Código: | L.EEC007 | Sigla: | MO |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EEC | 334 | Plano Oficial | 1 | - | 6 | 58,5 | 162 |
A unidade curricular de Mecânica e Ondas visa dotar os estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores com conhecimento operacional (cf. Resultados da aprendizagem e competências) em Mecânica Clássica e Ondas e conhecimento em tópicos de Termodinâmica. Os conceitos abordados são fundamentais para todo o Mestrado Integrado. Por exemplo:
Durante toda a unidade curricular é mantido o contacto com a medição experimental dos fenómenos em estudo, quer como motivação para as teorias físicas a apresentar, quer como ilustração das suas limitações. O pensamento crítico é também desenvolvido abordando a consistência dos modelos e reforçado na avaliação.
A unidade curricular integra-se essencialmente nos descritores “1. Conhecimento e Raciocínio Científico-Técnicos” e “2. Aptidões pessoais e profissionais” do sistema de qualidade CDIO (Conceiving - Designing - Implementing - Operating). Nomeadamente: a) “1.1. Conhecimentos de ciências fundamentais”; “1.2. Conhecimentos nucleares de Engenharia (Ciências de Engenharia)”; c) “2.1. Pensamento e resolução de problemas de Engenharia”; d) “2.2. Experimentação e descoberta do conhecimento”. É também trabalhado parcialmente o descritor “3.1. Trabalho em grupo” de “3. Aptidões interpessoais”.
Ao nível do sistema de qualidade EUR-ACE a unidade curricular integra-se essencialmente no descritor “Conhecimento e compreensão” e, em menor escala, nos descritores “Análise de Engenharia” e “Comunicação e Trabalho em Equipa”.
A u.c. pressupõe o domínio pelos estudantes das matérias lecionadas em Álgebra e Análise Matemática 1 e Programação.
Pontualmente serão utilizados conhecimentos de Análise Matemática 2.
Aulas teóricas: exposição de conceitos pelo docente e sua ilustração com exemplos de aplicação.
Aulas teórico-práticas: resolução pelos estudantes de exercícios de aplicação, acompanhamento pelo docente, avaliação distribuída.
Sítio Moodle: disponibilização das apresentações das aulas, recursos multimédia, folhas de exercícios, testes de autoavaliação, informações gerais sobre a disciplina, resultados da avaliação.
Atendimento aos estudantes: acompanhamento personalizado esclarecendo dúvidas sobre a teoria e aplicações.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 103,50 |
Frequência das aulas | 58,50 |
Total: | 162,00 |
1. A avaliação distribuída AD consistirá em:
- Questões de aula (QA, peso 35%)
- Teste 1 (T1, peso 35%)
- Teste 2 (T2, peso 30%)
2. Os estudantes com a primeira inscrição na u.c. obtêm frequência quando:
- Não ultrapassem as três faltas às aulas práticas;
- Obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores nas questões de aula;
3. Os estudantes previamente inscritos à u.c. obtêm frequência quando:
- Obtenham a classificação de 10 (dez) valores em MAX( T1 , 0.5 * ( T1 + QA ) ).
4. Os estudantes sem frequência não se poderão apresentar a qualquer exame, incluindo exame de recurso.
5. O ano letivo de 2023/2024 é último onde a questão de aula com mais de um ano pode ser utilizada.
A partir do ano letivo de 2024/2025 os estudantes com mais do que uma inscrição apenas podem usar a questão de aula do ano letivo anterior. Os estudantes que não se encontrem nesta situação devem inscrever-se numa turma.
1. Aos estudantes com a primeira inscrição na u.c. aplica-se a seguinte fórmula:
CF = AD = 0.35 (QA + T1) + 0.3 * T2 + B
(ver abaixo casos em que CF é maior ou igual a 18 valores)
onde CF é a classificação final da avaliação (de 0 a 20 valores), QA é a classificação das questões de aula (de 0 e 20 valores), T1 e T2 as classificações dos teste 1 e 2 (de 0 a 20 valores), B bónus opcional (de 0 a 2 valores).
2. Aos estudantes com mais de uma inscrição e frequência à u.c. e dispensados de presença nas aulas teórico-práticas aplica-se a seguinte fórmula:
CF = 0.35 * MAX(QA ,T1) + 0.35 * T1 + 0.3 * T2 + B
(ver abaixo casos em que CF é maior ou igual a 18 valores)
3. Estudantes com uma nota final (CF) maior ou igual a 18 valores poderão ser convocados para uma prova oral para validação da nota final.
4. O bónus B não é válido/utilizável para melhoria de nota.
O bónus opcional pode ser obtido por participação ativa individual nas aulas teóricas e fórum da u.c..
1. Os estudantes que durante o ano letivo corrente têm estatuto de trabalhador estudante ou militar estão dispensados da frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação. Os estudantes nas condições anteriores que optem por frequentar as aulas teórico-práticas aplica-se a seguinte fórmula:
CF = 0.5 * T1 + 0.5 * T2 + B
2. À melhoria de nota dos estudantes do ponto 1. aplica-se a seguinte fórmula:
CFM = MAX(CF, R, 0.5 * MAX(T1,R) + 0.5 * MAX(T2,R))
onde R é a nota do exame de recurso.
3. Os estudantes com estatuto de dirigente associativo não estão dispensados da avaliação distribuída.
4. Caso existam estudantes inscritos que não falem Português, as aulas continuarão a realizar-se em Português. Será definido um acompanhamento tutorial para cada estudante. Os momentos de avaliação individuais serão substituídos por provas orais.
1. É realizada na época de recurso, aplica-se a seguinte fórmula:
CFM = MAX (CF, R, 0.35 * QA + 0.35 * MAX(R , T1) + 0.3 * MAX(R , T2) )
(ver abaixo casos em que CFM é maior ou igual a 18 valores)
onde R é a nota (0 a 20 valores) do exame de recurso.
2. Estudantes com uma nota final (CFM) maior ou igual a 18 valores poderão ser convocados para uma prova oral para validação da nota final.