conceitos fundamentais associados ao funcionamento e organização interna de processadores e à sua programação.

Resultados de aprendizagem e competências

Após ter concluído com sucesso esta unidade curricular os estudantes deverão ser capazes de:
• Usar diferentes bases (decimal, binária, octal e hexadecimal) para a representação e manipulação de números inteiros e fracionários, com e sem sinal, e realizar operações de adição e subtração nessas bases.
• A partir de descrições informais de funções combinatórias, obter representações na forma de tabelas de verdade, expressões lógicas, somas de termos mínimos (minterms) ou produtos de termos máximos (maxterms), e efetuar transformações que permitam reduzir a sua complexidade e simplificar os circuitos que as realizam.
• Analisar e projetar circuitos simples com blocos digitais combinatórios básicos, tais como portas lógicas, multiplexadores, descodificadores, somadores e comparadores.
• Compreender o funcionamento de dispositivos digitais bi-estáveis (flip-flops) e a sua utilização na realização de circuitos sequenciais síncronos.
• A partir de descrições informais do funcionamento pretendido, obter representações de máquinas de estado finitos (FSM), tais como tabelas de transição de estados e diagramas de transição de estados.
• Analisar e projectar circuitos sequenciais simples baseados em flip-flops, registos, contadores e registos de deslocamento.
• Compreender a organização e o funcionamento do percurso de dados de um processador simples (ALU, registos, multiplexadores e barramentos) e da sua unidade de controlo (descodificação de instruções e sequenciação).
• Desenvolver e analisar programas simples em linguagem simbólica envolvendo operações aritméticas e lógicas, testes e saltos.
• Aprender os princípios básicos da utilização de programas de captura esquemática e simulação (Digital).

Nas aulas da unidade curricular é esperado que os estudantes desenvolvam e demonstrem capacidades de comunicação oral e escrita, bem como aptidões pessoais e interpessoais de cooperação e trabalho em grupo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• Sistemas de numeração posicional. Representação de números inteiros, com e sem sinal. Aritmética binária.
• Álgebra de Boole: aplicação à simplificação de expressões lógicas. Análise e síntese de circuitos combinatórios utilizando portas lógicas e blocos funcionais mais complexos (tais como, multiplexadores, descodificadores e comparadores). Introdução à descrição estrutural e simulação de circuitos digitais.
• Dispositivos digitais bi-estáveis (flip-flops) e sua utilização na realização de circuitos sequenciais síncronos e máquinas de estados. Análise e síntese de máquinas de estados utilizando contadores e registos de deslocamento.
• Identificação dos principais blocos constituintes de uma arquitetura de processamento, e apresentação da organização e funcionamento de um processador simples e do seu conjunto de instruções.

Bibliografia Obrigatória

António José Araújo; Sistemas Digitais - Exercícios resolvidos e propostos, Autor/FEUP, 2021
José Carlos Alves; Sistemas Digitais, Autor/FEUP, 2005

Bibliografia Complementar

Morgado Dias; Sistemas Digitais - Princípios e Prática, FCA, 2013. ISBN: 978-972-722-700-6
John F. Wakerly; Digital design: Principles and Practices, 5th Edition, Pearson, 2018. ISBN: 9780134460093

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conceitos e fundamentos sobre os vários conteúdos do programa da unidade curricular são expostos nas aulas teóricas (T), acompanhados de exemplos ilustrativos e de resolução de exercícios.

Nas aulas práticas laboratoriais (PL) são resolvidos exercícios e são realizados trabalhos experimentais que introduzem técnicas de análise e projeto de sistemas digitais recorrendo a ferramentas de simulação e síntese. A sequência de trabalhos conduz à realização de um processador elementar capaz de executar sequências de instruções.

Software

Digital (https://github.com/hneemann/Digital)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência exige que os estudantes se inscrevam em turmas, para participarem nas aulas PL, e não excedam o número limite de faltas, correspondente a 25% das aulas PL previstas, isto é, não tenham mais de 3 faltas.

Inscrição em turmas:

• Os estudantes com inscrições anteriores podem ser avaliados sem estarem inscritos em turmas. Por isso, não devem inscrever-se em nenhuma turma. Se o fizerem perdem a frequência obtida anteriormente e ficam sujeitos ao regime de faltas e à componente de avaliação formada por questionários (Q) em aulas PL.

• Ainda assim, estes estudantes são fortemente encorajados a participar de forma regular nas aulas teóricas (T). Se pretenderem voltar a realizar trabalhos laboratoriais poderão fazê-lo fora do horário normal das aulas, com o apoio dos respetivos docentes e dos técnicos de laboratório, com base em marcação e reserva prévia. Podem fazê-lo também no horário das aulas práticas laboratoriais (PL) de uma turma da sua escolha, desde que aceites pelo docente responsável por essa turma e nas condições que indicar.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final (CF) é determinada por cinco questionários (Q), a realizar nas aulas PL, e dois testes (T1 e T2). Cada teste cobrirá a matéria apresentada nas aulas T e nos trabalhos laboratoriais realizados nas aulas PL.
A classificação final (CF) é calculada pela expressão:

CF = 0,4 x Q + 0,3 x T1 + 0,3 x T2

Para obterem aprovação na unidade curricular, os estudantes devem satisfazer a condição exigida para obtenção de frequência e conseguir uma classificação final arredondada superior ou igual a 10 valores.

Obs.

• Caso o estudante já tenha frequência do ano anterior e opte por não frequentar as aulas PL (não se inscrevendo nas turmas), a sua classificação final (CF) é calculada pela mesma expressão mas com a componente Q obtida na edição anterior (ver documento na página de Conteúdos do Sigarra).

• Na época de recurso os estudantes que tenham obtido frequência podem ainda realizar uma prova de recurso (PR), para efeitos de aprovação ou melhoria da classificação final.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação pode ser efetuada realizando a prova de recurso (PR) ou no ano letivo seguinte.

A prova de recurso avalia toda a matéria e tem duas partes: uma sobre a matéria das aulas T e a outra sobre os trabalhos das aulas PL. A classificação obtida em PR, se superior, substitui a média dos testes T1 e T2 no cálculo da classificação final (CF).

Observações

Dúvidas relativas a assuntos das aulas PL deverão ser colocadas, preferencialmente, aos docentes das respetivas turmas.

Os docentes responsáveis por esta unidade curricular estão disponíveis para atendimento por marcação (via e-mail) ou em horário a definir:

- Prof. António José Araújo (AJA), aja@fe.up.pt, gabinete I236;
- Prof. Hélio Sousa Mendonça (HSM), hsm@fe.up.pt, gabinete I230.
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