Código: | PDMD002 | Sigla: | LM |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Tecnologia da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=3176 |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Media Digitais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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PDMD | 14 | Plano de estudos oficial a partir de 2009/2010 | 1 | - | 7,5 | 42 | 202,5 |
Docente | Responsabilidade |
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António Fernando Vasconcelos Cunha Castro Coelho | Regente |
Teóricas: | 2,00 |
Orientação Tutorial: | 1,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teóricas | Totais | 1 | 2,00 |
João Tiago Pinheiro Neto Jacob | 0,50 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 1,00 |
João Tiago Pinheiro Neto Jacob | 1,00 |
Esta unidade curricular tem por objectivo o desenvolvimento de competências de concepção e desenvolvimento de soluções com base em tecnologias multimédia emergentes e num contexto de experimentação, onde se pretende a formulação de uma hipótese, a preparação e realização de testes, a extracção e análise dos resutados obtidos.
Possiveis tópicos a desenvolver:
a) new multimedia paradigms (virtual environments, mobile devices);
b) interactive narrative models for spatio-temporal data (metadata, networks, search results, etc): Depicting changes;
c) information processing and visualization for social media.
d) game analytics
e) Big data visualization
Não existem pré-requisitos, embora cada grupo de trabalho deva reunir conhecimentos complementares de a) tecnologias multimédia e programação, b) comunicação c) design de informação.
Aula 1: Sessão de apresentação.
Aula 2-12: Projecto, com a abordagem seguinte:
a) Concepção: enquadramento, descrição de um problema, formulação de hipóteses a validar/refutar. Descrição do planeamento do trabalho;
b) Levantamento do estado da arte relativo às áreas de conhecimento directamente envolvidas no problema/solução proposta;
c) Desenho dos testes a realizar e descrição de métricas de avaliação a observar.
d) Design e implementação do protótipo que servirá de base aos testes a realizar.
e) Execução dos testes e extracção de resultados.
f) Análise e discussão dos resultados. Conclusões sobre a(s) hipótese(s) formulada(s).
NOTA: Ao longo deste percurso cada grupo de trabalho deve:
i) Manter actualizado o relatório de projecto.
ii) Manter actualizada a página web de comunicação do projecto.
Aula 13: Apresentação do projeto.
Considerando a natureza multi-disciplinar da área multimédia e sendo esta uma unidade curricular centrada na prática laboratorial em contexto de programa doutoral, considera-se adequado o uso de um método de aprendizagem baseado em projeto.
Os projetos são desenvolvidos em grupos de 3 a 5 elementos. Cada grupo deve conter elementos com sensibilidades distintas e provenientes de áreas de formação heterogéneas e complementares (ex: tecnologia, design, comunicação).
Designação | Peso (%) |
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Trabalho laboratorial | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 26,00 |
Frequência das aulas | 39,00 |
Trabalho de investigação | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 97,00 |
Total: | 202,00 |
1. Realização obrigatória do trabalho programado, entrega dentro dos prazos definidos, apresentação do projecto na última aula. Deverá ser demonstrada a participação ativa no planeamento e concretização do projeto, por cada elemento do grupo.
Classificação mínima de dez valores, numa escala de zero a vinte valores, segundo o cálculo apresentado no campo 'Cálculo da classificação final' desta ficha de disciplina.
A classificação final resulta da média ponderada de:
a) 35% Estudo laboratorial (complexidade do problema, qualidade da hipótese formulada, preparação e realização dos testes, extracção e análise de resultados, conclusões);
b) 25% Solução implementada (grau de inovação, qualidade da produção, solução técnica);
c) 25% Comunicação e documentação do projeto, dos quais:
i) site + teaser (5%);
ii) relatório (20%).
d) 15% Apresentação e demonstração final.
Não existem.
Conforme previsto nas alíneas anteriores.
Não estão previstos mecanismos de avaliação especial.
Próximo ano lectivo.
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