Você está em: Início > Notícias > II Congresso da APEGAC e II Conferências em Gestão de Edifícios CEES/FEUP

II Congresso da APEGAC e II Conferências em Gestão de Edifícios CEES/FEUP

1 e 2 dezembro | Lisboa

apegac Realiza-se nos dias 1 e 2 de dezembro, em Lisboa, um evento conjunto que agrega o II Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC), subordinado ao tema "o papel da administração de condomínios na coesão social e na preservação do património edificado", e as II Conferências de Gestão de Edifícios - Manutenção de Condomínios, organizadas pelo Centro de Estudo de Edifícios em Serviço, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Em Portugal, segundo o INE, a população residente em alojamentos caracterizados como condomínios, é superior a 4 milhões de indivíduos, ou seja cerca de 40% da população residente em Portugal. A coesão social representa, as forças que mantém os homens juntos em sociedade e que lhes permite viver num certo consenso e ordem social. O condomínio, perspetivado como amostra de uma sociedade orgânica, que não está assente em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o direito, será um dos objetos de debate neste congresso, no contexto do papel socioeconómico das administrações profissionais de condomínios. Com base nos dados do INE, existem em Portugal cerca de 1.400 empresas que têm registada como atividade principal a "Administração de Condomínios" . Esta atividade tem um potencial de volume de negócios direto e indireto (contratado a terceiros), de cerca de 750 milhões de euros anuais, empregando mais de 50.000 postos de trabalho. A APEGAC, Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios é a única associação setorial que vem, há mais de uma década, desempenhando um papel interventivo, visando a representatividade dos interesses e valores da atividade económica de Gestão e Administração de Condomínios, promovendo a formação profissional; estabelecendo contactos com outras organizações institucionais e participando empenhadamente no processo de regulamentação da atividade. No centro da temática da Gestão de Edifícios - Manutenção de Condomínios - encontra-se a problemática do comportamento dos edifícios em serviço. Na realidade muitos dos atores envolvidos na propriedade e utilização dos edifícios não tem consciência das implicações técnicas que a sua gestão pode acarretar. A prática corrente de deixar aparecer anomalias, esperar pelas consequências e só depois atuar implica encargos muito superiores aos que resultariam da aplicação de um plano consistente de manutenção, atuando preventivamente com encargos menores do que os que resultariam de deixar agravar anomalias. Mas não é esta a prática corrente . Os edifícios em compropriedade (condomínios) enfermam ainda da dificuldade de coordenar vontades dos múltiplos proprietários, que não veem, desde logo, necessidade de aforrar verbas de manutenção, muito superiores às que resultam das despesas evidentes do dia-a-dia. Inscrições em http://cees.us8.list-manage2.com/track/click?u=278014d79134f2418d75375db&id=fd979b874a&e=3c4124655c. Para mais informações, aceder a http://cees.pt/congressoapegac/. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 07:43:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias