Você está em: Início > Notícias > Investigadores da FEUP distinguidos em Inglaterra

Investigadores da FEUP distinguidos em Inglaterra

Prémio foi entregue no passado dia 17 de outubro, em Londres

aqui Um artigo publicado por investigadores do Laboratório de Vibrações e Monitorização de Estruturas (ViBest) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) foi distinguido com o prémio John Henry Garood King Award. Atribuído pelo Institution of Civil Engineering (ICE), sedeado em Inglaterra, o prémio foi entregue no passado dia 17 de outubro a Álvaro Cunha e Elsa Caetano, professores da FEUP, em cerimónia realizada na sede do instituto inglês em Londres. Intitulado "The Viana Footbridge: Construction and Dynamic Monitoring" o artigo publicado na revista Bridge Engineering - Proceedings of ICE, de que são também co-autores Ricardo Barbosa e Filipe Magalhães, incide sobre a recente construção da ponte pedonal móvel de Viana do Castelo. O artigo descreve todo o processo construtivo da ponte e, em particular, do mastro e do tabuleiro metálico e fundações, levando a uma solução perfeitamente segura e integrada com a marina, o rio, a plataforma dos utilizadores de bicicletas e o percurso pedestre contínuo que atravessa a ponte quando esta está fechada. Os sistemas de luz mecânicos, hidráulicos, elétricos e de navegação desempenham papéis fundamentais, especialmente durante a abertura/encerramento da ponte. O artigo agora premiado descreve também o trabalho de monitorização que o ViBest executou durante alguns meses na ponte pedonal de Viana do Castelo. Atendendo a que se trata de uma ponte suscetível a vibrações devido ao tráfego humano, o artigo descreve também os testes dinâmicos realizados durante e após a construção da ponte, incluindo dois ensaios de vibração ambiental, a medição de forças axiais em tirantes e ensaios com grupos de peões que permitiram avaliar os níveis de vibração induzidos, em andamento normal, corrida e salto rítmico. Álvaro Cunha, professor catedrático da FEUP e diretor do ViBest (na foto) salienta a importância deste prémio para o laboratório: "Trata-se de um prémio atribuído por uma entidade de grande prestígio no panorama da Engenharia Civil europeia, que traduz em particular o reconhecimento internacional da atividade dos investigadores do ViBest no domínio do estudo do comportamento dinâmico de pontes, estimulando-nos cada vez mais a privilegiar o desenvolvimento de trabalhos de qualidade dentro de uma linha estratégica de desenvolvimento coerente". :::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Divulgue os seus eventos e projetos através do e-mail: noticias@fe.up.pt. Saiba mais sobre os nossos serviços no site dos SICC.
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 15:30:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias