Código: | EBE0193 | Sigla: | IM |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Biomédica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Física |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEB | 6 | Plano de estudos oficial | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
MIB | 2 | Plano de estudos oficial | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
MI:EF | 1 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 4 | - | 6 | 56 | 162 |
O objectivo da unidade curricular é a aquisição dos conhecimentos básicos de Física relevantes para actividades de operação, manutenção ou investigação envolvendo equipamentos médicos usados em Imagiologia Médica. Os conhecimentos incluem os princípios físicos de base e os aspectos básicos da engenharia dos equipamentos.
Deverá ser obtida, no final da unidade curricular, proficiência nas seguintes áreas:
Princípios físicos básicos da radiação. Descrever a constituição da matéria e sua relação com a radiação, listar as grandezas físicas usadas na descrição da radiação e da sua propagação; distinguir entre os diferentes mecanismos de produção e de detecção da radiação; descrever a interacção da radiação com a matéria, em particular no contexto da imagiologia médica (raios X, raios gama) e explicar o fundamento da sua aplicação em imagiologia; resolver exercícios simples envolvendo estes assuntos.
Conceitos básicos sobre os equipamentos médicos. Enumerar os diferentes tipos de modalidades de imagiologia abordados; relacionar as modalidades com os princípios físicos na sua base; esquematizar as componentes do equipamento médico correspondente; descrever para cada modalidade as técnicas de produção da imagem.
Física experimental básica. Planear e realizar pequenas experiências: definir objectivos das experiências, estabelecer procedimentos, tratar os dados, formular conclusões fundamentadas e comunicar os resultados.
Cálculo e análise de dados. Usar folhas de cálculo ou pequenos programas para analisar dados das experiências e resolver problemas simples de física da radiação; recolher, interpretar e explicar informação contida em diagramas e planos técnicos de equipamentos. Saber extrair informação de diversas proveniências: cartas de nuclídeos, diagramas de decaimento, gráficos de dose, gráficos de atenuação, etc.
Desenvolvimento Pessoal. Trabalhar eficientemente em grupo e desenvolver capacidades de auto-avaliação e avaliação dos pares; comunicar com eficiência, sob forma escrita e oral; aprofundar a autonomia no estudo e o raciocínio argumentativo e crítico.
Aconselháveis: Fundamentos de Física (FFIS) e Matemáticas (MAT).
1-Fundamentos de Física da radiação: constituição da matéria e sua relação com a radiação; radiação electromagnética; produção de radiação; interacção da radiação com a matéria; detecção de radiação.
2-Raios-X: produção, atenuação e deteção de raios-X. Radiografia planar e tomografia computorizada (CT).
3-Medicina nuclear: propriedades dos núcleos, decaimentos e radioactividade; produção de radionuclídeos. Cintigrafia e tomografia computadorizada de emissão - SPECT e PET.
4-Protecção da radiação e dosimetria. Efeitos biológicos da radiação.
5-Ressonância magnética nuclear (RMN): princípios físicos da ressonância magnética nuclear. Imagiologia por RMN.
6-Ultrassons: física dos ultrassons. Sistemas de ecografia e modos de varrimento.
- Aulas teórico-práticas (TP) 2x1,5h/semana. As aulas poderão consistir em várias actividades: exposição e discussão dos conceitos; listagem dos objectivos, das leituras e das tarefas a realizar pelos estudantes no seu estudo; trabalhos de casa; explicação dos equipamentos e seu funcionamento; apresentação e discussão de demonstrações e simulações; resolução de problemas; actividades da avaliação distribuída, como testes curtos; experiências.
- Aulas práticas laboratoriais (PL) 1x1h/semana: realização de trabalhos laboratoriais simples sobre raios X (usando uma aparelho de raios-X didáctico) e ultrassons.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 80,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Para a obtenção de frequência à disciplina é necessário:
- Assistir ao mínimo legal de aulas teórico-práticas e práticas (75%);
- Realizar pelo menos 80% das actividades propostas.
A classificação final (CF) é dada pela expressão
CF = 0,20 AD + 0,80 EF
- AD é o resultado da componente da avaliação distribuída;
- EF é a classificação do exame final, que não poderá ser inferior a 10 valores.
Não estão previstos.
Não estão previstos.
Por exame, de acordo com as normas de avaliação em vigor.
Por exame, de acordo com as normas de avaliação em vigor.