| Código: | CINF032 | Sigla: | SORG |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia e Gestão Industrial |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 57 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 1 | - | 6 | - |
Compreender a importância das organizações, as suas principais correntes teóricas, o processo de gestão, os diferentes modelos e cultura organizacional. O curso terá um carácter teórico-prático, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias aplicadas a casos de estudo e a um projeto de estudo de uma empresa.
No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1. Compreender as organizações, o processo de gestão e a sua interligação na estratégia global da empresa.
2. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
3. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias.
4. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
5. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.
1. INTRODUÇÃO
1.1. Organização e Sociologia das Organizações
1.2. Os elementos das Organizações
1.3. Níveis de análise: indivíduo, grupo e organização.
2. EVOLUÇÃO DA TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
2.1. Teorias clássicas
2.2. A escola das relações humanas
2.3. Abordagem sistémica
2.4. Abordagem socio-técnica
2.5. Abordagem contingencial
2.6. A ‘learning organization’
3. O PROCESSO DE GESTÃO
3.1. Processo de planeamento
3.1.2. Missão e objetivos
3.1.3. Análise do meio ambiente externo
3.1.4. Análise do meio ambiente interno
3.1.5. Desenvolvimento de estratégias de negócio
3.2. Motivaçao
3.3. Liderança
3.4. Organização
3.4.1.Estruturas organizacionais
4. Cultura organizacional e gestão da mudança.
O ensino será suportado pelas seguintes componentes e atividades:
1. AULAS TEÓRICAS Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos das organizações, as teorias e ferramentas de gestão, que serão a base do trabalho prático.
2. AULAS PRÁTICAS Discussão de casos de estudo de empresas e aplicação dos conceitos estudados.
3. TRABALHO DE GRUPO O projeto do trabalho de grupo consiste no estudo de uma organização, as suas áreas funcionais e identificação dos potenciais melhorias.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Trabalho escrito | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Elaboração de projeto | 36,00 |
| Estudo autónomo | 60,00 |
| Frequência das aulas | 56,00 |
| Trabalho de investigação | 10,00 |
| Total: | 162,00 |
A avaliação de frequência tem um peso de 40% na classificação final e envolve a realização de um trabalho em grupo numa organização, a entrega de um relatório escrito final e uma apresentação oral do trabalhos, a realizar no fim do semestre.
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação dos elementos do grupo.
Nota mínima de 7,5 valores.
É obrigatória a presença em 75% das aulas práticas.
Nota final= 0,4*(relatório e apresentação de trabalho de grupo) + 0,6*(nota de exame)
A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação dos elementos do grupo.
O exame é sem consulta.
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 7,5 valores (em 20) em qualquer uma das componentes de avaliação.
Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.
nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.
Para obter aprovação é exigido um mínimo de 7,5 valores (em 20) em qualquer uma das componentes de avaliação.
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelo docente
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
A melhoria de classificação da parte prática será possível através de um trabalho individual adicional e de uma prova oral.
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.