Código: | MPPU002 | Sigla: | PUM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Planeamento e Urbanismo |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://sigarra.up.pt/feup/pt/ucurr_adm.ficha_uc_edit?pv_ocorrencia_id=388433 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Civil e Georrecursos |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Planeamento e Projecto Urbano |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MPPU | 29 | Plano de estudos oficial a partir de 2011/12 | 1 | - | 6 | 45,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Paulo Santos Conceição | Regente |
Teórico-Práticas: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórico-Práticas | Totais | 2 | 7,00 |
Paulo Santos Conceição | 7,00 |
JUSTIFICAÇÃO:
O planeamento urbano e metropolitano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.
OBJECTIVOS:
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Identificar as atuais práticas e modelos de ação do planeamento urbano e das políticas urbanas.
Aplicação: Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia.
Análise: Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano.
Síntese: Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual.
Avaliação: Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas.
Projeto: Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.
Programa Teórico:
1. Apresentação do Programa da Disciplina. Objetivos. Método de Avaliação. Natureza do trabalho teórico-prático. Programação de tarefas.
2.Intodução. Enquadramento geral das políticas urbanas. Transformações urbanas e problemas urbanos.
3. As políticas urbanas e o quadro institucional: Instituições e governância urbana.
4. A natureza variada das políticas urbanas. As várias iniciativas e instrumentos.
5. Compreender as intervenções. A natureza diversificada dos problemas; as tipologias de áreas urbanas problemáticas e os seus contextos. As políticas urbanas em Portugal.
6. Políticas urbanas e regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção.
7. Análise e debate crítico de estudos de caso.
8. Conclusão da disciplina. Revisão e esclarecimento de dúvidas.
Programa teórico-prático:
Tema 1: Análise de problemas urbanos, com recurso a indicadores específicos para o contexto espacial do Grande Porto e da região metropolitana do Porto.
Tema 2: Estudo comparado de políticas urbanas no contexto internacional.
Tema 3: Regeneração urbana: análise/definição de um instrumento de Intervenção Estratégica para área urbana específica.
Apresentação e defesa dos resultados dos trabalhos.
Debate crítico.
Conteúdo científico: 80%
Conteúdo tecnológico: 20%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
O planeamento urbano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão. Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação ativa e habilitada no processo de construção (coletiva) da cidade.
A lecionação é feita em aulas teóricas, de natureza expositiva e envolvendo discussão crítica de temas com os estudantes, e em aulas teórico-práticas, com realização de trabalhos de grupo orientados pelo Docente, contemplando algumas visitas técnicas a áreas de estudo.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:
Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia. Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano. Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual. Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas. Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho escrito | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 42,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho de campo | 8,00 |
Trabalho escrito | 14,00 |
Total: | 112,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
De acordo com as disposições previstas no Regulamento Geral de Avaliação dos Estudantes.
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.e curricular;
A melhoria da classificação final poderá ocorrer por via de um Exame Escrito em época própria de avaliação para estes casos ou, como alternativa, através de um Exame Oral se for esta a alternativa acordada com o Docentes e com os Estudantes
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas