Sistemas de Gestão da Qualidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os objetivos desta Unidade Curricular são a sensibilização para a problemática da qualidade, a compreensão dos principais sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho, a compreensão da filosofia das normas ISO 9000 e a sistematização das ferramentas de gestão de qualidade.
Resultados de aprendizagem e competências
Os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o significado dos conceitos de qualidade, sistema de gestão da qualidade, controlo da qualidade, gestão da qualidade total e certificação.
- Conhecer a evolução histórica das diferentes abordagens da qualidade.
- Compreender a filosofia de gestão da qualidade total e o seu contributo na transformação das organizações em “organizações que aprendem” (learning organizations) e organizações excelentes.
- Descrever as diferentes vertentes da gestão da qualidade, desde o controlo e a melhoria dos processos individuais, até à garantia da qualidade dos produtos e serviços, e à qualidade total das organizações.
- Descrever os principais requisitos definidos nos referenciais normativos da família ISO 9000.
- Conhecer os sistemas de certificação de qualidade, ambiente e segurança e saúde no trabalho.
- Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em conformidade com os referenciais normativos.
Modo de trabalho
B-learning
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
Capítulo 1. Conceitos e Fundamentos de Gestão da Qualidade. Definições de qualidade. Evolução do conceito de qualidade. Gestão da qualidade. Sistemas de gestão da qualidade. Qualidade total. Custos de qualidade.
Capítulo 2. Abordagem Histórica dos Sistemas de Gestão de Qualidade. Eras da qualidade. Gurus da qualidade.
Capítulo 3. Gestão de Qualidade Total. Objetivos e principais componentes do Sistema de Gestão de Qualidade. Gestão da qualidade através da abordagem por processos. Metodologias de melhoria contínua.
Capítulo 4. As Ferramentas da Qualidade. As sete ferramentas básicas da qualidade.
Capítulo 5. Referenciais normativos para a Gestão da Qualidade. Apresentação e análise das normas ISO 9000.
Capítulo 6. Gestão Integrada da Qualidade. Breve referência às normas ISO 14001, OHSAS 18001/ISO 45001, ISO 26000/SA 8000. Benefícios de integração dos sistemas.
Bibliografia Obrigatória
Joseph M. Juran;
Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9
Armand Vallin Feigenbaum;
Total quality control. ISBN: 0-07-112612-0
J. M. Juran;
Juran.s Quality Control Handbook. ISBN: 0-07-100510-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas (TP) de exposição dos principais conceitos, complementadas com casos práticos e acompanhadas da resolução de problemas. Aulas práticas (PL) de resolução de exercícios. Desenvolvimento de um tema individual, envolvendo a apresentação oral e/ou relatório.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Teste |
90,00 |
Trabalho escrito |
7,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
15,00 |
Estudo autónomo |
38,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
n.a.
Fórmula de cálculo da classificação final
MT - Nota média de 3 minitestes, contendo questões sobre a matéria teórica lecionada e exercícios de aplicação. A nota mínima para aprovação é 7/20 em cada miniteste.
PI – Nota de um projeto de desenvolvimento de tema, proposto pelo docente, em grupo ou individual, com os seguintes componentes: 30% apresentação oral e 70% documento escrito. O tipo de trabalho e a calendarização de entrega serão definidos de acordo com o ficheiro "Avaliação", inserido no Moodle. Esta componente é opcional.
Para obter aprovação à unidade curricular, a nota final NF deve ser igual ou superior a 10/20 valores. Os estudantes que não obtenham aprovação, deverão realizar o exame em época de recurso, que substituirá apenas a componente dos minitestes (MT).
NOTA: No caso de alteração da lecionação para regime à distância devido à pandemia por COVID-19, a fórmula de avaliação poderá ser alterada.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o regulamento em vigor, desde que cumpridas todas as componentes de avaliação, a nota será dada por:
NF = 0,90 EFR + 0,10 PI
em que:
EFR - Nota do exame na época de recurso/especial de conclusão de curso
PI - Nota de um novo projeto individual de desenvolvimento de tema, envolvendo a elaboração de um relatório.
Para obter aprovação à unidade curricular, a nota final NF deve ser igual ou superior a 10/20 valores.
Melhoria de classificação
Os estudantes que pretendam realizar melhoria de classificação, deverão efetuar um exame teórico sobre as matérias abordadas ao longo do semestre, na época de recurso, bem como apresentar um relatório escrito e efetuar uma apresentação/discussão oral sobre um desenvolvimento de um tema, previamente acordado com o docente, sendo a classificação final NF dada por:
NF = 0,90 EFR + 0,10 PI
em que:
EFR - Nota do exame na época de recurso
PI - Nota de um novo projeto individual de desenvolvimento de tema, envolvendo a elaboração de um relatório (70%) e a apresentação/discussão oral (30%). Para poderem realizar melhoria à UC é necessário que os estudantes tenham aproveitamento positivo no trabalho.
Para obter aprovação à unidade curricular, a nota final NF deve ser igual ou superior a 10/20 valores.
Observações
n.a.