Código: | EBE0016 | Sigla: | SELE |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências de Engenharia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Bioengenharia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIB | 89 | Plano de estudos oficial | 2 | - | 6 | 70 | 162 |
Fornecer os conhecimentos básicos de teoria e análise de sinais, contínuos e discretos, de eletrónica e de aquisição de dados, com especial realce nas aplicações em Bioengenharia, que permitam o encadeamento dos estudos com as unidades curriculares antecedentes e subsequentes.
São dados: o conceito de sinal em diversos domínios, as quantidades, as dependências temporais, a extração de características, a análise, síntese ou manipulação, as transformações matemáticas frequenciais.
É proposto o conceito de sistema e tratadas as suas características.
São tratadas a plataforma tecnológica eletrónica, a utilização de transdutores e sensores e as operações sobre sinais.
São estudadas no âmbito da computação digital a utilização da amostragem, da conversão A/D e D/A, dos sistemas de aquisição de dados e de geração de sinais.
Em paralelo, o estudante deve desenvolver o pensamento crítico para resolução de problemas, a capacidade de integração de conhecimentos e a dinâmica do trabalho em grupo.
As competências adquiridas devem estender-se às seguintes capacidades:
Conhecer sinais elementares e suas formulações matemáticas e saber calcular as principais características dos sinais.
Manipular e transformar sinais. Analisar e decompor sinais. Comparar sinais. Medir sinais no laboratório.
Sintetizar e gerar sinais artificialmente nos domínios analógico e digital e disponibilizá-los experimentalmente.
Operar com vários sinais e realizar a correlação ou a convolução entre eles.
Conhecer e manipular a descrição dos sinais no domínio frequencial pela série e pela transfomada de Fourier, nos domínios contínuo e discreto.
Conhecer a descrição de sistemas genéricos e suas propriedades e em particular de sistemas lineares e invariantes no tempo. Conhecer o significado e a forma de obter e de analisar a função característica de um sistema e a resposta em frequência.
Saber utilizar os diagramas de Bode.
Conhecer e utilizar os diagramas de blocos.
Aprender a calcular a resposta de um sistema a um sinal de entrada no tempo e na frequência.
Saber analisar um circuito eléctrico em corrente alternada e realizar a análise fasorial.
Conhecer, saber calcular e saber interpretar os circuitos com os blocos electrónicos básicos lineares, nomeadamente o amplificador operacional e os filtros elementares, e não lineares, nomeadamente o rectificador com díodo, o amplificador com transistor, o comutador com transistor e seus circuitos lógicos elementares e os comparadores sem e com histerese.
Conhecer os fundamentos teóricos e os processos electrónicos da amostragem e dos conversores A/D e D/A e saber interpretar o funcionamento dos sistemas de aquisição de dados e de produção computacional de sinais.
Análise matemática: funções, derivação, integração, limites, séries.
Números complexos.
Utilização de Matlab.
Circuitos eléctricos e sua análise elementar.
1. Exemplos de bio-sinais e de sistemas de processamento de bio-sinais. Sinais: Características; transformações, combinações, decomposição e comparação. Correlação de sinais.
2. Análise de Fourier para sinais contínuos e discretos. A Série de Fourier e a Transformada de Fourier.
3. Sistemas lineares e invariantes no tempo: resposta impulsional e convolução. Diagramas de blocos.
4. Resposta em frequência. Diagramas de Bode.
5. Análise de circuitos em corrente alternada: cálculo fasorial. Análise de circuitos recorrendo à análise de Fourier. Análise via equações diferenciais. Simulação.
6. Eletrónica analógica: dispositivos e funções básicas: díodo semicondutor, transístor, díodo zener, retificação, estabilização, amplificação, filtragem e modulação. Circuitos não lineares: limitadores, comparadores, circuitos lógicos elementares.
7. Amplificação operacional. Complemento de análise de circuitos. Circuitos lineares e não lineares.
8. Aquisição de dados: amostragem, quantificação, codificação e reconstrução de sinais.
-Aulas Teórico-Práticas: exposição com exemplos de cálculo, de sinais e de circuitos. Resolução de problemas em papel e em computador fora das aulas.
-Aulas laboratoriais: trabalhos de sinais e de eletrónica com guião incidindo sobre actividades de montagem electrónica experimental, medição e análise. Elaboração de relatórios fora das aulas.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 0,00 |
Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de relatório/dissertação/tese | 28,00 |
Estudo autónomo | 42,00 |
Frequência das aulas | 68,00 |
Trabalho laboratorial | 24,00 |
Total: | 162,00 |
Será obtida frequência à disciplina pelos alunos que tiverem assiduidade suficiente, de acordo com os regulamentos em vigor e que tiverem classificação positiva na avaliação da actividade laboratorial.
A classificação da actividade laboratorial será válida nos 2 anos subsequentes, caso não haja mudanças de assinalar no respectivo programa.
Aos estudantes que já possuam frequência válida recomenda-se assiduidade na presença nas aulas teórico-práticas, todavia não será exigida.
Classificação final na escala: 0-20 valores.
Elementos de avaliação:
7 relatórios dos trabalhos práticos => discussão escrita e classificações -> média pesada -> classificação CTR
2 provas escritas sobre as 2 partes da matéria: classificações CP1 (1ª parte) e CP2 (2ª parte)
Provas escritas:
Teste 1 obrigatório-> classificação CT1;
Teste 2 obrigatório-> classificação CT2;
Exame Normal:
1ª parte: (se CT1 < 10 => obrigatória; se CT1 >= 10 -> opcional) -> classificação CE1;
2ª parte (se CT2 < 10=> obrigatória; se CT1 >= 10 -> opcional -> classificação CE2;
Exame de Recurso:
1ª parte: Se max(CT1, CE1) < 10 => obrigatória -> classificação CR1;
2ª parte: Se max(CT2, CE2) < 10 => obrigatória -> classificação CR2;
Melhoria da classificação das Provas escritas: Se max(CT1, CE1) >= 10 e max(CT2, CE2) >= 10 -> Exame para Melhoria: 1 ou 2 partes -> classificações CM1 e/ou CM2;
Classificações:
Classificação relativa á 1ª parte da matéria -> CP1=max(CT1, CE1, CR1, CM1).
Classificação relativa à 2ª parte da matéria -> CP2=max(CT2, CE2, CR2, CM2).
Classificações mínimas obrigatórias:
Se CTR < 10 ou CP1 < 10 ou CP2 < 10 => reprovação
Fórmula de cálculo da Classificação final (CF):
CF=CP1 x 0,35 + CP2 x 0,35 + 0,3 x CTR
Alguns casos:
(classificação do Teste suficiente) Se (CT1 >= 10 e CT2<10)=> realizar o Exame Normal: 2ª parte -> classificação CE2 , OPCIONAL: fazer as 2 partes do Exame Normal -> classificação CE1 para melhorar CT1 e classificação CE2 para aprovação;
(classificação dos testes não suficientes) Se (CT1 < 10 e CT2 < 10) => realizar o Exame Normal: 2 partes -> classificações CE1 e CE2;
(aprovação e melhoria) Se (CTR e CP1 e CP2) >= 10 após Exame Normal => aprovação -> possibilidade de melhoria => Exame de melhoria: 1 ou 2 partes;
(classificação não suficiente após época normal) Se CTR >= 10 e (CP1 < 10 ou CP2 < 10) => fazer Exame de Recurso: 1 ou 2 partes;
CTR>18 valores ou CF>18 valores, devem ser confirmadas por meio de discussão ou prova oral.
Realização de 2 testes. Realização opcional de resolução de problemas propostos na aula. Os trabalhos laboratoriais realizados no âmbito da disciplina serão concluídos com a realização de relatório.
Não se aplica.
Idêntica à avaliação normal, excepto no respeitante à obtenção da frequência, em que se aplicarão os regimes legais em vigor.
Melhoria da classificação final: apenas se aplica aos resultados das provas escritas e pode ser realizada no exame de 2ª época ou em épocas subsequentes segundo os regulamentos.
A frequência das aulas teórico-práticas e laboratoriais é obrigatória e sujeita à legislação no tocante ao número máximo de faltas admissível. A justificação de uma falta a uma aula teórico-prática ou a uma aula laboratorial não a elimina para efeito de estudo e de aproveitamento, devendo os alunos faltosos realizar as actividades recomendadas ou os trabalhos respectivos numa outra aula ou em tempo extra curricular.
A falta injustificada a uma ou mais aulas laboratoriais sem demonstração da realização das actividades recomendadas, causará a consideração de resultados nulos na avaliação das referidas actividades.
Os relatórios produzidos devem obedecer às regras mais exigentes no respeitante à originalidade e citação das fontes de materiais.
Horário de atendimento aos alunos: segundas-feiras, das 12:30 às 13:00, das 14 às 16 e das 18 às 20:00 (sala I307).