Análise de Sistemas de Informação II
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| CINF |
39 |
Plano Oficial para 2007/2008 |
3 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira competências para que, dada uma situação de potencial introdução ou desenvolvimento de um sistema de informação numa organização, conduza um processo de análise que leve à definição dos requisitos técnicos e organizacionais detalhados desse sistema. As competências adquiridas situam-se nas áreas científicas da engenharia de requisitos, da sociologia e da gestão.
Programa
Parte A - Análise organizacional para sistemas de informação
1. Métodos e modelos para análise organizacional
1.1 Imagens da organização e sistemas de informação.
Breve revisão das mais importantes metáforas organizacionais e sua influência na análise de sistemas de informação. Organizações como máquinas, organismos, cérebros, culturas, sistemas políticos.
1.2 A perspectiva de processos de negócio nas organizações
Cadeias de valor. Engenharia e reengenharia de processos. Processos inter-organizacionais.
2. Modelação organizacional segundo uma perspectiva de processos de negócio
2.1 Modelação da organização. Vistas na modelação da organização. Modelação de processos de negócio.
2.2 Modelação da organização com a Unified Modelling Language (UML). Extensões da UML para representação de processos organizacionais.
2.3 Vistas organizacionais e sua modelação
Vista de Estratégia. Vista de Processos. Vista de Estrutura. Vista de Comportamento.
2.4 Outras linguagens de modelação de processos.
Parte B - Elaboração e especificação de requisitos de sistemas de informação
4. Introdução aos requisitos de sistemas de informação
4.1 Requisitos
Noção e importância dos requisitos de um sistema . O papel da análise e especificação de um sistema. Domínios de aplicação, aspectos interdisciplinares da análise e especificação de requisitos.
4.2 O processo de Engenharia de Requisitos (ER)
Aspectos organizacionais, modelos de processo de ER, actores do processo, suporte e gestão de processo, qualidade e melhoria de processo.
5. Identificação e elaboração de requisitos
Identificação de fontes de requisitos, técnicas de identificação e elaboração, processo de identificação e elaboração, participação dos "stakeholders", requisitos sócio-técnicos, requisitos de sistemas de actividades humanas, critérios de avaliação, optimização conjunta.
6. Documentação e modelação de requisitos
6.1 Descrição de requisitos
Descrições em linguagem natural e semi-estruturada. Linguagens semi-formais. Modelos conceptuais. O documento de requisitos. Estrutura de documentos de requisitos. Normas. Aspectos negociais e contratuais.
6.2 Modelação de requisitos
Modelação de requisitos com casos de utilização ("use cases" da UML).
Bibliografia Obrigatória
Kotonya, Gerald;
Requirements engineering. ISBN: 0-471-97208-8
Eriksson, Hans-Erik;
Business modeling with UML. ISBN: 0-471-29551-5
Avison, David;
Information systems development. ISBN: 0-07-711417-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas:
Leitura prévia e e discussão de capítulos e/ou casos de estudo sobre um tema do programa da disciplina
Nas aulas teórico-práticas decorrem as seguintes actividades:
Realização de 2 trabalhos práticos.
Software
Ferramenta para Mapas de Conceitos
Será usado um sistema "wiki" para apoio às aulas práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Trabalhos de grupo |
Trabalho escrito |
30,00 |
|
2007-12-21 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Nota mínima de 40% em qualquer das componentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
nf=0,4*exame+0,5*trabalhos+0,1*av. continua
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos em regime especial que não possam frequentar a disciplina obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho e outros temas que os docentes julgarem adequados.
Melhoria de classificação
1. A melhoria de classificação da parte prática será possível através de um trabalho individual adicional e de uma prova oral.
2. A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.