Saltar para:
Logótipo
This page in english Ajuda Autenticar-se
orquestra
Bandeira a meia haste - A FEUP encontra-se de luto
Você está em: Início > Cursos/CE > MM
Autenticação






Mapa das Instalações
Edifício A (Administração) Edifício B (Aulas) - Bloco I Edifício B (Aulas) - Bloco II Edifício B (Aulas) - Bloco III Edifício B (Aulas) - Bloco IV Edifício C (Biblioteca) Edifício D (CICA) Edifício E (Química) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício F (Minas e Metalurgia) Edifício G (Civil) Edifício H (Civil) Edifício I (Electrotecnia) Edifício J (Electrotecnia) Edifício K (Pavilhão FCNAUP) Edifício L (Mecânica) Edifício M (Mecânica) Edifício N (Garagem) Edifício O (Cafetaria) Edifício P (Cantina) Edifício Q (Central de Gases) Edifício R (Laboratório de Engenharia do Ambiente) Edifício S (INESC) Edifício T (Torre do INEGI) Edifício U (Nave do INEGI) Edifício X (Associação de Estudantes)

Cursos

Mestrado em Multimédia

O Mestrado em Multimédia está direcionado para a formação de um conjunto de profissionais que aliam uma elevada capacidade criativa com uma forte base tecnológica para resolver os desafios que se deparam às empresas num mercado global cada vez mais competitivo.


Visa alcançar os seguintes objetivos:

  • Proporcionar formação científica e tecnológica de base sólida, fundamental como suporte a uma prática profissional de excelência nas áreas científicas das Ciências da Comunicação, das Artes Visuais, da Economia e Gestão, da Tecnologia da Comunicação, da Educação e da Tecnologia Musical.
  • Proporcionar formação profissional sólida que permita a conceção, projeto e realização de produtos, processos e serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia, dando a possibilidade de especialização desta formação em quatro áreas principais: Tecnologias, Cultura e Artes, Educação, Música Interativa e Design de Som.
  • Fomentar o desenvolvimento de competências não-técnicas, como o desenvolvimento das capacidades e atitudes criativa, crítica, trabalho em equipa e liderança.
  • Fomentar a aquisição do espírito empreendedor e de iniciativa, avaliação de riscos e aproveitamento de oportunidades de forma criativa.


Este Mestrado é promovido pelas cinco Faculdades e organizado segundo os princípios expressos dos Acordos do Processo de Bolonha e tendo em consideração quer os objetivos globais quer as alterações pedagógicas dele decorrentes. Cria ofertas de formação específica para uma base alargada de captação, oferecendo quatro perfis de especialização para a aquisição das seguintes competências:

  • Cultura e Artes: Capacidade de compreender as articulações dos media contemporâneos, das tecnologias da informação e do design para a produção cultural e artística, reconhecendo espaços de oportunidade para o desenvolvimento de novas práticas, metodologias ou media.
  • Educação: Capacidade para a compreensão das tecnologias da informação e do design para a produção de materiais multimédia para aplicação em contextos educativos e na utilização de meios avançados de comunicação para a dinamização de comunidades de aprendizagem.
  • Música Interativa e Design de Som: Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de sistemas musicais interactivos, incluindo desenho, criação, e operação destes sistemas em vários contextos de aplicação, incluindo (mas não limitado a) jogos, instalações interativas, e outras aplicações. Capacidade de desenvolver trabalho avançado na área de design de som para cinema, ou outros suportes audiovisuais, e jogos digitais.
  • Tecnologias: Capacidade de projetar e implementar sistemas e aplicações multimédia e de inovar na conceção de novos produtos com base em tecnologias emergentes.

Este mestrado tem por objetivo criar competências nos novos media, potenciando quer a cultura assimilada por cada aluno, no seu primeiro ciclo, quer a partilha de culturas distintas entre os elementos de equipas de trabalho, constituídas no âmbito de disciplinas e de workshops.
A prossecução por um mestrado com a configuração apresentada também se revela a mais adequada no que toca à realização de dissertações e de investigação multidisciplinares e interdisciplinares, dada a existência de um corpo docente composto por elementos das cinco faculdades.


Destinatários
Titulares de Licenciatura ou equivalente (nacional ou estrangeira), ou detentores de currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a frequência deste ciclo de estudos


Critérios de Seriação
A seriação dos candidatos é feita através de análise curricular e por entrevista (se necessário).
A análise curricular é classificada através dos seguintes parâmetros:

  • Média de licenciatura ou de habilitação académica equivalente, ou avaliação de currículo escolar, científico ou profissional no caso de não possuir um diploma de 1º ciclo com média final (30%)
  • Percurso profissional (20%)
  • Proposta de projeto a desenvolver no Mestrado (50%)

Neste último tópico, o estudante deverá propor um projeto que pretenda desenvolver na sua dissertação de mestrado. Deve apresentar de forma sucinta (max. 5 páginas) um enquadramento e motivação para este trabalho, um conjunto de objetivos e uma breve descrição de como tenciona desenvolver esse projeto e de quais as aptidões que possui e que pretende adquirir neste curso, no âmbito deste projeto.

Saídas Profissionais
O Mestrado em Multimédia proporciona um conjunto alargado de saídas profissionais relacionadas com os Media Digitais onde se procure uma formação profissional sólida para a conceção, projeto e realização de produtos, processos ou serviços, tendo como base a Tecnologia Multimédia.
Em particular este mestrado abre portas para carreiras em áreas emergentes como:

  • Transmedia storytelling
  • User experience design
  • Interactive media
  • Digital (Serious) games
  • Virtual and Augmented reality
  • Mobile and ubiquitous Computing


O Mestrado em Multimédia tem como continuação lógica, no âmbito de um 3º ciclo, o Programa Doutoral em Média Digitais.

Propinas:  999¤
Numerus Clausus: 60 (50 vagas para o 1.º ano e 10 vagas para o 2.º ano)


Testemunho de uma estudante
"Enquanto ex-aluna do Mestrado Multimédia posso confirmar o excelente leque de opções em termos das disciplinas que o compõem, o que facilita a busca por uma especialização numa determinada área da Multimédia (nas variantes de Educação, Tecnologias, Cultura e Artes e Música Interativa e Design de som). Por outro lado, nas disciplinas mais práticas, a criação de grupos de trabalho multidisciplinares tornam-se uma mais-valia, quer para a concretização de projetos que conseguem facilmente aliar as diferentes competências de cada elemento do grupo, como para a formação dos alunos que entendem dessa forma melhor, a importância relacionada com cada componente da Multimédia. Em termos pessoais, tendo optado pela especialização em Educação, saliento a boa integração entre as disciplinas ditas ‘obrigatórias’ e os conteúdos das disciplinas específicas deste ramo. A atualização dos conteúdos, que para mim é algo bastante importante quando falamos de formação superior, é no Mestrado Multimédia uma garantia."
(Parada, 2012)

Contactos
Secretariado do Mestrado em Multimédia:
mmult@fe.up.pt
+351 225082134
Dias úteis - 09:30 - 12:00 / 14:00 - 16:30


Informações

 As aulas iniciam-se na semana de 16 de setembro de 2013.


Dados Gerais

Código Oficial: 6197
Diretor: António Coelho
Diretor Adjunto: Rui Rodrigues
Sigla: MM
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado
Início: 2007/2008
Duração: 2 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Mestrado em Multimédia - Tecnologias (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Música Interactiva e Design de Som (120 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Multimédia - Educação (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Educação (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Tecnologias (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Cultura e Artes (72 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Multimédia - Música Interativa e Design de Som (72 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2014 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-11-19 I  Página gerada em: 2014-04-24 às 22:18:06