Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
FEUP
Você está em: Início > ESG0024
Autenticação






Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Análise de Projetos de Investimento

Código: ESG0024     Sigla: API

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESG 21 Plano de estudos oficial a partir de 2007/08 2 - 6 56 162

Docência - Horas

Teóricas: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Maria Dulce Soares Lopes 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo desta disciplina é dotar os alunos do conhecimento das metodologias base para a análise da viabilidade económica e financeira de projectos de investimento em condições de certeza e de incerteza.

Pretende-se que no final do curso os alunos estejam aptos a :
1- Fundamentar a tomada de decisões de Investimentos Reais nas empresas.
2- Elaborar um Plano de Negócios



Programa

I - Introdução .
1- Visão global da avaliação de Projectos. Enquadramento da avaliação de Projectos. Conceito de Investimentos Reais. Importância da avaliação. A metodologia básica de avaliação. Tipologia de projectos. Ciclo de vida e Fases de um projecto.
2 - O Plano de Negócios. O que é e para que serve um plano de negócios. Componentes básicas de um plano de negócios. Estrutura tipo.

II . O Dossier de Elaboração e Avaliação de um projecto.
3- Os Estudos de Viabilidade. Análise do background do projecto. Análise de Recursos e de Viabilidade técnica. Análise de Mercado. Análise económico-financeira. Enquadramento juridico. Análise organizacional e humana. Análise politoco, social e ambiental.
4- Os documentos base do estudo económico financeiro. Plano de Investimentos. Plano de Exploração. Plano de Financiamento.

III - Avaliação económica financeira do projecto.

5 - Determinantes e análise dos Cash flows (CF)de um projecto. Noção de cash-flows dos projectos. Principios básicos na medição e estimação dos cash flows. Análise dos CF de exploração. Análise dos CF de investimento. Optica do projecto vs optica do empresário. A estimação dos CF em clima de inflação.

6 - Critérios de decisão. Critérios de decisão sem actualização - o período de recuperação, a taxa de retorno contabilistica. Critérios de decisão com actualização - VAL, TIR, PR actualizado, Indice de rentabilidade, criterio da anuidade. Indicadores macroeconómicos.
7- O custo de capital dos projectos. Custo de capital e taxa de actualização. Porquê e em que condições usar o custo médio ponderado de capital da empresa. Interacção das decisões de investimento e de financiamento. Como estimar o custo das diversas fontes de financiamento

III- A decisão de investir face ao risco.

8- Risco e incerteza na avaliação. Conceitos básicos de risco, componentes de risco, e de incerteza. Os métodos empiricos de tratamento de risco. A teoria da Decisão. Métodos de simulação - análise de sensibilidade, cenários alternativos, análise do ponto morto, simulação de Monte Carlo. Arvores de Decisão. O CAPM na avaliação do risco dos projectos. Breve referência às Opções reais.

Bibliografia Obrigatória

Maria Dulce Soares Lopes; Elaboração e Análise de Projectos de Investimento, Feup Edições, 2011 (Edição prevista até final do ano.)

Bibliografia Complementar

Shapiro, Alan C.; Capital budgeting and investment analysis. ISBN: 0-13-066090-6

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os fundamentos teóricos do curso são apresentados em aulas expositivas, apoiadas por transparências ou datashow. As exposições teóricas serão complementadas por análise de casos e resolução de exercícios, a que se juntará a experiência na análise de investimentos proveniente do trabalho de grupo.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão financeira

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Elaboração e Análise de um Plano de Negócios Trabalho escrito 40,00
Exames Exame 6,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 40
Total: 40,00

Obtenção de frequência

Aplicam-se as normas gerais da avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação basear-se-á num exame final e na elaboração e discussão de um trabalho de grupo, com as seguintes ponderações: Trabalho 40%; ExameFinal 60% (com nota minima de 7 valores). Cálculo da CF:

CF = 0,40 x CT + 0,60 x CEF,; ou 100% CEF, em que:
CF = Classificação final
CEF = Classificação obtida no Exame Final
CT = Classificação obtida no trabalho de grupo (após correção - ver obs 2 abaixo)

Obs
1- Uma CF superior a 18 valores conduz a uma prova extra (oral ou escrita) obrigatória; anão realização desta prova implicará a atribuição de uma CF de 18.
2- Aos alunos com CT que exceda em 4 valores a CEF, será atribuída uma nota de trabalho igual a CEF+4valores; alunos com CT inferior à nota de exame será atribuída uma ponderação de 30% ao trabalho de grupo.
3- Poderá ainda ser atribuída uma majoração (até 2valores) à CF do estudante, em relação ao qual se avalie a classificação decorrente do exame e/ou trabalho, como inferior ao trabalho desenvolvido ao longo das aulas e demais trabalhos propostos para casa. Esta majoração nunca resultará numa Cf superior a 18, para a qual se aplica a Obs1.

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de grupo – Elaboração de um Plano de Negócios

- Grupos de 5/6 alunos a definir no início do curso
- Entrega de 2 relatórios intermédios e um relatório final
- Apresentação do trabalho à turma: cada grupo fará a apresentação oral do seu trabalho e a análise crítica de outro.


Obs_ O Trabalho destina-se apenas a alunos com assuididade à disciplina; alunos com impossibilidade de frequentar as aulas deverão submeter-se a exame final (com ponderação de 100%)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final , com ponderação de 100%, na época destinada a estes alunos.

Melhoria de classificação

Exame final , com ponderação de 100%.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2014-10-21 às 22:28:17