Gestão da Informação
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
No fim da UC os estudantes deverão ser capazes de:
- formular as origens, fundamentos e conceitos de gestão de informação em contexto organizacional
- comentar, de forma fundamentada, o mapeamento das teorias e técnicas de gestão à gestão da informação
- comentar, de forma fundamentada, as abordagens da informação como activo organizacional
- comentar, de forma fundamentada, as diversas abordagens do valor da informação em contexto organizacional
- produzir um plano estratégico de gestão de informação para uma organização
- produzir um plano de auditoria de informação para uma organização
Programa
Origens, fundamentos e conceitos de gestão de informação em contexto organizacional
Oportunidade e viabilidade da aplicação das teorias e técnicas de gestão à gestão da informação
Abordagem da informação como activo organizacional
Abordagens do valor da informação em contexto organizacional
Relação natureza da organização com gestão estratégica de informação
Auditorias de informação: teoria e implementação
Bibliografia Obrigatória
Judith Broady-Preston and Tim Hayward;
Strategy, information processing and scorecard models in the UK financial services sector
Michael Lesk;
Understanding digital libraries. ISBN: 1-55860-924-5
Wilson, T. D.;
Information management
Huotari, Maija-Leena; Wilson; Determining Organizational Information Needs, 2001
Joyce Kirk;
Information in organisations
IB Proceedings; Information for business, the business of Information, 1987
Chu, Choo Wein ; Information Research
Wilson ; Information Needs and Uses. In Fifty Years of Information Progress., 1994
Bibliografia Complementar
Catela; Information as a Corporate Asset. Information and Management., 1981
Ellis, D.;
Information management and information work
Towards a flexible information architecture., Journal of Information Systems., 1993
Davenport, L.; Information Management: an Educational Perspective, International Journal of Information Management, 1988
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica com discussão e avaliação final da aula
Resolução, em grupo, de um estudo de caso associado a cada aula teórica e prática.
O Caso em estudo, que deverá ter servido de suporte à apresentação teórica, será resolvido, em grupo, na aula prática seguinte.
Aos estudantes, integrados em grupos, será requerida a submissão de um relatório semanal. O Moodle é o espaço de submissão de documentos
Os relatórios deverão ser objecto de uma apresentação na aula prática seguinte.
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Exame Final |
Teste |
2,00 |
|
2011-02-11 |
| Exercícios Práticos |
Teste |
52,00 |
|
2010-12-17 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo Individual |
Estudo autónomo |
52 |
2011-02-11 |
|
Total: |
52,00 |
|
Obtenção de frequência
Cumprimento da assiduidade, não excedendo o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas.
Realização, em grupo, dos estudos de caso associados a cada aula teórica e prática, considerada como avaliação contínua.
Alunos dispensados de frequência das aulas poderão excepcionalmente submeter os trabalhos práticos individualmente, após autorização dos docentes.
Para os alunos dispensados de frequência das aulas, os 15% da avaliação correspondente à participação nas aulas serão obtidos através da presença em pelo menos duas reuniões individuais com os docentes, a serem agendadas por comum acordo.
Fórmula de cálculo da classificação final
15% para participação nas aulas, nomeadamente através de uma presença activa e colaborativa, 40% para avaliação contínua e 45% para exame final.
Em cada uma das componentes é necessária obtenção de uma classificação mínima de 8 valores.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os alunos dispensados de frequência das aulas, os 15% da avaliação correspondente à participação nas aulas serão obtidos através da presença em pelo menos duas reuniões individuais com os docentes, a serem agendadas por comum acordo.
Melhoria de classificação
Resolução de um caso teórico e prático