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Inscrições no Ano Letivo 2014/2015

28 de agosto a 9 de setembro de 2014

English version - LICENCIATURA - MESTRADOS INTEGRADOS - MESTRADOS INDEPENDENTES - PROGRAMAS DOUTORAIS A inscrição em unidades curriculares é imprescindível para adquirir a qualidade de estudante. A inscrição nas turmas não substitui a inscrição nas unidades curriculares e tem efeito nulo sem esta. A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do boletim de inscrição, ficando automaticamente com o estado a frequentar. A inscrição em unidades curriculares ficará condicionada até ao pagamento de propinas.

Prazos

As inscrições para todos os estudantes decorrerão de 28 de agosto (a partir das 12:00h) a 9 de setembro de 2014 e são realizadas via Web. Para qualquer dúvida/problema poderá dirigir-se à sala D009, de 29 de agosto a 5 de setembro de 2014 das 9h30 às 13h00, ou enviar um e-mail para inscricoes@fe.up.pt indicando o n.º de estudante. As inscrições realizadas fora deste prazo estão sujeitas ao pagamento de um emolumento de prática de atos fora de prazo, de acordo com a Tabela de Emolumentos da UP: - De 10 a 16 de setembro: 22,00¤ - De 17 a 23 de setembro: 55,00¤ O pagamento do emolumento de prática de atos fora poderá ser efetuado através de referências multibanco que podem ser geradas na conta corrente do estudante, ou na Tesouraria da FEUP. Após a regularização do emolumento poderá aceder ao sistema e inscrever-se em unidade curriculares. Os estudantes de Programas Doutorais que se matricularam entre janeiro e junho deverão consultar o seguinte procedimento.

Informações Gerais

1. Se possui condições para usufruir de regalias especiais consulte o Espaço Informativo dos Serviços Académicos, onde constam os prazos estipulados e procedimento para requerer o respetivo estatuto. 2. Os estudantes que realizem exames na época especial de conclusão de ciclo de estudos (setembro) e não obtenham aprovação em alguma dessas unidades curriculares, deverão regularizar a sua inscrição relativa a 2014/15 nos Serviços Académicos, até 10 dias após o lançamento da classificação do último exame (ver condições de acesso a época especial de conclusão). 3. Só poderá inscrever-se em unidades curriculares de um determinado ano curricular, após a inscrição, obrigatória, a todas as unidades curriculares de anos curriculares anteriores (exceto MIEEC onde se aplicam as regras de precedências). 4. Para solicitar creditação de formação realizada ou de experiência profissional obtida no decurso do ano letivo anterior, terá de efetuar o pedido durante o período de inscrições (até 5 de setembro), na sua página pessoal de estudante através da opção "Reconhecimentos" / "Lista de pedidos de reconhecimentos" /"Criar Pedido de reconhecimento". Para mais informação sobre creditação consulte o Espaço Informativo do Estudante. 5. Os estudantes que optem pelo regime: - a tempo integral podem inscrever-se, na Universidade do Porto, no máximo a 75 ECTS no ano letivo, com um máximo de 42 ECTS por semestre (ver Regulamento "Número máximo de créditos a que cada estudante se pode inscrever em cada ano e semestre letivos"). Na FEUP, os estudantes poderão pedir, através de requerimento, a inscrição a unidades curriculares até ao limite de 81 ECTS em duas situações: para conclusão de ciclo de estudos e em inscrição em mais de um ciclo de estudos (não podendo ultrapassar o limite de 75 ECTS no seu ciclo de estudos da FEUP)". - a tempo parcial podem inscrever-se no máximo a 37,5 ECTS no ano letivo (ver Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto) e regras. Excetuam-se do ponto anterior as inscrições em unidades curriculares relativas a dissertação, tese, ou projeto em que o número de ECTS é superior ao limite estipulado no ponto anterior. Atendendo a que não é possível o fracionamento de ECTS, o limite de 37,5 ECTS poderá ser ultrapassado, contando, no entanto, para efeitos de tempo mínimo para entrega de dissertação, tese, ou projeto, o correspondente a duas inscrições em tempo parcial por cada ano curricular. Uma vez que o sistema não permite a inscrição a mais de 37,5 ECTS, deverá inscrever-se a tempo integral e entregar ou enviar por e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt até 9 de Setembro o formulário de Alteração do Regime de Estudos, sendo os Serviços Académicos a garantir a alteração do regime. Durante o período de inscrição (até 9 de setembro) os estudantes podem efetuar a alteração do regime de tempo integral para o regime de tempo parcial, ou vice-versa, de acordo com a informação constante nesta notícia, no ponto 5 do Procedimento de Inscrição. Os trabalhadores-estudantes, poderão requerer a mudança do regime de tempo integral para tempo parcial no início do segundo semestre, respeitando os limites proporcionais estabelecidos no artigo 1.º do Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto. Aos cursos de estudos avançados não é aplicável o Regulamento do Regime de Estudante a Tempo Parcial da Universidade do Porto. 6. Os estudantes de Mestrado Integrado para se inscreverem à Dissertação, no início do ano letivo, terão que dispor de créditos ECTS suficientes para nesse ano letivo se inscreverem à totalidade das unidades curriculares que têm pendentes para concluir o ciclo de estudos. 7. A alteração da inscrição em unidades curriculares (anulação e inscrição) só será possível após o início do ano letivo ou do semestre a que a unidade curricular diga respeito, devendo realizar-se dentro dos seguintes prazos: - Alterações a unidades curriculares do 1º semestre / ano: 10 a 30 de setembro 2014 - Alterações a unidades curriculares do 2º semestre: 16 de fevereiro a 02 de março de 2015 8. Os estudantes de mobilidade OUT não poderão inscrever-se às unidades curriculares da FEUP indicadas no seu compromisso de reconhecimento académico (desta forma o seu nome não constará nas pautas). Note-se no entanto, que se mantém igualmente nestes casos o limite de 75 ECTS por ano letivo e 42 ECTS por semestre. Caso o sistema o obrigue a inscrever em alguma unidade curricular que não pretende, deverá enviar um e-mail para acesso.ingresso@fe.up.pt. 9. Se pretender obter um Cartão de Identificação da Universidade do Porto, emitido pelo Banco Santander Totta, deverá dirigir-se ao balcão desta entidade bancária localizado na Rua Dr. Roberto Frias. 10. Para informações sobre Necessidades Educativas Especiais consulte a página correspondente no sistema de informação. 11. Após realizar a inscrição em ano letivo poderá aceder à declaração multiusos assinada digitalmente, que se encontra disponível na opção "Declaração multiusos" na sua página pessoal de estudante. Caso pretenda efetuar um pedido de certidão deverá aceder à opção "Certificados" na sua página pessoal de estudante. Para mais informações poderá consultar a página da Certificação. 12. Para resolução de problemas relacionados com a sua inscrição é necessário apresentar o boletim de inscrição, pelo que recomendamos que no momento da inscrição, ou de qualquer alteração da mesma, proceda à sua impressão.

Pagamento de propinas

Regulamento de propinas da Universidade do Porto Para mais informação sobre propinas consulte o Espaço Informativo do Estudante. As propinas e o seguro escolar têm de ser liquidadas até 9 de setembro, preferencialmente através de referências multibanco que podem ser geradas através da sua conta corrente**, ou na Tesouraria da FEUP. No caso de pagamentos efetuados a partir do estrangeiro, deverá realizar uma transferência bancária, com as despesas por conta do ordenante, utilizando os dados do documento anexo. Seguidamente deverá enviar o comprovativo da transferência para acesso.ingresso@fe.up.pt, com os seguintes dados: - Nome, morada, país, número de identificação fiscal. No caso de ser candidato a bolsa de estudos no presente ano lectivo, deverá no processo de inscrição selecionar a instituição a que se candidatou. Terá um prazo de 60 dias para apresentar o comprovativo de pedido de bolsa, para tal deverá aceder ao seu percurso académico e do lado direito em Bolsa de Estudo selecionar "Comprovativo de pedido" e fazer o upload do documento digitalizado. A partir desse prazo, caso não tenha comprovado que efetuou o pedido de bolsa, será automaticamente considerado devedor. Caso pretenda uma Fatura em nome de uma empresa, o pagamento da propina terá de ser efetuado na Tesouraria da FEUP, acompanhado dos seguintes elementos (nome, n.º de contribuinte e morada da entidade a emitir a fatura). Os estudantes abrangidos por Situações Especiais de Propinas terão de entregar os documentos previstos, na sala D009, das 9h30 às 13h00, até ao final do prazo de inscrição.

Procedimento de Inscrição - Como efetuar a inscrição on-line

Inscrição 1. O estudante deverá validar-se no SIGARRA com o seu login e password. 2. De seguida deverá aceder ao link "Acesso às inscrições" que se encontra no final desta notícia. 3. O estudante deverá preencher os dados solicitados em cada etapa do formulário de inscrição e após conclusão do processo deverá imprimir o boletim de inscrição, em opções do lado direito da página. Nota: Caso esteja previsto no plano de estudos do seu ciclo de estudos/curso a inscrição em qualquer unidade curricular da Universidade do Porto, terá de selecionar na caixa de opções (lado direito do ecrã) o apontador "incluir unidade curricular", aparecendo todas as unidades curriculares da UP com vagas para inscrição. Depois de incluir a UC pretendida, na proposta de inscrição terá de a selecionar e submeter para efetivar a inscrição. Se o Plano de Estudos contemplar a possibilidade de inscrição em mais de uma unidade curricular da Universidade do Porto, deverá repetir o procedimento. 4. Só após a submissão da inscrição em unidades curriculares terá de efetuar a escolha do plano de pagamento de propinas. 5. Na proposta de inscrição de cada estudante é apresentado um apontador em opções do lado direito da página intitulado "Alterar regime de inscrição", que permite a alteração do regime (não aplicável a Cursos de Estudos Avançados) durante o período em que decorrem as inscrições e as alterações às inscrições. Nota: A alteração do regime após ter efetuado a escolha do plano de pagamento de propinas, será necessário enviar um e-mail para (acesso.ingresso@fe.up.pt), a solicitar o ajuste do plano de pagamento. 6. No final terá uma mensagem que o reencaminhará para a sua conta corrente onde poderá gerar as referências multibanco**. ** Procedimento de geração de Referência Multibanco Referência Multibanco 1. Clicar na imagem associada à prestação que pretende efetuar o pagamento. 2. Confirmar os dados apresentados e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada. 3. Clicando em "voltar à conta corrente" irá novamente encontrar a referência gerada. 4. Deverá repetir aos passos anteriores para cada um dos valores a pagar (propina e seguro escolar). 5. Caso pretenda realizar o pagamento da totalidade da propina deverá selecionar todas as prestações e clicar em "Atribuir", ficando automaticamente com a referência associada.

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