Empreendedorismo e Inovação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português e inglês
Objetivos
Nesta UC pretende-se dotar os alunos com as ferramentas essenciais à prospecção, refinamento, avaliação e implementação de novos negócios.
Resultados de aprendizagem e competências
Referência de Competências do National Content Standards for Entrepreneurship Education (NCSEE): http://www.entre-ed.org/Standards_Toolkit
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS and CREATIVE APPLICATIONS of the following Standards
A Entrepreneurial Processes
B Entrepreneurial Traits/Behaviors
L Marketing Management
M Operations Management
O Strategic Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS
C Business Foundations
F Economics (concepts review)
N Risk Management
Levels: BASICS, COMPETENCY AWARENESS, CREATIVE APPLICATIONS, STARTUP
D Communications and Interpersonal Skills
E Digital Skills
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 - Apresentação do Curso, Motivação. Configuração das equipas.
2 - Inovação e Empreendedorismo. O processo de empreendedorismo (Modelo de Timmons). Caso Malincho.
3 - A sua idéia é uma oportunidade?
4 - Mercado Dimensionamento e Quantificação. Introdução Plano de Negócios.
5 - O Opportunity. O reconhecimento ea sua modelação e remodelação. Caso Jim Poss.
6 - Proposta de Valor. Valor Curve.
7 - Compreender o Modelo de Negócio e Estratégia.
8 - Marketing para Empreendedores.
9 - A equipa fundadora. Propriedade Intelectual.
10 - Revisão da Componente Financeira do plano de negócios.
Bibliografia Obrigatória
William D. Bygrave;
Entrepreneurship. ISBN: 978-0-471-75545-6
Jeffrey A. Timmons;
New venture creation. ISBN: 978-007-127632-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Práticas de carácter tutorial. Análise de casos de estudo. Acompanhamento e monitorização de trabalhos de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
20,00 |
Trabalho de campo |
55,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
30,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho de campo |
50,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Normas gerais de avaliação, artigo 4º. Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.
Fórmula de cálculo da classificação final
1. Apresentação e defesa da ideia de negócio: 10%
2. Apresentação e defesa do dimensionamento do mercado: 20%
3. Plano de Negócios Final [50%] + Apresentação e Discussão do Plano de Negócios [50%] (10min): 50%
4. Prova escrita individual: 20%
Obs.: 30% das componentes de avaliação 1, 2 and 3 será objecto de ponderação recorrendo o "Peer-Assessment" excluindo a melhor e a pior classificação atribuída.
Provas e trabalhos especiais
N/A.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%). O trabalho será o desenvolvimento de um Plano de negócios, que deverá ser apresentado oralmente e em forma escrito. Pretende-se avaliar o domínio do estudante nos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.
Melhoria de classificação
As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base um exame final (40%) e a entrega de um trabalho (60%). O trabalho será o desenvolvimento de um Plano de negócios, que deverá ser apresentado oralmente e em forma escrito. Pretende-se avaliar o domínio do estudante nos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.
Observações
Os grupos de estudantes desta unidade curricular serão convidados a participar no Graduate Programme da Junior Achievement ( vive.up.pt ) com o trabalho desenvolvido no decorrer do semestre.