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Comunicação da Informação

Código: MCI0015     Sigla: CI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Sociais

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MCI 20 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162
MHP 0 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2019-02-12.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória, Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Dominar conceitos fundamentais das Ciências da Comunicação (redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, …) e as suas aplicações em situações práticas e atividades profissionais da Comunicação;

2. Dominar o Mix de Comunicação (branding, publicity, advertising), as tendências do "blended marketing" e o “ciclo de vida” do Plano de Comunicação, aplicando em situações e trabalhos práticos conceitos e ferramentas;

3. Reconhecer o papel social, económico e cultural das marcas e o seu lugar no contexto da comunicação de marketing, dominando conceitos e técnicas básicas da sua criação, gestão e ativação;

4. Dominar princípios estratégicos da Comunicação Institucional e de Marketing nas Redes Sociais, suas principais tendências e problemáticas;

5. Conhecer e aplicar um conjunto básico de saberes e técnicas específicas de comunicação da informação, na óptica de um “Gestor de Informação”, designadamente nos domínios da “estratégia da mensagem”, do briefing, da edição de conteúdos textuais e da organização do discurso.

6. Questionar lugares comuns e ideias feitas em torno da comunicação, da linguagem e dos media. 


Resultados de aprendizagem e competências

No termo do período de aprendizagem, os alunos com aproveitamento deverão ser capazes de: 

1. Definir as principais escolas e modelos científicos da Comunicação, diferenciando os seus conceitos-base (comunicação por redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, …) e dominando as suas aplicações em situações práticas e actividades profissionais da Comunicação; 

2. Identificar, descrever e relacionar os âmbitos técnicos e profissionais da Comunicação Institucional (branding, publicity, advertising) e o “ciclo de vida” do Plano de Comunicação, e a sua transformação e crescimento no digital, aplicando em situações e trabalhos práticos conceitos e ferramentas; 

3. Reconhecer o papel social, económico e cultural das marcas e o seu lugar no contexto da comunicação de marketing, dominando conceitos e técnicas básicas da sua criação, extensão, gestão e aplicação; 

4. Conhecer e aplicar um conjunto básico de saberes e técnicas específicas de comunicação da informação, na óptica de um “Gestor de Informação”, designadamente nos domínios da “estratégia da mensagem”, do briefing, da edição de conteúdos textuais e da organização do discurso.

5. Aplicar princípios estratégicos e técnicas de Comunicação Institucional e de Marketing nas Redes Sociais, dominando as suas tendências e riscos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

I.A Comunicação, as suas Ciências e Modelos

Os modelos matemático/processualista e semiótico/semiológico. Os pares redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, metáfora/metonímia.

II.A Comunicação e as Marcas

Semiótica e Branding. A marca: objetivos, evolução e tendências. Notoriedade e saliência; reputação e longevidade; interação e engagement. Posicionamento/diferenciação, gestão, extensão, licenciamento.
Estratégias e práticas de ativação.
O "storytelling".
“Superbrands” – casos. A identidade corporativa nas organizações.

III.O Plano de Comunicação: a Comunicação Institucional e o seu “ciclo de vida”

Posicionamento estratégico. Estratégia de públicos; Estratégia da mensagem; Estratégia de Meios. O Plano de Comunicação e o ciclo da gestão da Comunicação.

IV. O mix de comunicação

Branding, Publicity e Advertising. Realidades organizacionais e o mercado da comunicação. Desafios do digital.

V. As Redes Sociais. Desafios, tendências, riscos. Dimensões de uma estratégia de presença.

VI.A Comunicação e a Edição de Informação Textual

O “plain language”: objetivos e técnicas. O "briefing": estrutura. O "livro de estilo" na gestão de conteúdos e edição de texto. 

VII. Trabalhos Práticos.

Bibliografia Obrigatória

John Fiske ; trad. Maria Gabriela Rocha Alves; Introdução ao estudo da comunicação. ISBN: 972-41-1133-4
João Pinto e Castro; Comunicação de marketing. ISBN: 978-972-618-463-8
Marques, Vasco; Marketing Digital 360, Actual Editora, 2018. ISBN: 9789896942946
REGO, Arménio; Comunicação Pessoal e Organizacional, Edições Sílabo, 2010
Jon Miller & David Muir; O negócio das Marcas. ISBN: 978-972-8955-92-2

Bibliografia Complementar

Joaquim Caetano, Luís Rasquilha; Gestão da comunicação. ISBN: 978-972-589-146-9
CASTRO, João Pinto; Marketing Ombro a Ombro, Texto Editores, 2011
Naomi Klein; No Logo. ISBN: 972-708-673-X
Gonçalves, Gisela ; Introdução à Teoria das Relações Públicas , Porto Editora , 2010
FIDALGO, António; Manual de Semiótica, UBI, 2005 (Versão electrónica disponível em http://bocc.ubi.pt/pag/fidalgo-antonio-manual-semiotica-2005.pdf), 2005
Roland Barthes; A aventura semiológica
Marshall McLuhan; Compreender os meios de comunicação. ISBN: 978-989-641-029-2
Brochand Bernard 070; Publicitor. ISBN: 972-20-1585-0
Público; Livro de estilo. ISBN: 972-8892-37-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de exposição com recurso a análise de casos, realização de exercícios e leituras comentadas.
Desenvolvimento e apresentação pelos alunos de trabalhos práticos, individuais ou de grupo.

Palavras Chave

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas
Humanidades > Filosofia > Semiótica
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Comunicação empresarial
Ciências Sociais > Ciências da comunicação
Ciências Sociais > Economia > Marketing > Publicidade
Ciências Sociais > Economia > Marketing

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 56,00
Estudo autónomo 54,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Avaliação distribuída não inferior a 6.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota = 0,5 AD + 0,5 EF.


AD - Avaliação distribuída
EF - Exame final

 

Provas e trabalhos especiais

1.Realização de exame equivalente a 50% da Classificação Final;

2.Realização de trabalho prático individual ou de grupo, com objecto a acordar com o docente, equivalente a 50% da Classificação Final.

Melhoria de classificação

A classificação atribuída poderá ser objecto de um exame de melhoria, em exame de recurso.

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