Código: | M.EM008 | Sigla: | PC |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Mecânica Aplicada |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Mecânica Aplicada |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M.EM | 65 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 39 | 162 |
Aprendizagem de teorias e métodos de solução necessários à análise de problemas de engenharia nos quais componentes do tipo placa ou do tipo casca surjam como elementos fundamentais. Desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica através da realização de trabalhos com uso de programação simbólica no Maple, que visam o estudo de placas e cascas. Espera-se que, com o conhecimento adquirido, os\as estudantes sejam capazes de: interpretar literatura publicada sobre o assunto; obter equações fundamentais para alguns problemas envolvendo placas ou cascas; obter soluções analíticas para alguns problemas de placas e cascas; ter uma noção das limitações das teorias utilizadas; ter facilidade em compreender formulações utilizadas para implementar elementos finitos do tipo placa ou casca em códigos comerciais.
Visão global das várias teorias disponíveis para análise de placas e cascas. Capacidade de obtenção de soluções exactas ou aproximadas de problemas em placas e cascas. Capacidade para utilizar a linguagem simbólica Maple, para a resolução de problemas em placas e cascas. Capacidade para compreender os conceitos base utilizados em "packages" comerciais para análise por elementos finitos de placas e cascas.
Conhecimentos de Mecânica dos Sólidos, alguns conhecimentos de Análise Matemática e de Álgebra.
Conceitos fundamentais da Mecânica dos Meios Contínuos. Teoria clássica de flexão de placas. Placas em materiais compósitos. Placas rectangulares e circulares. Teoria de Reissner-Mindlin. Métodos de solução incluindo desenvolvimento em séries, método de Ritz, método de Galerkin, e métodos numéricos. Deformações de membrana em placas e introdução à encurvadura. Introdução à teoria de superfícies. Introdução à teoria geral de cascas; deformações e esforços em cascas. Teoria de membrana de cascas de revolução. Teoria de flexão de cascas cilíndricas.
Exposição, discussão de casos e resolução de alguns problemas elementares no decurso das aulas, com participação das\dos estudantes. Faz-se uso de retroprojector nas aulas de exposição, do quadro e de computadores nas aulas práticas. São realizados trabalhos práticos que exigem o uso de computador e a programação em Maple; estes trabalhos são apresentados pelos\as estudantes sobre a forma escrita e oral. As\os estudantes devem também resolver alguns exercícios aplicando métodos analíticos, sem recurso ao computador.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 60,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 46,50 |
Frequência das aulas | 45,50 |
Trabalho escrito | 70,00 |
Total: | 162,00 |
Se o\a estudante tiver obtido uma classificação igual ou superior a 8 (7.5) valores tanto nos trabalhos como no exame, então a classificação final será igual à média ponderada das classificações do(s) trabalho(s) realizado(s) ao longo do semestre (40%) e da classificação obtida no exame (60%).
Se a classificação mínima de 8 (7.5) valores não for atingida nalguma das vertentes da avaliação, então a o\a estudante terá uma classificação final inferior ou igual a nove (9) valores.
Para obter aprovação, é necessário ter 10 (9.5) ou mais valores de média.
Classificações superiores a 18 valores requerem um exame oral.
No que respeita aos trabalhos práticos, os\as estudantes considerados\as casos especiais são avaliados da mesma forma que os alunos ordinários, mas o tempo de discussão do trabalho poderá ser ajustado de acordo com as necessidades e com as normas em vigor na FEUP. No exame escrito, o tempo de resolução será prolongado de acordo com as normas em vigor na FEUP.
A melhoria da classificação obtida no exame da época normal pode ser feita através da realização do exame de recurso.
O trabalho laboratorial prático, do tipo analítico e computacional, pressupõe a realização efectiva de trabalho pelo\a estudante DURANTE as aulas práticas, com o acompanhamento e supervisão do docente. Não está prevista a entrega de um segundo trabalho, como forma de melhorar a classificação final.