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Fontes de Informação e Serviços de Referência

Código: CINF010     Sigla: FISR

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2011/2012 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 45 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 5 3 3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Dotar os alunos de competências necessárias para dar resposta a diferentes necessidades de informação, potenciando o contacto com fontes de informação de caráter geral e científico-técnica, desenvolvendo concomitantemente o seu sentido crítico no processo de referência.

Programa

1. A era da (des)informação
1.1 - Explosão documental e as leis de Shenk - Data smog.
1.2 - O impacto do "Data smog" no desenvolvimento do pensamento e nas ferramentas de informação.
1.3 - Dos consumidores aos prossumidores.

2. Fontes de informação
2.1 - Tipologias de fontes de informação.
2.2 - Informação e fontes disponíveis.
2.3 - Protocolos de comunicação, informação e rede eletrónica.
2.4 - Criação e gestão de referências bibliográficas em ciência e tecnologia: (1) referência de fontes de informação; (2) utilização do Mendeley.

3. Pesquisa, recuperação e organização dos resultados selecionados.
3.1 - O processo de referência: (1) a entrevista de referência; (2) análise da necessidade de informação; (3) formulação da estratégia de pesquisa; (4) Atribuição da resposta e verificação da sua pertinência.
3.2 - Pesquisa de informação na Web.
3.3 - Organizar as pesquisas e representar o conhecimento: FreeMind

4. Avaliação da qualidade das fontes de informação
4.1 - Avaliação e seleção de fontes de informação.
4.2 - Fatores de impacto de publicações periódicas.

5. Serviços de informação e referência
5.1 - A evolução dos serviços de referência: tendências atuais e o papel do bibliotecário de referência.
5.2 - Modelos de serviços de informação e referência.
5.3 - Difusão seletiva da informação: (1) princípios éticos; (2) serviços específicos para grupos singulares.
5.4 - Tecnologias de colaboração.

Bibliografia Obrigatória

G. G. Chowdhury, Sudatta Chowdhury; Information sources and searching on the World Wide Web. ISBN: 1-85604-394-0
Devine, Jane; Egger-Sider, Francine; Going Beyond Google: The Invisible Web in Learning and Teaching, Neal-Schuman, 2009
Silva, Armando Malheiro da; Ribeiro, Fernanda; Recursos de informação: serviços e utilizadores, Universidade Aberta, 2010
Shenk, David; DATA SMOG: Surviving the information glut, HarperEdge, 1998

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição formal da matéria nas aulas teóricas apoiada em projeções. A componente prática da unidade curricular assenta sobretudo no contacto e trabalho com as fontes de informação, na análise documental, na experimentação de diferentes aplicações e simulação de casos.

Software

FreeMind
Labyrinth
Mendeley

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Exercícios práticos Teste 23,00
Teste Exame 1,00
Exame Exame 2,00
Trabalho Trabalho escrito 25,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo individual Estudo autónomo 45
Total: 45,00

Obtenção de frequência

AD = 15% Teste + 35% Trabalho
Exame 50%

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota = 50% AD + 50% EX

Provas e trabalhos especiais

O 'Trabalho', um dos elementos de avaliação, requer a realização de um trabalho de grupo, sendo os grupos constituídos por de três elementos. A sua classificação poderá ser diferente para os distintos elementos do mesmo grupo.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos trabalhadores e as restantes exceções não estão dispensados da apresentação de todos os elementos de avaliação, regendo-se pelas mesmas regras de avaliação dos alunos regulares.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação poderá ser obtida:
- na componente teórica por via da repetição do exame;
- na componente prática pela apresentação de um novo trabalho subordinado a um novo tema proposto pelo docente.
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