Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
iUP25k
Hoje é domingoBandeira a meia haste - A FEUP encontra-se de luto
Você está em: Início > Joaquim Luís Faria
Autenticação






Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Joaquim Luís Faria

Fotografia de Joaquim Luís Bernardes Martins de Faria
Nome: Joaquim Luís Bernardes Martins de Faria
Sigla: JDF
Código: 211768
Estado: Ativo
Email Institucional: jlfaria@fe.up.pt
Telefone: 22 508 1645
Voip: 3683
Salas: E315

Funções

Categoria: Professor Associado
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Engenharia Química

Cargos

Cargo Data de Início
Membro do Conselho de Departamento Departamento de Engenharia Química 2014-11-27
Membro da Comissão Cientifica Mestrado Integrado em Engenharia Química 2012-09-17

Apresentação Pessoal

Doutorou-se em 1993 (Química Física Orgânica) pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa, Portugal), sob a orientação do Prof. Manuel J. E. Prieto e do Prof. S. Steenken com base nos trabalhos realizados no Instituto Max-Planck para a Química de Radiação (Mülheim an der Ruhr, Alemanha). Integrou o LCM - Laboratório de Catálise e Materiais (Universidade do Porto) em 1994, onde fundou uma linha de pesquisa em fotocatálise heterogénea.

À data publicou cerca de 100 artigos em revistas internacionais e mais de 190 comunicações em congressos e simpósios internacionais. É autor e co-autor de capítulos de livros, editor convidado de vários publicações internacionais e revisor de várias revistas científicas periódicas, bem como de outras publicações não periódicas. Recentemente tem produzido publicações, realizado palestras e demonstrações em química para público jovem e adolescente.

Actualmente é Professor Associado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Membro do Conselho do Departamento de Engenharia Química da mesma Faculdade, membro do Comissão Científico do Mestrado em Engenharia Química e membro do Conselho Científico da Laboratório Associado LSRE / LCM.

De 2010 a 2012 actuou como secretário-geral da Sociedade Portuguesa de Química.

Foi eleito membro associado da Divisão I da IUPAC - Divisão de Química Física e Biofísica para biénio 2014-2015.

Os seus interesses de investigação estão centrados em catálise e reacções catalisadas, com a activação térmica e fotónica, para aplicações ambientais, de energia e de síntese química fina.

Em 2005, recebeu o Prémio Científico da Associação de Portuguesa de Estudantes de Doutoramento em França (APDF) "Celestino da Costa / Jean Perrin".


Recomendar Página Voltar ao Topo