Código: | MCI0015 | Sigla: | CI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências Sociais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ciência da Informação |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MCI | 20 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
MHP | 0 | MHP - Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
1. Dominar conceitos fundamentais das Ciências da Comunicação (redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, …) e as suas aplicações em situações práticas e atividades profissionais da Comunicação;
2. Dominar o Mix de Comunicação (branding, publicity, advertising), as tendências do "blended marketing" e o “ciclo de vida” do Plano de Comunicação, aplicando em situações e trabalhos práticos conceitos e ferramentas;
3. Reconhecer o papel social, económico e cultural das marcas e o seu lugar no contexto da comunicação de marketing, dominando conceitos e técnicas básicas da sua criação, gestão e ativação;
4. Dominar princípios estratégicos da Comunicação Institucional e de Marketing nas Redes Sociais, suas principais tendências e problemáticas;
5. Conhecer e aplicar um conjunto básico de saberes e técnicas específicas de comunicação da informação, na óptica de um “Gestor de Informação”, designadamente nos domínios da “estratégia da mensagem”, do briefing, da edição de conteúdos textuais e da organização do discurso.
6. Questionar lugares comuns e ideias feitas em torno da comunicação, da linguagem e dos media.
No termo do período de aprendizagem, os alunos com aproveitamento deverão ser capazes de:
1. Definir as principais escolas e modelos científicos da Comunicação, diferenciando os seus conceitos-base (comunicação por redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, …) e dominando as suas aplicações em situações práticas e actividades profissionais da Comunicação;
2. Identificar, descrever e relacionar os âmbitos técnicos e profissionais da Comunicação Institucional (branding, publicity, advertising) e o “ciclo de vida” do Plano de Comunicação, e a sua transformação e crescimento no digital, aplicando em situações e trabalhos práticos conceitos e ferramentas;
3. Reconhecer o papel social, económico e cultural das marcas e o seu lugar no contexto da comunicação de marketing, dominando conceitos e técnicas básicas da sua criação, extensão, gestão e aplicação;
4. Conhecer e aplicar um conjunto básico de saberes e técnicas específicas de comunicação da informação, na óptica de um “Gestor de Informação”, designadamente nos domínios da “estratégia da mensagem”, do briefing, da edição de conteúdos textuais e da organização do discurso.
5. Aplicar princípios estratégicos e técnicas de Comunicação Institucional e de Marketing nas Redes Sociais, dominando as suas tendências e riscos.
I.A Comunicação, as suas Ciências e Modelos
Os modelos matemático/processualista e semiótico/semiológico. Os pares redundância/entropia, ícone/símbolo, denotação/conotação, metáfora/metonímia.
II.A Comunicação e as Marcas
Semiótica e Branding. A marca: objetivos, evolução e tendências. Notoriedade e saliência; reputação e longevidade; interação e engagement. Posicionamento/diferenciação, gestão, extensão, licenciamento.
Estratégias e práticas de ativação.
O "storytelling".
“Superbrands” – casos. A identidade corporativa nas organizações.
III.O Plano de Comunicação: a Comunicação Institucional e o seu “ciclo de vida”
Posicionamento estratégico. Estratégia de públicos; Estratégia da mensagem; Estratégia de Meios. O Plano de Comunicação e o ciclo da gestão da Comunicação.
IV. O mix de comunicação
Branding, Publicity e Advertising. Realidades organizacionais e o mercado da comunicação. Desafios do digital.
V. As Redes Sociais. Desafios, tendências, riscos. Dimensões de uma estratégia de presença.
VI.A Comunicação e a Edição de Informação Textual
O “plain language”: objetivos e técnicas. O "briefing": estrutura. O "livro de estilo" na gestão de conteúdos e edição de texto.
VII. Trabalhos Práticos.
Aulas de exposição com recurso a análise de casos, realização de exercícios e leituras comentadas.
Desenvolvimento e apresentação pelos alunos de trabalhos práticos, individuais ou de grupo.
Palavras Chave
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Elaboração de projeto | 56,00 |
Estudo autónomo | 54,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação distribuída não inferior a 6.
Nota = 0,5 AD + 0,5 EF.
AD - Avaliação distribuída
EF - Exame final
1.Realização de exame equivalente a 50% da Classificação Final;
2.Realização de trabalho prático individual ou de grupo, com objecto a acordar com o docente, equivalente a 50% da Classificação Final.
A classificação atribuída poderá ser objecto de um exame de melhoria, em exame de recurso.