| Código: | M.BIO036 | Sigla: | PSBI |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Engenharia Biológica |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Química e Biológica |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioengenharia |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| M.BIO | 19 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
| M.EQ | 13 | Plano Oficial do ano letivo | 1 | - | 6 | 52 | 162 |
Adquirir com a necessária proficiência conhecimentos avançados de engenharia relativamente processos de purificação de produtos biológicos, aprovação e regulamentação desses produtos. Desenvolver capacidades de pensamento e de análise de diagramas de fabrico e de utilização de ferramentas bioinformáticas.
Aprender a analizar um processo de produção industrial particularmente no que diz respeito aos processo de purificação associados. Aprender a seleccionar o equipamento mais adequado a cada aplicação e a fazer o seu dimensionamento em algumas situações.
1 - Biotecnologia e bioprodutos 2 - Introdução à purificação de produtos biológicos 3 - Ruptura celular a) Métodos mecânicos b) Métodos não mecânicos 4 - Separação sólido-líquido a) Sedimentação b) Centrifugação c) Filtração convencional d) Processos de membranas 5 - Cromatografia a) Filtração gel b) Permuta iónica c) Afinidade d) Interacção hidrofóbica 6 - Processos de Extracção 7 - Precipitação e cristalização 8 - Remoção de solvente a) Secagem b) Liofilização c) Evaporação 9 - Actividade do produto 10 - Regulamentação a) Validação b) Aprovação c) Formulação 11 - Análise de diagramas de fabrico 12 - Simulação de processos de purificação
Exposição oral com auxílio do quadro e de slides.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Exame | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 24,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho escrito | 80,00 |
| Total: | 160,00 |
A nota final da unidade curricular será dada pela média ponderada das várias partes que constituem o trabalho final, as notas obtidas na apresentação e a classificação do relatório (peso total 40%). O Exame vale 60% da nota final.
Os alunos irão realizar um trabalho de grupo cujo enunciado é entregue no início do semestre e que deverá ser resolvido ao longo do semestre. O trabalho de grupo inclui: a) Introdução b) Pesquisa de patentes c) Construção de diagramas de fabrico d) Simulação de processos de purificação e) Conclusões. O trabalho será apresentado oralmente e dicutido na aula.
Exame na época especial de acordo com as regras gerais cuja nota substitui a nota das apresentações e caderno. Obrigatoriedade de entrega do trabalho final com todas as componentes e uma classiifcação global de pelo menos 7/20 valores.
A melhoria de classificação pode ser feita por exame a decorrer na época de recurso.