Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MPPU013

Dissertação

Código: MPPU013     Sigla: D

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento e Urbanismo

Ocorrência: 2024/2025 - A Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=388431
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPPU 28 Plano de estudos oficial a partir de 2011/12 2 - 60 12 1620

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Para o desenvolvimento da dissertação o mestrando deve começar por definir em pleno acordo com o seu orientador, o tema de sua dissertação dentro da área científica dos estudos e seguindo os dispositivos regulamentares e condições estratégicas do Curso. Salienta-se que, nesse processo, o orientador é um guia, seja o tema oferecido pelo Orientador ou sugerido pelo Estudante.  

Sobre o trabalho de pesquisa do Estudante espera-se que cubra temas relevantes pela sua atualidade e oportunidade científica. assim, espera-se do Estudante o necessário empenho na abordagem do seu objeto de estudo, tanto mais original quanto possível.

Resultados de aprendizagem e competências

- Adquirir conhecimento na área específica do Urbanismo e do Projeto Urbano, com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e os raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Aqueles enunciados no material de divulgação do Curso e no processo de candidatura.

Programa

Deenvolvimento de uma Dissertação, ao longo do ano letivo, devidamente supervisionada pelo Orientador, seguindo as regras académicas para a elaboração de dissertações, nomedamente os seus regulamentos, a estrutura da dissertação homologada pela Direção do Curso, e os restantes procedimentos logísticos e administrativos.

Bibliografia Obrigatória

Alves Fernando Manuel Brandão; Avaliação da qualidade do espaço público urbano. ISBN: 972-31-1000-8

Observações Bibliográficas

A bibliografia obrigatória dependerá de cada tema escolhido pelo Mestrando e das indicações do respetivo Orientador.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O desenvolvimento da dissertação é orientado por um Professor ou Investigador doutorado da U.Porto, ou por um doutorado ou especialista de mérito reconhecido pelo Conselho Científico da FEUP.

O Orientador e o Co-Orientador, quando exista, serão nomeados pelo Diretor de Curso, após ouvida a Comissão Científica.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 80,00
Participação presencial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,50
Elaboração de relatório/dissertação/tese 200,00
Estudo autónomo 200,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho de investigação 200,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 681,50

Obtenção de frequência

No final do segundo semestre, o estudante submeterá um relatório com a versão provisória da dissertação, para discussão perante um Júri.

Fórmula de cálculo da classificação final

O relatório com a versão provisória da dissertação é discutido em provas públicas com a presença de um júri presidido pelo Diretor de Curso, ou alguém por si delegado, pelo Orientador e por um Professor ou Investigador doutorado no domínio em que se insere a dissertação. A classificação final é calculada através da média aritmética das classificações atribuídas pelos membros do Júri.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica.

Melhoria de classificação

Não se aplica.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-06-22 às 17:22:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias