Competências Transversais: Criação de Oportunidades para Inovação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Engenharia e técnicas afins |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S (de 01-09-2023 a 28-02-2024) 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No final desta formação em Competências Transversais o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de construção de uma oportunidade de inovação em equipa, partindo de um processo de observação e entrevista em contexto.
Resultados de aprendizagem e competências
No final desta CT o estudante deverá ser capaz de conduzir um processo de inovação iniciado pela observação e entrevista em contexto para a identificação de um problema, seguido de um processo de design thinking para construção da uma solução.
Será, ainda, capaz de comunicar o valor dessa solução para o mercado.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- O que é a Inovação? O que é o Empreendedorismo? Empreendedorismo como o Motor de Inovação no “Front-End” da Inovação
- O conceito de Proposta de Valor de um produto/serviço para um Mercado Alvo
- A Observação e a Entrevista em contexto na identificação de problemas. A definição do Problema.
- O processo de “Design Thinking” na construção da proposta de solução
- Coaching semanal do trabalho de cada equipa de estudantes
- Apresentação Final
Bibliografia Obrigatória
Dr. Genevieve Bell;
Where 2.0 2011, "Context is Everything", 2011 (https://www.youtube.com/watch?v=_A2481RJsUg)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta formação em CT serão utilizados os seguintes métodos de ensino:
- exposição de temas intercaladas com questões colocadas através de uma app (ex Mentimeter)
- projeto de equipa, coaching de equipas e acompanhamento tutorial do projeto
Pretende-se uma interação (horas de contacto) de 12h para a exposição de conceitos e para as apresentações dos grupos sobre o progresso e de 28,5h para o desenvolvimento dos trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho de campo |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
28,50 |
Frequência das aulas |
12,00 |
Total: |
40,50 |
Obtenção de frequência
- A modalidade será ''excecionalmente apenas com exame final”.
- Componentes de avaliação:
- Vídeo do processo do trabalho de equipa e dos resultados obtidos (avaliado pelo docente)
- Avaliação por pares (dentro de cada grupo)
Fórmula de cálculo da classificação final
- Fórmula de cálculo da classificação final
- Classificação final = 70% (Classificação Vídeo) + 30% x (Classificação Vídeo) x (Ponderação Avaliação de pares)
- A Ponderação’ Avaliação de pares’ é calculada da seguinte forma
- A classificação por pares atribuída pelos estudantes a si e aos colegas dentro de cada grupo soma 100%. Esta avaliação resulta de um acordo entre os membros de cada equipa.
- Ao(s) estudante(s) com classificação ponderada máxima é atribuída a classificação dada pelo docente.
- A classificação dos restantes é calculada de acordo com a sua classificação (%) como parte da classificação máxima (%) atribuída ao estudante com melhor classificação.
- O estudante com 0% tem classificação final de zero.
- De acordo com o GR 02/11/2020, Cap II, art 13º, ponto 1, a classificação final será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores.