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Políticas Urbanas e Metropolitanas

Código: MPPU002     Sigla: PUM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Planeamento e Urbanismo

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=388433
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MPPU 29 Plano de estudos oficial a partir de 2011/12 1 - 6 45,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo Santos Conceição Regente

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 7,00
Paulo Santos Conceição 7,00

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento urbano e metropolitano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

OBJECTIVOS:
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.

Resultados de aprendizagem e competências

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Identificar as atuais práticas e modelos de ação do planeamento urbano e das políticas urbanas.
Aplicação: Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia.
Análise: Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano.
Síntese: Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual.
Avaliação: Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas.
Projeto: Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Programa Teórico:
1. Apresentação do Programa da Disciplina. Objetivos. Método de Avaliação. Natureza do trabalho teórico-prático. Programação de tarefas.
2.Intodução. Enquadramento geral das políticas urbanas. Transformações urbanas e problemas urbanos.
3. As políticas urbanas e o quadro institucional: Instituições e governância urbana.
4. A natureza variada das políticas urbanas. As várias iniciativas e instrumentos.
5. Compreender as intervenções. A natureza diversificada dos problemas; as tipologias de áreas urbanas problemáticas e os seus contextos. As políticas urbanas em Portugal.
6. Políticas urbanas e regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção.
7. Análise e debate crítico de estudos de caso.
8. Conclusão da disciplina. Revisão e esclarecimento de dúvidas.


Programa teórico-prático:

Tema 1: Análise de problemas urbanos, com recurso a indicadores específicos para o contexto espacial do Grande Porto e da região metropolitana do Porto.
Tema 2: Estudo comparado de políticas urbanas no contexto internacional.
Tema 3: Regeneração urbana: análise/definição de um instrumento de Intervenção Estratégica para área urbana específica.
Apresentação e defesa dos resultados dos trabalhos.
Debate crítico.

Conteúdo científico: 80%
Conteúdo tecnológico: 20%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
O planeamento urbano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão. Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.

Bibliografia Obrigatória

Simonetta Armondi; Foregrounding urban agendas. ISBN: 978-3-030-29073-3
Karsten Zimmermann; A modern guide to national urban policies in Europe. ISBN: 9781839109058

Bibliografia Complementar

Jennifer Robinson; Comparative urbanism. ISBN: 9781119697589

Observações Bibliográficas

Será indicada bibliografia específica para cada um dos tópicos do programa. Os estudantes devem desenvolver capacidade de pesquisa nas principais bases de dados bibliográficos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação é feita em aulas teóricas, de natureza expositiva e envolvendo discussão crítica de temas com os estudantes, e em aulas teórico-práticas, com realização de trabalhos de grupo orientados pelo Docente, contemplando algumas visitas técnicas a áreas de estudo.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia. Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano. Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual. Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas. Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas > Políticas urbanas
Ciências Sociais > Ciências políticas > Políticas públicas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 48,00
Trabalho de campo 8,00
Trabalho escrito 14,00
Total: 112,00

Obtenção de frequência

A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considerase que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF=0,4 MI + 0,15 T1 + 0,15 T2 + 0,3 T3, em que
MI - Monografia individual (sobre um tema a escolher pelo estudante, com base numa lista preparada pelo docente)
T1 - Relatório (em grupo) correspondente ao tema 1 do programa téórico-prático
T2 - Relatório (em grupo) correspondente ao tema 2 do programa téórico-prático
T3 - Relatório (em grupo) correspondente ao tema 3 do programa téórico-prático

Provas e trabalhos especiais

De acordo com as disposições previstas no Regulamento Geral de Avaliação dos Estudantes.

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.e curricular; 

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação final poderá ocorrer por via de um Exame Escrito em época própria de avaliação para estes casos ou, como alternativa, através de um Exame Oral se for esta a alternativa acordada com o Docentes e com os Estudantes

Observações

 Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas


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