Sociologia das Organizações
Ocorrência: 2011/2012 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Compreender a importância das organizações, as principais correntes teóricas da Sociologia das Organizações, e os diferentes modelos organizacionais, conjugando as bases teóricas com a sua aplicação a casos concretos de organizações.
Programa
Introdução
1. 1. Introdução
1.1. Organização e Sociologia das Organizações.
1.2. Os elementos das Organizações.
1.3. Níveis de análise: indivíduo, grupo e organização.
2. Evolução da Teoria das Organizações
2.1. Abordagem clássica: As organizações como máquinas
2.2. As organizações como organismos naturais
2.2.1. A escola das relações humanas
2.2.2. Teorias psico-sociológicas das organizações
2.2.3. As organizações como sistemas abertos
2.2.4 A abordagem sócio-técnica
2.2.5. Abordagem contingencial
2.3. As organizações como cérebros
2.3.1. A learning organization
2.4. As organizações como sistemas políticos
3. Configurações organizacionais
3.1. Elementos da estrutura organizacional
3.2. Tipos de estrutura organizacional
4. Mudança organizacional
Bibliografia Obrigatória
J. M. Carvalho Ferreira, José Neves, António Caetano; Manual de Psicossociologia das Organizações, Escolar Editora, 2011. ISBN: 9789725922972
Teixeira, Sebastião;
Gestão das organizações. ISBN: 84-481-4617-4
Bibliografia Complementar
Chambel, Maria José e Curral, Luís; Psicossociologia das Organizações, Texto Editora, 2000. ISBN: 972-47-0656-7 (3ª ed.)
Fred Luthans;
Organizational behavior. ISBN: 007-125930-9
Gomez-Mejia, Luis R.;
Management. ISBN: 0-07-111131-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas incluirão a exposição formal da matéria. As aulas práticas incidirão sobre a aplicação dos conceitos teóricos na análise e discussão de estudos de casos, bem como na realização e discussão de trabalhos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
48,00 |
|
|
| Trabalho |
Trabalho escrito |
52,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo da matéria leccionada |
Estudo autónomo |
60 |
|
|
Total: |
60,00 |
|
Obtenção de frequência
A avaliação de frequência envolverá a realização de um trabalho a realizar em grupo (40%):
(i) Participação nas aulas (5%)
(ii) Análise e apresentação de 1 caso de estudo (30%)
(iii) Participação na discussão dos trabalhos (5%)
Fórmula de cálculo da classificação final
nota final= 0,05*(participação nas aulas) + 0,3*(análise e apresentação do caso de estudo) + 0,05*(participação na discussão dos trabalhos) + 0,6*nota de exame.
Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.
Melhoria de classificação
A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.