Você está em: Início > Notícias > Faculdade de Engenharia integra funcionalidade "Indoor Maps" da Google

Faculdade de Engenharia integra funcionalidade "Indoor Maps" da Google

FEUP é um dos 49 locais disponíveis em Portugal

A Google acaba de anunciar o lançamento da funcionalidade Indoor Maps em Portugal. A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) é um dos primeiros locais que permite aos utilizadores visualizarem mapas interiores detalhados e pontos de referência no interior e a partir daí obter informação relevante e útil. Nesta primeira fase, a Google contou com a colaboração e o envolvimento de diferentes parceiros locais que permitiram implementar esta funcionalidade a estações de transporte coletivo - metro e comboio - museus, universidades, centros comerciais, palácios, entre outros espaços nacionais. Esta oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a Google foi encarada na FEUP como muito "interessante para a população que utiliza diariamente o campus". Exemplo disso é o caso da "possibilidade de disponibilização de informação das plantas de chão nos terminais móveis, que podem ser úteis para obter informações de direções, em complementaridade com a sinalética", explica Diamantino Freitas, professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da Faculdade de Engenharia. "Além disso, o potencial de utilização por pessoas com deficiência torna-se um complemento à política institucional sobre os recursos de acessibilidade, tendo sido introduzidos planos específicos em consideração à mobilidade reduzida de algumas pessoas". A FEUP acredita no caráter benéfico e prático da utilização deste recurso e está empenhada em colaborar neste tipo de projetos, "que são muito trabalhosos e de aperfeiçoamento contínuo para que o rigor das plantas esteja sempre acautelado e contribua para uma boa experiência por parte dos utilizadores", remata o investigador. De referir que sempre que disponíveis, os mapas interiores, são automaticamente apresentados no telemóvel quando um utilizador faz a ampliação de um local no Google Maps. Além da navegação, eles permitem ainda a identificação de pontos de interesse específicos que poderão ser as lojas e secções presentes num centro comercial, o nº de cada sala em cada edifício da Universidade, passando pelas ATM's disponíveis num determinado local, etc. Sempre que um edifício tiver mais de um piso, o utilizador pode selecionar o andar bastando clicar no número do piso a que pretende aceder. Atualmente estão disponíveis mais de 3 mil milhões de metros quadrados de plantas em todo o mundo. Acessíveis através de qualquer telemóvel (Android e iOS), o Indoor Maps está neste momento disponível em mais de 20 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Canadá, Brasil, Reino Unido, Austrália e agora em Portugal. :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-24 às 02:19:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias