Tecnologia Multimédia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2016/2017 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
26 |
CINF - Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
- Conhecer os conceitos fundamentais das tecnologias multimédia
- Conhecer conceitos e componentes fundamentais de redes de computadores
- Identificar aplicações informáticas de uso comum em tecnologias multimédia
- Conhecer ferramentas de produtividade no processamento e no tratamento da imagem
- Conhecer ferramentas de produtividade no tratamento de áudio
- Conhecer ferramentas de produtividade no tratamento de vídeo
- Conhecer ferramentas de criação e edição de conteúdos web
- Conhecer algumas técnicas no domínio da multimédia interativa
- Desenvolver capacidades de avaliação do processo de realização de produtos multimédia
- Conhecer as técnicas mais adequadas na concretização de produtos multimédia
- Desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização e de solidariedade na realização de projetos de trabalho em grupo
Resultados de aprendizagem e competências
- Adquirir os conhecimentos teóricos, serviços e aplicações multimédia e hipermédia, bem como as redes e protocolos mais relevantes
- Manipular corretamente aplicações informáticas para processamento e tratamento de imagem
- Manipular corretamente aplicações informáticas para tratamento de áudio
- Manipular corretamente aplicações informáticas para tratamento de vídeo
- Manipular corretamente aplicações informáticas para criação e edição de conteúdos web
- Manipular corretamente diversas técnicas de multimédia interativa
- Utilizar adequadamente conhecimentos e capacidades nas tecnologias da informação e da comunicação
- Utilizar adequadamente métodos e técnicas que permitam desenvolver a autoavaliação e a autoexigência de rigor nas tarefas realizadas
- Realizar projetos de trabalho em grupo que permitam desenvolver capacidades e atitudes de responsabilização, de solidariedade e de cooperação
- Utilizar, de forma criativa e crítica, conhecimentos, capacidades e atitudes na resolução de problemas concretos no âmbito da produção multimédia
- Manifestar abertura e curiosidade face à evolução das tecnologias, numa atitude de constante aprendizagem
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Capitulo 1. Introdução às tecnologias multimédia
- Definição e contextualização da terminologia multimédia;
- Tipos de informação multimédia;
- Características dos sistemas multimédia;
- Aplicações multimédia;
- Sistemas multimodais;
- Tecnologias Multimédia em Rede
Capitulo 2. Representação Digital da Informação
- Sinais analógicos e sinais digitais
- Processo de digitalização
- Vantagens e desvantagens da digitalização
Capítulo 3. Média Estáticos – Texto
- Tipos de texto
- Representação digital do texto
- Representação do aspeto visual dos caracteres
- Disposição dos conteúdos textuais
Capitulo 4. Média Estáticos – Imagens (Edição Bitmap e Vetorial)
- Funcionamento da cor
- Modelos de cor (sistemas de cor aditivo e de cor subtrativo)
- Principais formatos de imagem
- Compressão de imagens
- Imagens de estrutura mapa de bits e estrutura vetorial
- Digitalização, dimensões e resoluções
Capitulo 5. Média Dinâmicos - Som (Edição Som)
- Introdução ao áudio digital
- Conceitos fundamentais de som digital
- Conversão Analógica/digital e frequência de amostragem
- Principais formatos de ficheiros áudio
- Aquisição e Edição de som
- Adição de efeitos
- Adição de efeitos de som e música a filmes
- Exportação para ficheiros usados na Web.
- Compressões na produção Multimédia
Capitulo 6. Média Dinâmicos – Vídeo (Edição Vídeo)
- Definição de vídeo
- Frame rate e frequência de fusão
- Vídeo analógico e televisão
- Representação do vídeo
- Formatos de vídeo
Capitulo 7. Edição Web (Criação de conteúdos Web)
- Criação de documentos Web
- Títulos, parágrafos, listas, ligações, estilos de texto;
- Inserção de imagens, som e vídeos em páginas HTML;
- Cascading Style Sheets (CSS)
- Validação de páginas HTML
- Criação e configuração do Web Site
- Edição do Web Site local
- Sistemas de gestão de conteúdos (CMS)
Bibliografia Obrigatória
Nuno Magalhães Ribeiro ;
Multimédia e Tecnologias Interativas, FCA, 2012. ISBN: 9789727227440
Bibliografia Complementar
Monteiro Edmundo;
Engenharia de redes informáticas. ISBN: 972-722-203-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas decorrem em regime TP, havendo uma exposição de algumas temáticas fundamentais, que são desenvolvidas através do estudo de casos e da resolução de problemas, bem como pela realizações de tutoriais. No final do semestre os estudantes desenvolvem um trabalho prático, em grupo, com orientação tutorial.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências da comunicação > Publicação > Publicações electrónicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
35,00 |
| Participação presencial |
5,00 |
| Trabalho laboratorial |
15,00 |
| Trabalho prático ou de projeto |
45,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Tempo (Horas) |
| Estudo autónomo |
78,00 |
| Frequência das aulas |
54,00 |
| Trabalho de investigação |
30,00 |
| Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória de 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação:
Participação Presencial – 5%
Trabalho Laboratorial – 10%
Prova Escrita – 35%
Trabalho Prático – 45%
Apresentação – 5%
Classificação: 0,05*PP+0,1*TL+0,35*PE+0,45*TP+0,05*AP
Provas e trabalhos especiais
A definir com os alunos na primeira aula.
Melhoria de classificação
A definir com os alunos na primeira aula.