Código: | EEC0055 | Sigla: | PSDI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrónica e Sistemas Digitais |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEEC | 39 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
MI:EF | 4 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer aos alunos conhecimentos sobre aspectos tecnológicos e metodológicos do processo de projecto de sistemas digitais complexos para aplicações específicas, tendo em vista a sua realização em tecnologias microelectrónicas (circuitos integrados de aplicação específica - ASIC e sistemas digitais reconfiguráveis - FPGA). A atividade desenvolvida na unidade curricular é focada nas componentes de construção de modelos abstratos de sistemas digitais ao nível RTL, usando linguagens padrão para descrição de hardware digital (Verilog HDL), verificação por simulação lógica e síntese ao nível RTL, recorrendo a atividade prática trabalhada em torno de projetos orientados para plataformas FPGA.
Após a conclusão com sucesso desta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Identificar as tarefas principais que integram o fluxo de projecto industrial de sistemas digitais para diferentes tecnologias microelectrónicas (ASICs ou FPGAs).
- Dominar o processo de modelação de sistemas electrónicos digitais com linguagens de descrição de hardware digital (Verilog), nas perspectivas de simulação/verificação e de síntese automática ao nível RTL.
- Planear o processo de verificação para um sistema digital tendo por base ferramentas de simulação lógica e desenvolver plataformas de verificação elementares (“testbenches”).
- Construir circuitos sequenciais síncronos com um ou mais domínios de relógio e saber caracterizar as restrições temporais associadas ao projecto e implementação desse tipo de sistemas digitais, em particular no que se refere ao projecto de redes de distribuição de sinais de relógio.
- Avaliar comparativamente diferentes implementações de circuitos aritméticos para as operações elementares e implementar circuitos aritméticos dedicados sob restrições de área e desempenho dadas.
- Saber aplicar os processos e as tarefas para a integração de componentes pré-construídos (“IP cores”), concretizando num ambiente de projecto para dispositivos FPGA.
- Identificar os processos básicos associados ao consumo de energia em circuitos microelectrónicos digitais (em tecnologia CMOS) e aplicar os princípios elementares para o projecto de circuitos digitais de baixo consumo de energia.
- Desenvolver aptidões pessoais, profissionais e inter-pessoais (trabalho em grupo e comunicação escrita e oral) com a realização dos trabalhos laboratoriais em grupo e elaboração dos respectivos relatórios.
Conhecimentos básicos de sistemas digitais e álgebra de Boole
Projecto estruturado de Sistemas Digitais: fluxo de projecto; metodologias de projecto top-down e bottom-up; modelos para representação de sistemas digitais em diferentes níveis de abstracção; hierarquia e modularidade. Linguagens de descrição de hardware (HDLs); perspectivas da modelação, verificação e síntese lógica. Síntese de sistemas digitais ao nível da transferência entre registos (RTL). Princípios dos processos de síntese comportamental (alto nível). Verificação do projecto: validação funcional, verificação lógica e análise temporal; construção de modelos de teste (testbenches). Sistemas digitais síncronos; problemas associados à geração, gestão e distribuição de sinais de relógio; sistemas síncronos com diferentes domínios de relógio. Tecnologias reconfiguráveis de suporte à implementação de sistemas digitais: FPGAs e sistemas combinados FPGA/microprocessador. Síntese de unidades de controlo (controlpath) e de unidades de processamento de dados (datapath). Projecto de unidades de processamento dedicadas: arquitecturas de operadores aritméticos. Princípios de projecto (aos níveis RTL e arquitectural) orientado para baixo consumo de energia.
Nas aulas teóricas (2 horas) são expostos os assuntos que constituem o programa da disciplina. Nas aulas práticas (2 horas) serão desenvolvidos trabalhos laboratoriais que exercitam as metodologias de projecto, ferramentas e os conceitos apresentados nas aulas teóricas. Os trabalhos práticos são baseadas na utilização das ferramentas de projecto da XILINX, seguindo uma metodologia de projecto top-down baseada na linguagem de descrição de hardware Verilog, síntese automática e implementação em sistemas reconfiguráveis baseados em dispositivos FPGA. Todo o material de apoio, consistindo nos slides das aulas teóricas e guiões dos trabalhos a desenvolver nas aulas práticas, serão disponibilizados na página da disciplina.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Trabalho laboratorial | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho laboratorial | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Para além das condições estabelecidas nas normas gerais de avaliação, é necessária a obtenção de uma classificação mínima de 40% na componente de avaliação prática (trabalhos laboratoriais)
A classificação final (CF) da disciplina atribuirá 50% de peso ao exame final e 50% à classificação obtida nos trabalhos laboratoriais, sendo calculada segundo a seguinte fórmula: CF= 0,1*TP1 + 0,05*TP2 + 0,35*TP3 + 0,5*Ex onde: TPi: nota do trabalho prático i (i=1..3) Ex: nota do exame Para obter aprovação é necessário que, para além de obter uma classificação final mínima de 10 valores, atingir uma classificação mínima de 40% no exame final e de 40% no conjunto dos 3 trabalhos práticos.
As provas especiais realizadas fora das épocas normais de avaliação consistirão num exame e num trabalho prático, com os mesmos pesos referidos na secção Avaliação. Os alunos com estatuto especial que tenham já obtido uma classificação prática superior ao mínimo estabelecido (40%) em edições anteriores da disciplina poderão, se o desejarem, ser dispensados da realização da prova prática.
Os alunos com estatuto que os dispense da frequência das aulas práticas, realizarão uma prova complementar de avaliação prática à qual será atribuída uma valorização igual à estabelecida para o conjunto dos trabalhos práticos (10 valores em 20).
A melhoria de classificação poderá ser realizada separadamente para a componente prática (trabalhos laboratoriais) e teórica (exame). A melhoria de classificação da componente prática poderá ser feita no ano lectivo seguinte.
A língua de ensino preferencial é o Português. No entanto, caso existam alunos estrangeiros que não compreendam Português, poderá ser leccionada uma turma em Inglês.