Seminário em Planeamento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento e Urbanismo |
Ocorrência: 2024/2025 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Este curso tem como objetivo:
- Identificar e analisar os desafios contemporâneos do planeamento urbano, examinando as suas causas, impactos e os principais debates que os rodeiam.
- Desenvolver competências de pensamento crítico através do contacto com diferentes perspectivas sobre questões urbanas complexas.
- Melhorar as capacidades de investigação e apresentação através da preparação e apresentação de um seminário sobre um desafio de planeamento selecionado.
- Reforçar as capacidades de moderação de debates, facilitando discussões estruturadas e incentivando o diálogo construtivo entre pares.
- Relacionar os conhecimentos teóricos com os dilemas de planeamento do mundo real para compreender as implicações das tendências emergentes e das decisões políticas.
- Promover perspectivas interdisciplinares através da integração de conhecimentos de vários domínios relevantes para o planeamento urbano, tais como a sustentabilidade, a mobilidade, a governação e a transformação digital.
- Melhorar as capacidades de argumentação e comunicação, articulando posições bem fundamentadas e participando em discussões baseadas em provas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso, os alunos serão capazes de:
- Avaliar criticamente os desafios contemporâneos do planeamento urbano, reconhecendo a sua complexidade e impactos multidimensionais.
- Sintetizar e comunicar os principais debates sobre planeamento urbano, demonstrando uma compreensão profunda das dimensões teóricas e práticas.
- Realizar investigação independente sobre uma questão urbana emergente, identificando fontes relevantes e formulando argumentos baseados em provas.
- Estruturar e apresentar eficazmente um seminário, articulando claramente as principais questões e promovendo discussões informadas.
- Moderar debates e discussões, encorajando pontos de vista diversos e assegurando um diálogo produtivo.
- Refletir sobre o papel dos planeadores na abordagem dos desafios urbanos contemporâneos e na contribuição para cidades mais sustentáveis e inclusivas.
Os alunos desenvolverão as seguintes competências:
- Pensamento analítico: Capacidade de desconstruir questões urbanas complexas, avaliar diferentes pontos de vista e avaliar as implicações políticas.
- Aptidões de investigação: Capacidade de realizar pesquisas independentes, avaliar criticamente as fontes e sintetizar informações relevantes.
- Comunicação e argumentação: Desenvolvimento de competências de comunicação claras num contexto académico e profissional.
- Moderação e facilitação: Capacidade de conduzir discussões, gerir perspectivas diversas e incentivar debates construtivos.
- Envolvimento colaborativo: Competências para participar num diálogo significativo, respeitar opiniões divergentes e contribuir para a aprendizagem colectiva.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Este curso está estruturado como um seminário, um formato concebido para promover a discussão crítica, a investigação independente e o envolvimento ativo dos estudantes. Como curso de seminário, enfatiza o debate, a aprendizagem colaborativa e a troca de ideias sobre os desafios contemporâneos do planeamento urbano. Espera-se que os estudantes assumam um papel ativo na formação dos debates através da preparação e apresentação de comunicações, do envolvimento crítico com a literatura científica e política e da moderação de debates estruturados. Este formato incentiva o pensamento interdisciplinar, o raciocínio analítico e a capacidade de articular e defender posições sobre questões de planeamento complexas. Através da investigação, discussão e debate, os estudantes aprofundarão a sua compreensão das forças que moldam o desenvolvimento urbano e reforçarão a sua capacidade de contribuir para o discurso profissional e académico sobre planeamento.
Será incentivado o debate sobre uma série de desafios contemporâneos do planeamento urbano, beneficiando do contributo de diferentes stakeholders, incluindo cientistas, académicos e profissionais de planeamento de renome. O pensamento crítico será ainda incentivado pela inclusão de narrativas contemporâneas emergentes e disruptivas no planeamento urbano. Os seminários sobre desafios contemporâneos incluem temas sobre desenho urbano, crise habitacional, justiça, participação pública e o futuro da profissão de planeamento. O seminário sobre narrativas disruptivas inclui temas sobre planeamento para a proximidade, transições sustentáveis e pós-crescimento.
Bibliografia Obrigatória
Henri Lipmanowicz, Keith McCandless; The Surprising Power of Liberating Structures: Simple Rules to Unleash A Culture of Innovation The Surprising Power of Liberating Structures: Simple Rules to Unleash A Culture of Innovation , Liberating Structures Press, 2014, 2013. ISBN: 0615975305 (Disponível online: https://www.liberatingstructures.com/)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O método de ensino-aprendizagem utilizará a discussão crítica e a aprendizagem baseada em projectos. Para a discussão crítica, as aulas envolverão vários intervenientes relevantes, incluindo cientistas de renome, académicos e profissionais de planeamento. Estes irão levantar vários desafios contemporâneos no planeamento urbano. Os estudantes participarão ativamente na discussão crítica dos temas abordados pelos intervenientes convidados. Paralelamente, os estudantes desenvolverão um seminário em grupo, explorando um desafio contemporâneo à sua escolha (e aprovado) e preparando um workshop de discussão crítica a desenvolver com os seus pares. Durante este projeto, os estudantes recolherão evidências do debate atual sobre o desafio contemporâneo que selecionaram e explorarão a legitimidade de diferentes fontes (literatura científica e cinzenta, meios de comunicação social e redes sociais). As evidências serão utilizadas para construir um argumento equilibrado que exponha o debate atual. Os estudantes irão também explorar técnicas de workshop a utilizar no seu projeto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Participação presencial |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de investigação |
40,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Elaboração de projeto |
40,00 |
Total: |
152,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência segue o regulamento geral da Universidade do Porto, não podendo exceder o máximo de 25% de faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de Avaliação:
- A: (10%) Presença nas aulas: 2 pontos
- B: (20%) Participação no debate em aula: 4 pontos (melhor de 4 aulas)
- C: (70%) Trabalho: 14 pontos Componente Obrigatória
Classificação Final CF = CF = 0.1*A + 0.2*B + 0.7*C
Nota: a não entrega das componentes obrigatórias implica a reprovação da unidade (por falta de componente). Isto inclui o não cumprimento dos prazos e condições de entrega da componente.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação Especial - a Avaliação Especial (TE, DA, etc.) segue as disposições previstas no Regulamento Geral de Avaliação dos Estudantes.
Melhoria de classificação
Melhoria de Classificação Final - a melhoria da classificação final poderá ocorrer por via de um Exame Escrito em época própria de avaliação para estes casos ou, como alternativa, através de uma Exame Oral se for esta a alternativa acordada com o Docentes e com os Estudantes.