Você está em: Início > Notícias > Lipocalibrador da FEUP conquista prata em Genebra

Lipocalibrador da FEUP conquista prata em Genebra

Projeto foi premiado no 40º Salão Internacional de Inventos de Genebra

O "LipoTool", projeto de criação de um sistema inovador baseado no funcionamento de um lipocalibrador para avaliação da percentagem de gordura corporal, recebeu uma medalha de prata no 40º Salão Internacional de Inventos de Genebra. Tiago Andrade (na foto), Técnico Superior do LAETA e que esteve em representação de uma equipa multidisciplinar da UISPA-IDMEC - Pólo FEUP em Genebra, explica que a medalha de prata foi conquistada na categoria "Medicine - Surgery - Orthopaedics Material for the handicapped". O evento, que contou com 789 expositores de 46 países, acolheu 1000 invenções e cerca de 64 mil visitantes. O "LipoTool" foi o único projeto de nacionalidade portuguesa presente no certame. Revolucionar a avaliação da percentagem de gordura corporal, através da utilização de um sistema integrado inovador é o desafio de uma equipa de investigadores da Universidade do Porto, liderada pela professora Teresa Restivo (FEUP), já iniciado em 2008. O protótipo foi bem recebido junto da comunidade médica e científica na altura, especialmente devido às suas características: um instrumento digital portátil que permite a comunicação de dados wireless, em tempo real, com uma aplicação de software que integra uma base de dados. O resultado é uma medição mais rigorosa, rápida e que permite a avaliação imediata de resultados com a capacidade única de registar a resposta de cedência dos tecidos sob compressão. Desenvolvido por uma equipa de professores/investigadores da UISPA-IDMEC - Pólo FEUP pertencentes a duas faculdades da U. Porto - Engenharia e Ciências da Nutrição e Alimentação - e apoiado pela Universidade do Porto, o projeto do LipoTool foi premiado nas suas diferentes fases pela Fresénius Kabi, pelo Nutrition Awards 2010 e pelo FEUP Colheita 75. O sistema é constituído por um dispositivo que permite a leitura de maiores amplitudes estando vocacionado para a avaliação de obesos, apresenta características de desempenho e manipulação muito superiores aos existentes no mercado. Nomeadamente permite a sua utilização por ambidextros e garante boa exatidão no processo de medição, orientação das mandíbulas e a sua aplicação com pressão constante, com capacidade para registar a resposta dinâmica dos tecidos durante o curto intervalo de medição. Está sob pedido de patente. Numa altura em que a Organização Mundial de Saúde declara a obesidade como a doença do século XXI, o LipoTool assume uma especial importância até porque está vocacionado para a área da nutrição e da saúde. Para além do seu uso no desporto espera-se expandir o interesse da sua aplicação em várias outras áreas, em particular na veterinária. Apresentando um grande potencial como sistema de treino é também um sistema promissor para a investigação. Veja aqui mais informações. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-03-19 às 11:52:28 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias