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Programa Doutoral em Sistemas de Transportes

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
 

Acreditação pela A3ES

O ciclo de estudo encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Mais informação pode ser encontrada nos relatórios produzidos pela A3ES.

Objetivos

O PDST cobre todos os principais tópicos em transportes, desde as políticas de transportes e o planeamento de sistemas, até ao projeto e manutenção de infra-estruturas, nos diversos níveis espaciais (de internacional a local) e para os diferentes modos (aéreo, ferroviário, rodoviário, etc.). O programa tem uma duração estimada de 3 a 5 anos, sendo que, no primeiro ano, os estudantes recebem formação avançada em temas fundamentais nos sistemas de transporte, ao mesmo tempo que preparam um projeto de tese. No tempo restante, desenvolvem a sua tese de doutoramento em linha com o projeto de tese apresentado e discutido publicamente.

Após a conclusão do PDST, os estudantes deverão ter adquirido os conhecimentos e as competências de que necessitam para uma carreira universitária em transportes, incluindo ensino e investigação, ou para uma carreira profissional a nível de direção, tanto no setor público como no setor privado.

Desde 2007/2008, nas três escolas, um total de 176 alunos foram envolvidos na PDST ou nos programas que o precederam, com 47 de 23 nacionalidades estrangeiras diferentes. Em média, houve anualmente 56 candidatos ao programa, sendo em média admitidos 16. Até agora, nas três escolas, mais de 60 estudantes concluíram o programa e obtiveram o grau de doutor.


Áreas de Especialização

O PDST tem uma duração total mínima de 3 anos, mas normalmente leva 4 anos para ser concluído (para estudantes a tempo inteiro). No primeiro ano, os alunos fazem o chamado Curso de Doutoramento. Os anos restantes são dedicados à preparação da tese de doutoramento.

O Curso de Doutoramento tem 5 unidades curriculares de ensino e a preparação de um projeto de tese em Sistemas de Transportes. Uma das unidades curriculares, Metodologias de Investigação, é obrigatória e as outras 4 são opcionais. Pelo menos duas das unidades opcionais devem ser selecionadas entre as listadas abaixo. Além destas unidades curriculares, os alunos do PDST poderão frequentar, a partir do ano letivo de 2016/2017, uma nova unidade curricular em Transportes Inovação e Empreendedorismo.

As unidades curriculares listados abaixo são ministradas em inglês, com sessões numa das escolas do programa, transmitidas para as outras escolas por videoconferência.

Unidades Curriculares do PDST:
Risco e Tomada de Decisões; Gestão do Tráfego Rodoviário; Modelação da Procura de Transportes; Otimização de Infraestruturas e Operações em Transportes; Modelos de Negócios e Contratos; Engenharia de Infraestruturas Rodoviárias e Aeroportuárias; Projeto e Manutenção de Infraestruturas Ferroviárias; Simulação do Uso do Solo e Sistemas de Transportes; Políticas de Transporte e Instituições.


Informações

CANDIDATURAS E REQUISITOS DE ADMISSÃO

O principal canal de candidatura ao PDST é a 1ª chamada do Programa MIT Portugal (MPP). Esta chamada vai de finais de janeiro a meados de abril. Apenas os candidatos a esta chamada se qualificam para as bolsas concedidas pelas PDST (ver abaixo). Os outros canais possíveis são a 2ª chamada do MPP, que vai de meados de abril até meados de julho, e as chamadas feitas de forma independente pela FEUP.

Os candidatos de fora da União Europeia são fortemente aconselhados a candidatar-se na 1ª chamada do MPP, para poderem completar os seus processos de vistos a tempo de chegar a Portugal antes do início do ano lectivo (em Setembro).

O website para candidaturas do MPP é: http://www.mitportugal.org/application/applying.html

A fim de ser admitido no PDST, os candidatos são obrigados a possuir uma licenciatura pré-Bolonha (normalmente correspondente a 5 anos de estudos superiores) ou um mestrado pós-Bolonha (segundo ciclo do ensino superior) em Engenharia, Gestão, Economia, Matemática, Geografia, Sistemas de Informação ou áreas afins.

Podem também ser admitidos ao programa os titulares de qualificações científicas, académicas ou profissionais ou currículo que o Comité Científico considere demonstrar a capacidade dos candidatos para frequentarem, com sucesso, o PDST.

 

OPORTUNIDADES DE BOLSAS

Para as 3 universidades em conjunto, o PDST oferece bolsas de estudo anuais para os 10 candidatos melhor posicionados na 1ª chamada do MPP (e que solicitaram explicitamente esse tipo de apoio). Estas bolsas incluem propinas, uma mensalidade de 980 euros, e apoio para uma possível estadia no MIT por um período de até dois semestres.

Além disso, para o ano de 2016/2017, o PDST na FEUP vai abrir, oportunamente, 2 bolsas de estudos adicionais.

Além das bolsas de estudo PDST, existem várias outras bolsas de estudo às quais os estudantes podem concorrer. É nomeadamente o caso das bolsas de doutoramento regulares FCT, abertas apenas a residentes em Portugal, e, no caso de candidatos estrangeiros, as bolsas de doutoramento atribuídas pelos seus países (tais como as bolsas brasileiras "Ciência sem Fronteiras").

Mais informações sobre as bolsas da FCT podem encontrar-se em: http://www.fct.pt/apoios/bolsas/concursos/index.phtml.en

 


Contactos

Diretor do PDST

Jorge Pinho de Sousa

jsousa@fe.up.pt

 

Apoio secretariado

Isabel Ribeiro

isabel@fe.up.pt

 

Dados Gerais

Código Oficial: 5799
Diretor: Jorge Pinho de Sousa
Sigla: PDST
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2010/2011
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Doutoramento em Sistemas de Transportes (180 Créditos ECTS)
  • Curso de Doutoramento em Sistemas de Transportes (60 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

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