Fontes de Informação e Serviços de Referência
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Ciência da Informação |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnica, desenvolvendo concomitantemente o seu sentido crítico no processo de referência.
Programa
1. A era da (des)informação
1.1 - Explosão documental e as leis de Shenk - Data smog.
1.2 - O impacto do "Data smog" no desenvolvimento do pensamento e nas ferramentas de informação.
1.3 - Dos consumidores aos prossumidores.
2. Fontes de informação
2.1 - Tipologias de fontes de informação.
2.2 - Informação e fontes disponíveis.
2.3 - Protocolos de comunicação, informação e rede eletrónica.
2.4 - Criação e gestão de referências bibliográficas em ciência e tecnologia: (1) referência de fontes de informação; (2) utilização do Mendeley.
3. Pesquisa, recuperação e organização dos resultados selecionados.
3.1 - O processo de referência: (1) a entrevista de referência; (2) análise da necessidade de informação; (3) formulação da estratégia de pesquisa; (4) Atribuição da resposta e verificação da sua pertinência.
3.2 - Pesquisa de informação na Web.
3.3 - Organizar as pesquisas e representar o conhecimento: FreeMind
4. Avaliação da qualidade das fontes de informação
4.1 - Avaliação e seleção de fontes de informação.
4.2 - Fatores de impacto de publicações periódicas.
5. Serviços de informação e referência
5.1 - A evolução dos serviços de referência: tendências atuais e o papel do bibliotecário de referência.
5.2 - Modelos de serviços de informação e referência.
5.3 - Difusão seletiva da informação: (1) princípios éticos; (2) serviços específicos para grupos singulares.
5.4 - Tecnologias de colaboração.
Bibliografia Obrigatória
G. G. Chowdhury, Sudatta Chowdhury;
Information sources and searching on the World Wide Web. ISBN: 1-85604-394-0
Devine, Jane; Egger-Sider, Francine; Going Beyond Google: The Invisible Web in Learning and Teaching, Neal-Schuman, 2009
Silva, Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Recursos de informação: serviços e utilizadores, Universidade Aberta, 2010
Shenk, David; DATA SMOG: Surviving the information glut, HarperEdge, 1998
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções. A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo no contacto e trabalho com as fontes de informação, na análise documental, na experimentação de diferentes aplicações e simulação de casos.
Software
FreeMind
Labyrinth
Mendeley
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
| Exercícios práticos |
Teste |
23,00 |
|
|
| Teste |
Exame |
1,00 |
|
|
| Exame |
Exame |
2,00 |
|
|
| Trabalho |
Trabalho escrito |
25,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Estudo individual |
Estudo autónomo |
45 |
|
|
Total: |
45,00 |
|
Obtenção de frequência
AD = 15% Teste + 35% Trabalho
Exame 50%
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota = 50% AD + 50% EX
Provas e trabalhos especiais
O 'Trabalho', um dos elementos de avaliação, requer a realização de um trabalho de grupo, sendo os grupos constituídos por de três elementos. A sua classificação poderá ser diferente para os distintos elementos do mesmo grupo.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação poderá ser obtida:
- na componente teórica por via da repetição do exame;
- na componente prática pela apresentação de um novo trabalho subordinado a um novo tema proposto pelo docente.