Informação Empresarial
Ocorrência: 2011/2012 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
* To explain the concept of enterprise information management, its components and their relationships - content management, document management, record management, business process management;
* To characterize the modern information technology systems used in EIM: CMS, BPMS, wiki systems, etc.;
* To explain the opportunities and constraints to effective EIM;
* To explain the value of intra and inter-organizational collaboration in modern enterprises and the role of information technology in collaborative structures and processes;
Programa
1. Enterprise Content Management
* Enterprise strategies and technologies to capture, manage, store, preserve and deliver organizational content
* Technologies and solutions for DM, ERM, BPM, WCM, and Collaboration
* Information governance structure and responsibilities
* Integration techniques and migration
* Implementation planning and execution
2. Information Organization & Access
* Enterprise search
* Content inventory and classification
* Taxonomy creation and management
* Information presentation
3. Collaborative Information Management
* Collaborative processes in organizations
* Organizational structures and cultural contexts for collaboration
* The opportunities and dillemas of information and knowledge sharing
* Technologies and the convergence of collaboration and information management
4. Trends in Enterprise Information Management
* Enterprise 2.0: Evolution and definition of Enterprise 2.0 technologies; Frameworks and concepts; Worker models for Enterprise 2.0; Assessing organizational readiness; Best practices for implementing Enterprise 2.0;
* Semantic Web: concepts and technologies applied to EIM.
* (here it is supposed to have several "hot topics" to be analysed in the lght of the previous chapters)
Bibliografia Obrigatória
Danny Wallace; Knowledge Management: Historical and Cross Disciplinary Themes, Libraries Unlimited, 2007. ISBN: 978-1-59158-502-2
Ann Rockley; Managing Enterprise Content: A Unified Content Strategy, New Riders, 2002. ISBN: 978-0735713062
William Inmon ; Business Metadata: Capturing Enterprise Knowledge, Morgan Kaufmann, 2007. ISBN: 978-0123737267
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino orientado ao projecto.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
33,00 |
|
|
| Trabalho 1 (turma) |
Trabalho escrito |
24,00 |
|
2012-04-30 |
| Trabalho 2 (grupo) |
Trabalho escrito |
54,00 |
|
2012-06-04 |
| Exame final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo e leituras para as aulas |
Estudo autónomo |
22 |
|
|
Total: |
22,00 |
|
Obtenção de frequência
Nota mínima de 40% em todas as componentes da avaliação.
Frequência de pelo menos 75% ds aulas práticas.
A frequência de anos anteriores não dá frequência no ano atual, isto é, se o estudante tem uma nota prática de um ano anterior em que reprovou, essa nota não conta para o ano atual.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 0,6*prática+0,4*exame
A parte prática é constituída por 2 trabalhos:
Trabalho 1 (turma) - semana 7 (20%)
Trabalho 2 (grupo) - semana 13 (70%)
Presença e participação nas aulas práticas - (10%)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes, dirigentes associativos, etc. deverão realizar os 2 trabalhos práticos definidos. Devem procurar inserir-se em grupos de trabalho na primeira aula e depois realizarão os trabalhos conforme o planeado em cada grupo. Embora não sejam obrigatória a presença nas aulas práticas, devem no entanto estar presentes nas aulas em que há pontos de avaliação.
É obrigatória a presença de TE's, DA's nas seguintes aulas:
semana 1: 16FEV (constituição dos grupos)
semana 9: 12ABR (avaliação trabalho 1)
semana 10: 26ABR (avaliação intermédia do trabalho 2)
semana 13: 1JUN (avaliação final do trabalho 2)
Por cada falta nestas aulas será descontada classificação nos 10% da participação e na classificação individual no trabalho em questão.
Melhoria de classificação
Não é possível melhorar a componente trabalho de grupo e participação nas aulas.