Código: | L.EIC016 | Sigla: | DA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Informática e Computação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Informática e Computação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L.EIC | 365 | Plano Oficial | 2 | - | 6 | 52 | 162 |
Esta unidade curricular complementa e aprofunda os conhecimentos assimilados na unidade curricular de Algoritmos e Estruturas de Dados, pela introdução de técnicas de conceção de algoritmos para a resolução de diferentes tipos de problemas.
No final da unidade curricular, espera-se que o estudante seja capaz de:
É desejável e necessário que os estudantes tenham conhecimentos fundamentais de programação orientada por objectos, estruturas de dados e tipos abstratos de dados. É recomendável que os estudantes já tenham tido frequência às seguintes unidades curriculares: L.EIC009 - Programação; L.EIC011 - Algoritmos e Estruturas de Dados
Outros links e materiais de apoio serão disponibilizados no sítio Web da Unidade Curricular.
A metodologia de ensino desta unidade curricular é caracterizada pela adoção de componentes teóricas e práticas de forma integrada, tanto nas aulas como nos vários momentos de avaliação. As aulas teóricas são usadas para a exposição formal da matéria, acompanhada da apresentação de exemplos e sua discussão. As aulas práticas são usadas para a resolução de exercícios e desenvolvimento de pequenos programas para testar os algoritmos desenvolvidos, com acompanhamento tutorial.
A consolidação prática do conhecimento teórico adquirido, numa perspectiva de "aprender fazendo" permite então ao estudante adquirir competências em: i) caracterizar um dado problema; ii) formalizar o problema de maneira precisa; e, iii) identificar a técnica de concepção de algoritmos mais apropriada para a sua solução. Numa perspectiva mais integrada e holística de todo o conhecimento adquirido, a realização de um projeto completo, como principal suporte da avaliação prática permite ao estudante consolidar as competências anteriormente mencionadas, e ainda iv) avaliar, tanto analítica assim como empiricamente a qualidade da solução concebida, a nível de eficiência e de correção. A partir do exame final, o estudante deve demonstrar autonomamente os conhecimentos adquiridos, tanto a nível prático assim como a nível teórico. Desta forma, os métodos de ensino e de avaliação propostos suportam a efetiva consolidação das quatro competências enunciadas anteriormente.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 50,00 |
Estudo autónomo | 56,00 |
Frequência das aulas | 28,00 |
Trabalho laboratorial | 28,00 |
Total: | 162,00 |
Para obtenção de frequência:
Estudantes que tenham frequentado esta Unidade Curricular no ano lectivo anterior e tenham obtido nota de frequência, estão dispensados de frequentar a cadeira, tendo apenas de realizar o exame final (EF). No entanto, se quiserem melhorar a nota da componente distribuída, terão de frequentar a unidade curricular novamente.
A nota final é baseada nas seguintes componentes:
A classificação CD correspondente à componente distribuída é calculada da seguinte forma:
A nota final (NF) é calculada da seguinte forma:
N/A
N/A
Os estudantes que frequentam a Unidade Curricular ao abrigo de estatutos especiais têm os mesmos requisitos de avaliação de frequência dos estudantes regulares, devendo realizar os trabalhos práticos nas épocas estabelecidas. Poderá, entretanto, acordar com o docente das aulas práticas uma data e hora para apresentação dos trabalhos fora dos horários da aula prática.
A classificação distribuída pode ser melhorada na ocorrência seguinte da unidade curricular. A nota do exame de época normal poderá ser melhorada no exame da época de recurso, no mesmo semestre.
É aconselhável que os estudantes tenham cursado previamente as Unidades Curriculares de "Programação" e de "Algoritmos e Estruturas de Dados" para potenciar melhor aproveitamento.