Informática Básica
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos dos conhecimentos básicos necessários ao uso de computadores e habilitá-los a utilizar com desenvoltura as ferramentas de escritório electrónico: processamento de texto, folhas de cálculo, construção de apresentações e gestão de bases de dados
Programa
Introdução aos computadores e á informática. Tipos de computadores e seu funcionamento. Conceitos de Software e Hardware. Componentes de um computador. Representação de dados e sistemas de numeração. Introdução aos sistemas operativos: Comandos básicos, sistemas de ficheiros e execução de processos. Sistemas operativos e utilização do Windows. Conceitos básicos de redes de computadores e Internet.
Utilização de ferramentas de escritório electrónico. processamento de texto, folhas de cálculo, preparação de apresentações e gestão de bases de dados. Processadores de texto e ferramentas de edição electrónica. Tipos de documentos. Processamento de texto utilizando o Microsoft Word. Folhas de cálculo. Utilização do Microsoft Excel na elaboração de folhas de cálculo e construção de gráficos. Forma de estruturação e construção de slides, acetatos e apresentações electrónicas. Utilização do Microsoft Powerpoint. Sistemas de informação e bases de dados. Utilização do Microsoft Access.
Bibliografia Obrigatória
Grover, Chris;
Office 2007. ISBN: 978-0-596-51422-8
Cronan, John;
Microsoft Office Excel 2007. ISBN: 978-84-481-6437-9
Bott, Ed;
Using Microsoft Office 2007. ISBN: 0-7897-3517-1
Pires, Luísa Câmara;
Fundamental do Word 2007. ISBN: 978-972-722-584-2
Bibliografia Complementar
Comer, Douglas E.;
The Internet book. ISBN: 0-13-030852-8
REIS, Luís Paulo ; Representação de Dados e Sistemas de Numeração, Faculdade de da Universidade do Porto, 2001
Sérgio Sousa;
Tecnologias de informação. ISBN: 972-722-197-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas serão usadas para exposição formal da matéria, com recurso a acetatos, apresentações electrónicas e demonstrações com auxílio de um video-projector, acompanhadas da apresentação de exemplos e sua discussão. Nas aulas práticas serão propostos exercícios para resolução e trabalhos práticos.
Software
OpenOffice
UBUNTU Edição FEUP
Windows 7
Microsoft Office
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Teste 1 |
Exame |
2,00 |
|
|
| Teste 2 |
Exame |
3,00 |
|
|
| Trabalho prático final |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
|
| Trabalhos práticos ao longo do semestre |
Teste |
31,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação das aulas |
Estudo autónomo |
30 |
|
|
Total: |
30,00 |
|
Obtenção de frequência
Um aluno inscrito obtém frequência se não exceder o limite de faltas legalmente estabelecido (É OBRIGATÓRIO ter 75% DE PRESENÇAS EM TODAS AS AULAS) e obtiver um mínimo de 30% na avaliação das frequênbcias e trabalhos práticos.
Fórmula de cálculo da classificação final
Final = 0.7 * (Freq1+Freq2)/2 + 0.3 * Trab
Provas e trabalhos especiais
Não há provas nem trabalhos especiais. A disciplina tem 30% de avaliação prática requerida a todos os inscritos e que é o resultado da realização dos trabalhos práticos nas épocas em que são propostos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação prática realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. A avaliação prática é baseada na realização de 1 trabalho prático durante o semestre. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes as sessões de avaliação prática a que irão comparecer.
Melhoria de classificação
Melhoria pode ser realizada nas épocas de exame disponíveis segundo o calendário escolar da LCI.