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Análise de Sistemas de Informação

Código: CINF044     Sigla: ASI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 33 CINF - Plano de Estudos 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-09-13.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Programa, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Os objectivos desta unidade curricular são proporcionar aos alunos conhecimento e competências sobre processos, técnicas e modelos da engenharia de requisitos, incluindo ferramentas de análise organizacional no contexto da análise de sistemas de informação. Pretende-se que dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, o estudante seja capaz de participar e/ou conduzir um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema.

 

Resultados de aprendizagem e competências

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Competências 
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Pretende-se habilitar os alunos com:

- competências técnicas para analisar processos organizacionais e identificar, analisar e especificar requisitos de sistemas de informação;

- competências sociais para participarem em equipas de projecto envolvidas no desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações.

Pretende-se ainda que os alunos adquiram uma atitude sócio-técnica relativa ao desenvolvimento de sistemas de informação nas organizações, isto é, que encarem as actividades de desenvolvimento como requerendo sempre uma intervenção equilibrada e integrada em termos técnicos, organizacionais e sociais.

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Resultados de aprendizagem 
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Sendo aprovados à UC, os estudantes serão capazes de:

  1. explicar e saber discutir a importância da análise organizacional na implementação e gestão de SI numa organização;
  2. selecionar e usar técnicas de modelação da organização para representação e análise das várias perspetivas envolvidas na especificação e gestão de SI nas organizações;
  3. Saber usar as notações Business Process Modelling Notation (BPMN) e Diagramas de Classes (UML) para modelar o funcionamento de uma organização nas perspetivas de atividades e de informação;
  4. explicar e saber discutir a importância do processo de engenharia de requisitos e dos papéis dos seus atores no sucesso de um sistema de informação;
  5. descrever, selecionar e aplicar técnicas de elicitação de requisitos de acordo com o contexto do problema a solucionar;
  6. descrever, selecionar e aplicar métodos e técnicas de análise e negociação de requisitos;
  7. estruturar e escrever um documento de requisitos;

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Parte A - Modelação da organização e sistemas de informação 

1. Modelação conceptual de atividades e informação. 

2. Modelação multi-perspetiva da organização.  

3. Introdução à Análise de Processos 

 

Parte B - Análise e especificação de sistemas de informação 

3. Introdução aos requisitos de sistemas de informação 

4. Elicitação, análise e negociação de requisitos. 

5. Documentação e comunicação de requisitos 

Bibliografia Obrigatória

Klaus Pohl; Requirements engineering. ISBN: 978-3-642-12577-5
Stephen A. White, Derek Miers; BPMN modeling and reference guide. ISBN: 978-0-9777527-2-0
Howard Podeswa; UML for the IT business analyst. ISBN: 978-1-59863-868-4

Bibliografia Complementar

Hans-Erik Eriksson, Magnus Penker; Business modeling with UML. ISBN: 0-471-29551-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas centram-se na discussão dos temas incluídos no conteúdo da UC pelos estudantes, motivada e dinamizada pelo docente. Para isso os estudantes realizam leituras prévias, constantes do plano da UC. A discussão dos temas é motivada por casos de estudo, exemplos ilustrativos, exemplos de tecnologias, etc.

Durante o semestre os estudantes realizam 3 ou 4 pequenos projetos de grupo onde aplicam os conhecimentos obtidos em situações concretas. Os conteúdos criados pelos grupos são geridos por estes num sistema de gestão de conteúdos (wiki) fazendo esta prática parte da aprendizagem. Em cada aula prática é feita a apresentação e discussão de resultados dos projectos de grupo.

A UC é gerida através do moodle.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 10,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Mínimo de 40% em todas as componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame: 50%

Projectos de grupo: 50%

 

0,5P+0,5EF 

P - projetos 
EF - nota do exame 
 

 

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser feita na componente Exame.
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