Código: | EBE0214 | Sigla: | IB |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Economia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 48 | Plano de estudos oficial | 5 | - | 3 | 42 | 81 |
Após aprovação nesta unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: 1. Conduzir um processo robusto e exaustivo de screening de necessidades, incluindo: o desenvolvimento de descrições de necessidades, a análise do estado de doenças, o mapeamento das opções de tratamento disponíveis, a análise dos múltiplos stakeholders afetados por uma necessidade, a realização de análises de mercado, e a filtragem de necessidades. 2. Gerar conceitos de solução apropriados, incluindo: o desenvolvimento de soluções criativas para uma dada necessidade, e a seleção de conceitos de solução a desenvolver. 3. Planear e criar uma estratégia de desenvolvimento, incluindo: o desenvolvimento dos passos iniciais necessários para obter uma patente, a criação de uma estratégia de propriedade intelectual, a criação de uma estratégia regulatória. 4. Integrar planos e estratégias numa visão de negócio unificada, incluindo: o desenvolvimento de um plano de negócio.
O estudante participará em aulas expositivas com os docentes da UC e peritos convidados, e será integrado em equipas que trabalham numa combinação tecnologia/problema(s). O processo de ensino-aprendizagem estará centrado no trabalho (autónomo e tutorado) do estudante e será efetuada uma monitorização constante da evolução e da aquisição de conhecimentos e competências pelo mesmo, privilegiando a aquisição das competências, especializadas e específicas, que capacitam para o exercício profissional competente, para a intervenção social e para a investigação aquando da passagem do estudante para o mercado de trabalho.
1. Screening de necessidades. Desenvolvimento de descrições de necessidades. Fundamentos de estado de doenças. Opções de tratamento. Análise de stakeholders. Análise de mercado. Filtragem de necessidades. 2. Geração de conceitos. Geração de ideias e brainstorming. Screening de conceitos. 3. Fundamentos de propriedade intelectual. Fundamentos de regulação. Estratégia de propriedade intelectual. Estratégia regulatória. Estratégia de investigação e desenvolvimento. Estratégia de marketing e stakeholders. 4. Integração. Desenvolvimento do modelo de negócio.
A unidade curricular tem uma componente de sala e uma componente de projeto: - A componente de sala consiste de uma sessão semanal de 3 horas, e combina sessões práticas com seminários convidados com peritos em dispositivos médicos. As sessões práticas são sessões didáticas que se pretendem interativas e orientadas a problemas. - A componente de projeto consiste de uma sessão semanal de 1 hora hands-on, com sessões de mentoring e/ou coaching com docentes. A unidade curricular é ensinada por uma combinação de docentes da Universidade do Porto (UP), empreendedores na área dos dispositivos médicos, executivos de empresas da área, advogados de propriedade intelectual, e executivos de capital de risco. Os docentes realizam as sessões de coaching e mentoring, reunindo semanalmente com a equipa e proporcionando feedback e orientações relativamente ao projeto específico da equipa. Como tal, a unidade curricular constitui uma oportunidade única de adquirir experiência do mundo real enquanto ainda num ambiente académico.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Prova oral | 39,00 |
Trabalho escrito | 21,00 |
Trabalho prático ou de projeto | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Presença nas aulas práticas de acordo com o estipulado nas Normas Gerais de Avaliação.
A classificação final da unidade curricular será baseada em: • Trabalho #1 15% • Trabalho #2 15% • Trabalho #3 9% • Trabalho #4 21% • Participação nas Sessões 10% • Avaliação do Trabalho em Equipa 30%
Com o desenrolar da unidade curricular haverá quatro entregas de trabalhos de equipa: • Trabalho #1: Apresentação Oral & PowerPoint de Necessidades • Trabalho #2: Apresentação Oral & PowerPoint de Conceitos • Trabalho #3: Apresentação Oral & PowerPoint Final • Trabalho #4: Documento Final de Projeto.
A qualidade dos trabalhos e a participação nas sessões de sala, nas sessões de coaching e na evolução do trabalho da equipa será avaliada pelos docentes. As avaliações pelos membros da equipa contribuirão para a classificação na vertente do trabalho em equipa.
Não aplicável.
Não aplicável.