Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Objectivo: Apresentar o electromagnetismo como um modelo unificador dos vários fenómenos electromagnéticos, observados na natureza e utilizados nas tecnologias.
Competências e resultados da aprendizagem:
- Capacidade de resolução de problemas e a familiaridade com as ferramentas e linguagem matemáticas usadas no electromagnetismo e disciplinas subsequentes.
- Intuição física e a capacidade de resolver problemas conceptuais em electromagnetismo.
- Capacidades de trabalho em grupo, disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre, e uma atitude respeitando valores éticos, tais como o respeito mútuo e a honestidade.
Programa
1. A carga e a corrente eléctrica
2. Electrostática: força entre cargas, campo electrostático, potencial electrostático, equações de Maxwell da electrostática, energia electrostática, electrostática dos condutores:
3. Magnetostática: força entre correntes, campo magnético, binário magnético, equações de Maxwell da magnetostática
4. Electrodinâmica: transformações de Lorentz, indução electromagnética, energia magnética, coeficientes de auto-indução e indutância mútua, equações de Maxwell.
5. Electricidade: circuitos DC, resposta transitória de circuitos RC e RL, oscilações em circuitos LC e RLC, circuitos AC.
6. Electromagnetismo na matéria
7. Ondas electromagnéticas
Bibliografia Obrigatória
Moore, Thomas; Six Ideas that shaped physics: unit E: electric and magnetic fields are unified., McGraw Hill, 2005. ISBN: 978-0073540993
Paulo J.V. Garcia; Apontamentos e fichas das aulas teorico-práticas e práticas, 2011
Bibliografia Complementar
Nussenzveig, H. Moysés;
Curso de física básica. ISBN: 85-212-0134-6 (vol. 3)
Paul A. Tipler; Física para cientistas e engenheiros: vol 2 Electricidade e magnetismo, ótica, 2000. ISBN: 85-216-1463-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nesta disciplina não é feita distinção entre aulas teórico-práticas e aulas práticas.
Aulas teórico-práticas/práticas: exposição de conceitos pelo docente, sua ilustração com exemplos de aplicação pelo docente, resolução pelos alunos de problemas propostos sob supervisão do docente, realização de experiências de laboratório, em datas a definir terá lugar a avaliação distribuída, durante 30min. e no início da aula.
Sítio Moodle: disponibilização das apresentações power-point da aulas, recursos multimédia, folhas de exercícios, testes de auto-avaliação, informações gerais sobre a disciplina, resultados da avaliação.
Atendimento aos alunos: acompanhamento personalizado esclarecendo dúvidas sobre a teoria e aplicações.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
50,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
3,00 |
|
2012-12-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo durante a época de aulas |
Estudo autónomo |
74 |
2012-12-14 |
Estudo durante a época de exames |
Estudo autónomo |
35 |
2013-02-08 |
|
Total: |
109,00 |
|
Obtenção de frequência
Obtém frequência todo o aluno regularmente inscrito que:
- Não ultrapasse as seis faltas às aulas teórico-práticas/práticas;
- Obtenha a classificação de 10 (dez) valores na componente distribuída (AD).
A avaliação distribuída AD consistirá em:
- 4 mini-testes (30 min.). Consistem em problemas (retirados de um conjunto de problemas resolvidos anteriormente na aula teórico-prática ou prática -- peso 80%) e em duas perguntas de escolha múltipla (peso 20%).
- teste com formato de exame.
- dois laboratórios em datas predefinidas.
Para o cálculo da nota AD final são incluídos os 3 melhores mini-testes, o melhor laboratório e o teste. A nota AD final é a média dos cinco itens anteriores.
Estão dispensados de frequência os alunos nas condições previstas no número 3 do Art 4º das Normas Gerais de Avaliação.
Alunos sem frequência não se poderão apresentar a qualquer exame, incluindo exame de recurso.
Fórmula de cálculo da classificação final
Se EF >=8 então CF = 0.6 *AD + 0.4 * EF
Se EF<8 então CF = EF
onde CF é a classificação final da avaliação (de 0 a 20 valores), AD a classificação da avaliação distribuída (de 0 e 20 valores) e EF a classificação do exame final (de 0 e 20 valores).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que durante o presente ano lectivo têm estatuto de trabalhador estudante ou militar estão dispensados da frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação.
Os alunos nas condições anteriores que optem por não se submeter à avaliação distribuída do presente ano lectivo ou não queiram usar a nota de frequência do ano anterior estão admitidos a exame final sendo a classificação final a nota do exame final. Neste caso o exame final poderá ter uma componente laboratorial.
Os alunos com estatuto de dirigente associativo não estão dispensados da avaliação distribuída.
Melhoria de classificação
Através de exame de Recurso, a classificação final será calculada do seguinte modo:
CF = MAX (CFN, 0.6 * AD + 0.4 * R, R)
onde CFN é a classificação final na época normal (de 0 a 20 valores), AD a classificação dos minitestes/laboratório (de 0 e 20 valores) e R a classificação no exame de recurso (de 0 a 20 valores).
O exame de recurso poderá ter uma componente laboratorial.
Observações
Horário de atendimento: 4as 08h30-10h00 e 6as 13h30-15h00, gabinete I317.
Os alunos devem dedicar ao estudo da disciplina entre 4 a 6 horas semanais, além da normal frequência às aulas teórico-práticas e práticas.
Alunos que tenham falta justificada na secretaria do DEM/DEMM a quando de uma componente da avaliação distribuída poderão realizar um teste extra.
Qualquer tentativa de fraude durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão ao exame final ou exame de recurso.