Saltar para:
Logótipo
This page is not available in english A Ajuda Contextual não se encontra disponível Autenticar-se
FEUP
Você está em: Início > Ajuda sobre Inquéritos Pedagógicos
Autenticação






Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Inquéritos Pedagógicos

Introdução

Tendo em vista o contínuo melhoramento da qualidade do ensino nos cursos de pré e pós-graduação da Universidade do Porto, realiza-se semestralmente um Inquérito Pedagógico a todos os estudantes. Este inquérito é suportado pelo sistema de informação SIGARRA, em conformidade com o modelo definido na Universidade.

O Inquérito Pedagógico é configurado no sistema SIGARRA com a opção de “anonimato”, ficando garantido que o número, nome do estudante não fica associado às respostas dadas.

No final de cada semestre e no período definido para o efeito, o inquérito pedagógico fica disponível no SIGARRA e os estudantes podem seleccionar as unidades curriculares que frequentam − que lhe são apresentadas com base na informação proveniente das inscrições no respectivo ano lectivo − , e a que docentes se irão referir, para cada tipo de aula.

Pelo facto de se garantir o anonimato dos respondentes não é possível associar as respostas de um mesmo respondente nos vários focos de avaliação que o inquérito contempla.

Apela-se vivamente a todos os estudantes que respondam ao inquérito para todas as unidades curriculares e docentes que lhe dizem respeito.

Pelo facto de se garantir o anonimato dos estudantes não é possível relacionar as respostas de um mesmo estudante nos vários focos de avaliação que o inquérito contempla.

O preenchimento do inquérito é voluntário. O SIGARRA apresenta sempre o inquérito aos estudantes que ainda o não completaram, mas não impede a navegação no sistema, caso os estudantes optem por não responder.

Análise dos Resultados

Permissões de acesso

Os critérios em vigor para o acesso aos resultados dos inquéritos pedagógicos são os seguintes:
  • Parte do inquérito relativa às unidades curriculares:
    • Acessível a toda a comunidade académica da UO em causa (e a toda a comunidade académica da U.PORTO logo que o SIGARRA o possibilite).
  • Parte do inquérito relativa aos docentes das unidades curriculares:
    • Reitor - acesso à totalidade das respostas de todos os cursos da U.PORTO e aos resultados globais;
    • Director/Presidente de Conselho Directivo, Presidente do Conselho Científico e Presidente do Conselho Pedagógico - acesso à totalidade das respostas de todos os cursos da respectiva unidade orgânica e aos resultados globais;
    • Director de curso - acesso à totalidade das respostas do respectivo curso e aos resultados globais;
    • Cada docente - acesso à totalidade das respostas da respectiva unidade curricular e aos resultados globais;
    • Estudantes - acesso aos resultados globais.
Cada Unidade Orgânica, se o desejar, pode definir permissões de acesso mais abrangentes.

Os resultados dos inquéritos pedagógicos ficam acessíveis aos estudantes, de acordo com as permissões indicadas acima, no final do período de activação dos mesmos. Para os não discentes, os resultados ficam acessíveis, também de acordo com as permissões indicadas acima, à medida que as respostas vão sendo registadas no sistema.

Visualização

A visualização dos resultados do Inquérito Pedagógico, em qualquer das vertentes de análise, pode em geral fazer-se de forma gráfica ou na forma de tabela. Os resultados apresentam-se sob a forma gráfica se a selecção na caixa “Tipo de Análise” for “Gráfico Global”. Se a selecção for “Tabela Comparativa”, os resultados apresentam-se sob a forma de tabela. É sempre possível alterar a selecção, em qualquer momento, conforme o pretendido.

Eixos de Análise

A análise de um inquérito pode ser feita segundo dois eixos:
  • Abrangência – pode ser efectuada uma análise ao nível da instituição, por curso, por ano curricular, por unidade curricular e por docente.
  • Nível de detalhe – pode ser efectuada uma análise global do inquérito, uma análise por dimensão (agrupamentos de perguntas) ou uma análise por pergunta.
O acesso aos diferentes níveis está ou não disponível, dependendo das permissões de acesso de cada um.

Página do Curso

A visualização dos resultados do Inquérito Pedagógico no SIGARRA ao nível da página do Curso está orientada na perspectiva dos órgãos de gestão e dos directores de curso.

Assim, é possível, por exemplo, ver as estatísticas globais do inquérito ao nível da instituição, bastando para tal seleccionar a visualização dos resultados para todos os cursos, todos os anos e todas as unidades curriculares, seleccionando o valor “Todos” nas respectivas caixas de selecção.

Analogamente, através da selecção dos valores apropriados, é possível visualizar os resultados globais de um curso, ou de um ano curricular. Por omissão, os valores são seleccionados para corresponderem ao curso em apreço, para todos os anos e unidades curriculares do mesmo.

É ainda possível seleccionar o nível de detalhe: “Global", “Dimensão” (agrupamentos de perguntas), ou “Pergunta” (análise por pergunta).

Na análise por gráfico global, cada barra do histograma representa uma gama definida na configuração do inquérito. Essas gamas estão indicadas na respectiva legenda, correspondendo à escala, em que “1” é o nível mais baixo da característica avaliada (ver manual Construção e Validação do Inquérito Pedagógico da Universidade do Porto).

Indica-se abaixo de cada gráfico, o número total de inquéritos de unidades curriculares (ou de docentes) respondidos e o número total de unidades curriculares (ou de docentes) existentes, para a selecção de visualização de resultados seleccionada (curso, ano curricular, unidade curricular). Por exemplo, para um dado curso, considerando-se todos os anos e unidades curriculares, a análise, por gráfico global para o nível de detalhe avaliação, apresenta um histograma para cada uma das dimensões unidades curriculares e docentes. O número total de unidades curriculares apresentado, abaixo do respectivo gráfico, é igual à soma dos valores apresentados no topo de cada barra do histograma, significando que para aquela totalidade de unidades curriculares, N1 unidades curriculares foram classificadas na 1ª gama, N2 na 2ª gama, etc. Uma vez que o inquérito é voluntário e cada estudante selecciona as unidades curriculares a que quer responder, o número de inquéritos de unidades curriculares respondidos é a soma do número de inquéritos de unidades curriculares respondidos por cada um dos estudantes que participaram. O mesmo se diz para a totalidade de inquéritos de docentes. Estes números são indicativos do significado estatístico dos resultados obtidos.

Os gráficos que se obtêm quando se escolhe o nível de detalhe dimensão são gráficos com várias barras em cada gama, sendo cada barra representativa de uma pergunta. O eixo horizontal indica, tal como anteriormente, os valores das respostas possíveis às perguntas, nas gamas configuradas, e o eixo vertical representa a contagem de respostas dadas a essa pergunta.

Quando se escolhe o nível de detalhe “Pergunta” e o tipo de análise “Gráfico Global” mostram-se também gráficos de barra para as dimensões relacionadas com os estudantes, unidades curriculares e docentes. Cada linha representa os resultados obtidos para a pergunta respectiva. De novo, o eixo horizontal indica os valores das respostas possíveis às perguntas e o eixo vertical representa a contagem de respostas dadas a essa pergunta.

Quando o tipo de análise seleccionado corresponde à “Tabela Comparativa”, as tabelas apresentadas são auto-explicativas. Os valores em cada coluna podem ser ordenados por ordem crescente ou decrescente usando-se os símbolos “seta para cima” ou “seta para baixo”. Salienta-se que nas tabelas se apresenta a média, o desvio padrão e a contagem de resultados. Nas tabelas que incluem a listagem de docentes é possível comparar os resultados obtidos a uma unidade curricular com os obtidos nas restantes unidades curriculares leccionadas. Para tal basta seleccionar, na última coluna da tabela, o ícone (salienta-se que o acesso a este nível de detalhe depende das permissões atribuídas a quem está a efectuar a análise).

Página da Unidade Curricular

Na página de cada unidade curricular existe igualmente a opção “Inquéritos”, neste caso apresentada na perspectiva dessa unidade curricular. Assim, por omissão, a abrangência é a unidade curricular e o nível de detalhe é “Global”. É possível alterar os valores por omissão, para uma análise distinta. Os gráficos e tabelas apresentados são idênticos aos referidos para os cursos.

Página do Docente

Os docentes podem analisar os resultados nas dimensões que lhes dizem respeito, seleccionando a opção “Inquéritos Pedagógicos” apresentada na sua página pessoal institucional.

Note-se que na página pessoal institucional de cada docente existe também a opção “Inquéritos”, todavia esta opção não se destina a visualizar os resultados do inquérito pedagógico. Destina-se a permitir que o docente possa aceder a quaisquer inquéritos que a instituição tenha activos no SIGARRA e a que o docente possa responder.

O docente pode seleccionar o nível de detalhe que pretender: Global, Dimensão (agrupamento de perguntas) ou Pergunta (análise por pergunta).

Os resultados apresentam-se apenas na forma de tabela, para as dimensões relativas ao docente. Cada tabela apresenta a lista de unidades curriculares que o docente lecciona e que obteve respostas, com a média, desvio padrão e contagem de respostas obtidas para cada unidade curricular, para as perguntas pertencentes à dimensão em causa.

Nas tabelas que incluem a valores relativos ao docentes é possível comparar os resultados obtidos pelo docente com os demais docentes da unidade curricular. Para tal basta seleccionar, na última coluna da tabela, o ícone (salienta-se que o acesso a este nível de detalhe depende das permissões atribuídas a quem está a efectuar a análise).

Página do Estudante

Na página pessoal institucional do estudante aparece unicamente a opção “Inquéritos”, que não se destina a visualizar os resultados do inquérito pedagógico mas a permitir que o estudante possa aceder a quaisquer inquéritos que a instituição tenha activos no SIGARRA e a que o estudante possa responder.

O estudante visualiza os resultados globais do inquérito pedagógico, uma vez terminado o período da respectiva activação, através da página do curso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2009-12-15 I  Página gerada em: 2014-09-19 às 06:47:25