Introdução à Engenharia do Ambiente
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Naturais-Ciências do Ambiente |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L.EA |
45 |
Plano Oficial |
1 |
- |
3 |
26 |
81 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao engenheiro do ambiente são solicitadas competências múltiplas associadas a uma boa gestão de recursos naturais e na identificação e implementação de tecnologias de mitigação da poluição para o solo, ar e água. O reconhecimento destas competências e a distinção das especificidades associadas às tecnologias de mitigação da poluição são essenciais durante a vida profissional do engenheiro do ambiente. Esta u.c. está dividida em dois módulos: Sessões Temáticas e Balanço de Materiais.
*Sessões Temáticas: Fornecer aos estudantes conceitos básicos sobre gestão ambiental, despertar-lhes a motivação e o sentido crítico, esclarecê-los sobre aspectos da actividade profissional futura. Desenvolver capacidades inter-pessoais: trabalho em grupo e comunicação.
*Balanço de Materiais: Compreender processos químicos, diagramas processuais, unidades processuais. Formular e resolver problemas de balanço de materiais.
Resultados de aprendizagem e competências
Os estudantes no final desta u.c. são capazes de: Reconhecer e compreender os conceitos que estão na base das várias temáticas ambientais e distinguir as abordagens tecnológicas usadas na mitigação da poluição. Os estudantes adquirem conhecimentos sobre a terminologia técnica e as tecnologias usadas em engenharia do ambiente.
Devem ser capazes de compreender o funcionamento das mais relevantes unidades processuais constituintes de processos químicos, em particular aquelas mais comuns em processos com interesse para a engenharia do ambiente. Relativamente a problemas de balanço material, devem estar aptos para contabilizar variáveis e equações envolvidas, assim como determinar as especificações requeridas para que estes problemas tenham uma solução única e determinada.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não são necessários conhecimentos específicos prévios em engenharia do ambiente.
Programa
Módulo Sessões Temáticas: Nas aulas serão realizadas palestras sobre diversos temas ambientais que são apresentados por oradores convidados, considerados peritos nos temas.
Módulo Balanço de Materiais: I. Introdução aos processos químicos. Definições (Unidade processual, operações processuais, exemplos de unidades processuais, diagrama processual, processos contínuos e por partidas, noção de estado estacionário). II. Balanços materias (sem reação química). variáveis, equações e variáveis de projeto de um problema de balanço material. Estratégia de resolução. Apresentação de um balanço material. III. Balanços materiais com reação química. Estequiometria. Equações independentes de balanço material com reação química. Noção de conversão e avanço. Estequiometria indeterminada. Equilíbrio químico.
Bibliografia Obrigatória
David M. Himmelblau, James B. Riggs;
Engenharia química. ISBN: 85-216-1502-7 (Títiulo (acima incompleto) : Engenharia química : princípios e cálculos)
David M. Himmelblau, James B. Riggs;
Engenharia química. ISBN: 85-216-1502-7 (Títiulo (acima incompleto) : Engenharia química : princípios e cálculos)
Bibliografia Complementar
João Carvalho Bastos; Introdução à Engenharia do Ambiente: Módulo Balanços Materiais, 2012 (Apontamentos das aulas teórico-práticas e práticas.)
Belmira Neto; Módulo de Sessões Temáticas (Módulo de Sessões Temáticas: A bibliografia principal inclui os diapositivos e outra informação disponibilizada pelos docentes relativa às palestras. Este material de apoio ao estudo para os testes será colocado à disposição dos alunos na página da d)
Observações Bibliográficas
Módulo de Sessões Temáticas: A bibliografia principal inclui os diapositivos e outra informação disponibilizada pelos docentes relativa às palestras. Este material de apoio ao estudo para os testes será colocado à disposição dos alunos em formato pdf.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas Sessões Temáticas participam docentes da FEUP e de outras instituições, tais como outras Faculdades e Universidades, Câmaras Municipais, Empresas com actividade na área ambiental, Associações Profissionais, Orgãos da Administração Central e Regional. São também convidados ex-alunos do Curso de Engenharia do Ambiente da FEUP de modo a testemunhar, junto dos futuros colegas, os seus percursos profissionais.
Em Balanços de Materiais: Existem aulas teórico-práticas para exposição da matéria e aulas práticas para resolução de problemas.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia ambiental
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de simulação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
35,00 |
Frequência das aulas |
35,00 |
Total: |
70,00 |
Obtenção de frequência
Aplicam-se as regras em vigor na FEUP para o regime de faltas;
Em caso de nova inscrição (por reprovação), considera-se que o estudante não tem de repetir os módulos a que tenha obtido nota positiva (embora o possa fazer se pretender melhoria de nota).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final, CF, é calculada pela fórmula:
Classificação final, CF = 0,50 x M1+ 0,50 x M2
onde:
M1 - Nota do módulo Sessões Temáticas
M2 - Nota do módulo de Balanços de Materiais
É obtida aprovação à uc se CF => 9,5, desde que em todos os módulos (M1 e M2) a nota obtida no exame seja igual ou superior a 6,5.
O estudante não obtém frequência ao(s) módulo(s) em que tiver nota inferior a 6,5.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Implica a realização de exames finais para cada um módulos leccionados.
O modo de avaliação é idêntico ao identificado no campo "Fórmula de cálculo da classificação final"
Melhoria de classificação
Só possível para o exame de cada um dos módulos.
A melhoria da nota do exame apenas poderá ser realizada na época de recurso.
Observações