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Tecnologia dos Media

Código: PDMD003     Sigla: TM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Comunicação

Ocorrência: 2015/2016 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://ctp.di.fct.unl.pt/~nmc/2Semestre1415/tm/tm-en.html
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Media Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDMD 14 Plano de estudos oficial a partir de 2009/2010 1 - 7,5 42 202,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem por objectivos aprofundar e sistematizar os conhecimentos sobre tecnologias usadas em Media Digitais, considerando os seguintes tópicos:

  • Características principais dos diferentes media e da sua representação digital.
  • Processamento de informação multimédia.
  • Arquitecturas, modelos de software e ambientes para construção de aplicações multimédia.
  • Modelos de estruturação e navegação de informação multimédia e hipermédia.
  • Sistemas e aplicações avançados, incluindo aplicações móveis, interfaces tangíveis e realidade aumentada.

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado desta disciplina pretende-se que os alunos adquiram as seguintes competências:

  • Adquirir conhecimentos teóricos sobre os diferentes media e a sua representação digital;
  • Analisar e processar informação multimédia;
  • Definir e especificar a arquitetura e o software base para o desenvolvimento de aplicações avançadas no âmbito da multimédia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Introdução: panorâmica e desafios

  • Informação multimédia

    • Informação estática e informação dinâmica

    • Texto, imagem, áudio e vídeo: características e representação computacional

    • Representação da cor

    • Amostragem, resolução espacial e temporal

    • Formatos e normas de representação, compressão e transmissão



  • Processamento de informação

    • Filtros

    • Segmentação

    • Extracção de características



  • Desenvolvimento de aplicações integrando media digitais


    • Projecto multimédia

    • Ferramentas e ambientes de desenvolvimento

    • Arquitectura e desenvolvimento de aplicações


  • Sistemas hipermédia


    • Modelos e exemplos

    • Narrativa e hipermédia


  • Aplicações multimédia em dispositivos móveis, interfaces tangíveis e realidade aumentada

Bibliografia Obrigatória

Nuno Ribeiro; Multimédia e Tecnologias Interactivas, 2ª edição, FCA, 2006
Fernando Pereira, Paulo Correia et al; Comunicações Audiovisuais: Tecnologias, Normas e Aplicações, IST Press, 2009

Bibliografia Complementar

Joshua Noble; Programming Interactivity: A Designer's Guide to Processing, Arduino, and openFrameworks, O'Reilly Media, 2009

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas incluem uma componente de exposição dos tópicos teóricos e uma outra componente para desenvolvimento prático de projetos.

Serão realizados dois trabalhos:

  • Artigo de síntese e apresentação artigo de síntese, em tópicos da disciplina, com tema proposto pelo docente ou proposto pelo aluno e aprovado pelo docente. Este trabalho é individual. O artigo deve ter no máximo 10 páginas e deve ser usado o formato ACM. É importante incluir uma perspectiva crítica sobre o(s) tema(s) com comparação de diferentes aproximações e paradigmas. Pode ser usado um mapa de conceitos, apesar de não ser obrigatório, como os produzidos no ambiente VUE
  • Projecto, que inclui componentes de especificação e realização de um sistema multimédia. Identificam-se os requisitos, desenvolve-se uma proposta detalhada de arquitectura do sistema e são realizados alguns componentes específicos. Este trabalho pode ser feito individualmente ou em grupo (dois elementos). Estão disponíveis indicações para especificação de projectos. Para os diagramas de classes pode ser usada a linguagem UML, sobre a qual está disponível informação diversa, por exemplo Quick Reference  e  UML 2 Class Diagrams. Existe ainda uma ferramenta para gerar diagramas a partir de uma explicação textual. Para os diagramas de classe existem múltiplas ferramentas, por exemplo UMLet e Violet.

Software

VUE ( http://vue.tufts.edu/ )

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho laboratorial 100,00
Total: 202,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Artigo de síntese 30%
Projeto 70%

Observações

As aulas iniciam-se a 3 de março.
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